Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, recentemente montei um pc, tanto para trabalho quanto para jogos, e percebi que só de ligar o computador sem fazer nada bate fácil 60~70ºC, e em jogos como Assassins Creed ValHalla chega a pegar 95ºC, falei com algumas pessoas e me falaram que não é normal, comprei um water cooler e um kit de fans para melhorar o air flow do gabinete e resfriamento do processador e estou esperando chegar, alguém pode me ajudar com alguma sugestão para baixar essa temperatura sem perder desempenho?

Não fiz overclock de processador, apenas das memórias por serem 3200mhz e de fábrica a placa-mãe só reconhecer 2400mhz.

Essa é a configuração do PC:

Processador - r5 5600

placa-mãe- ASUS B550M -A

DDR4 - 2x16 3200 MHz

Placa de Vídeo - ASUS Dual mini 3060 Ti

NVMe - 1T

Fonte 850w - XPG core reactor

Gabinete - APUS da Pichau

Não estou em casa agora para mandar prints, mas colocarei assim que possível.

Postado

Então amigo, comprei uma pasta térmica e fiz a troca da pasta chegou a cair uns 3º de temperatura, mas contia a mesma coisa, não acredito que seja o cooler

Postado

Controle a tensão manualmente. Se você não fez isso, a placa-mãe tem licença executiva para cozinhar seu processador, se ela assim quiser.

Dito isso, é mais provável que o cooler esteja mal encaixado mesmo. Sim, eu vi que você trocou a pasta térmica; continua não mudando a opinião de que você só montou errado (de novo).

• Curtir 1
Postado

@Andre Lufego o wc está na posição correta? as fans estão fazendo o airflow corretamente? puxando o ar frio pela frente e expelido o ar quente pela parte superior e traseira do case? o bloco do wc está corretamente montado (sim, estou insistindo na mesma coisa que a galera tá falando porque parece ser o mais provavel)? vou deixar alguns vídeos para consulta

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Andre Lufego ah sim. achei que já tivesse instalado (bom, os vídeos ficam como consulta na hora de instalar. caso precise).

procura na sua placa-mãe uma seção (ou subção) chamada cpufan (ou algo parecido que remete ao cooler do processador) e veja em qual opção ele tá setado. pelo seu relato, apostaria as minhas fichas que ele está no modo silence/silencioso. nesse modo, a placa-mãe não deixa o cooler aumentar muito a rotação do mesmo para que não cause muito ruído (o que de certa forma é bom). mas em contrapartida, ela deixa a temperatura do processador ir as loucuras. o correto seria você mudar para no mínimo para o modo performance/turbo/máximo (ou algo do tipo) e testar

tirei uma foto da minha BIOS como exemplo:

image.thumb.png.d6bd868dace2699c659c0f9b8839a27f.png

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, Imakuni disse:

Controle a tensão manualmente. Se você não fez isso, a placa-mãe tem licença executiva para cozinhar seu processador, se ela assim quiser.

Dito isso, é mais provável que o cooler esteja mal encaixado mesmo. Sim, eu vi que você trocou a pasta térmica; continua não mudando a opinião de que você só montou errado (de novo).

Undervolt?

Postado
7 horas atrás, Andre Lufego disse:

Bom dia amigos, recentemente montei um pc, tanto para trabalho quanto para jogos, e percebi que só de ligar o computador sem fazer nada bate fácil 60~70ºC, e em jogos como Assassins Creed ValHalla chega a pegar 95ºC, falei com algumas pessoas e me falaram que não é normal, comprei um water cooler e um kit de fans para melhorar o air flow do gabinete e resfriamento do processador e estou esperando chegar, alguém pode me ajudar com alguma sugestão para baixar essa temperatura sem perder desempenho?

Não fiz overclock de processador, apenas das memórias por serem 3200mhz e de fábrica a placa-mãe só reconhecer 2400mhz.

Essa é a configuração do PC:

Processador - r5 5600

placa-mãe- ASUS B550M -A

DDR4 - 2x16 3200 MHz

Placa de Vídeo - ASUS Dual mini 3060 Ti

NVMe - 1T

Fonte 850w - XPG core reactor

Gabinete - APUS da Pichau

Anexei imagens do computador apenas ligado e estressado pelo furmark.

O cooler box está instalado da forma correta e funcionando, mas pelo visto não está dando conta.

7 horas atrás, Andre Lufego disse:

Computador ligado sem nada aberto.png

HWMonitor estressando o processador com furmark.png

Postado
36 minutos atrás, extremedll disse:

@Andre Lufego deu certo?

Então, diminui a tensão, deu uma boa baixada, agora está por volta dos 85 graus, abri a tampa lateral também, até chegar o wc e as fans vou ficar usando o pc assim, obrigado pela sugestão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...