Ir ao conteúdo

Meu PC desliga sozinho em situações estressantes

Ir à solução Resolvido por vinicius738,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, formatei ontem o PC pois estou testando uma nova ISO: Windows 10 Enterprise LTSC Evaluation, que é pra ser para empresas, mas vi que muitos usuários comuns usam porque não vem com aquele monte de tralha que o Windows 10 "convencional" trás.
Meu PC não precisa desse S.O mais leve, porém estou testando porque de vez em quando pego algumas máquinas pra formatar, e o cliente quer porque quer o Windows 10 mesmo ficando uma lesma, então seria uma excelente alternativa. Mas sempre que tô fazendo algo que pese para o = PROCESSADOR, o PC desliga. Mas não subitamente, aparece a tela toda azul: Desligando... como se estivesse desligando normalmente só que sem meu consentimento, o que diz o visualizador de eventos:

Citação

Recursos de gerenciamento do consumo de energia em desempenho no processador 7 no grupo 0 estão desabilitados devido a um problema de firmware. Verifique com o fabricante do computador se há um firmware atualizado.

A única coisa que tentei fazer foi instalar driver de chipset, sem êxito, e depois tentei desativar o Global C-State Control na BIOS, que é para economizar energia do processador. Estava ativado, até agora não desligou mas só faz uns 10 minutos que liguei.
Alguma sugestão?

Tenho certeza que não é hardware, porque foi só depois de formatar, então é alguma config e se possível gostaria que alguém tentasse me ajudar a descobrir 

Postado
32 minutos atrás, vinicius738 disse:

Ryzen 5 1400
16gb ram 2667 DDR4
cx550w
rx 5700 xt
b450 aorus m
SSD 500gb  +  SSD 128gb  +  HD 500gb

Sua configuração usa 400W então somente poderá ser da fonte se em algum momento ela não estiver conseguindo chegar nos seus 550W

Postado
20 minutos atrás, Lord258 disse:

Sua configuração usa 400W então somente poderá ser da fonte se em algum momento ela não estiver conseguindo chegar nos seus 550W

Eu entendo seu ponto, mas não é a fonte, uma vez já criei um tópico que meu PC estava desligando mas era o clock da memória RAM que tava muito alto
A AMD recomenda uma fonte de 600W pra minha config, mas tem um tópico nesse fórum dizendo que eles sempre "exageram" e explicam o porquê
Limitei minha GPU pra gastar 140W, o consumo total desse PC não bate 250W direito, nem chega perto de 300, mas vamos dizer que chegue, não é a fonte... Até porque como informei o PC não desliga subitamente, aparece a tela Desligando... do windows, como se eu tivesse pedido para desligar, só que sem eu pedir, era como se o Kernel estivesse mandando desligar a máquina, e o motivo que ele dá no visualizador de eventos é o que citei lá em cima. Então tem a ver com CPU.

Para descargo de consciência, formatei novamente vai que fiz algo errado, vou rodar o IntelBurn estressando o processador e posto resultados. Vou deixar uma hora, se passar entendo que não é o processador, esse programa aí é bem pesado, geralmente quando o processador aguenta uns 15min já é sinal que não está instável.

Grato. Jaja posto resultados

Postado
55 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@vinicius738 Monitora as temperaturas.

@vinicius738 https://www.coolermaster.com/br/pt-br/calculadora-potencia/

nesse site sua config bateu 411w, considerando a eficiência de sua fonte...

Não to dizendo que é ela, to defendendo você ok ? kkk

A princípio não é fonte.

Dps de 1h de teste, tudo ok, 1h e 2 minutos ele desliga, já tinha percebido antes, é esse tempo certinho, uma hora e dois minutos. Como se tivesse alguma tarefa agendada pra desligar o Windows.
Já procurei aqui no Agendador de Tarefas, a única minimamente suspeita que achei foi image.png.4e84cbf48071fbaa85858f8f4e96589b.png desativei a tarefa, estou esperando as 1h e 2min pra ver se desliga...

• Solução
Postado

Não to acreditando ainda, era só o windows que não tava ativado e nessa versão fica desligando a cada 1h se não estiver ativado kkkkkkkkkk

Nada a ver com hardware, mexi em tensão de processador achando q era isso, mas obrigado mesmo assim

@Lord258 @Arthur Arnemann

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...