Ir ao conteúdo

Windows não da Boot ao ativar o Hyper-V

Ir à solução Resolvido por Junior47,

Posts recomendados

Postado

Utilizo o Docker pois necessito em alguns projetos de desenvolvimento e também porquê facilita muito o meu trabalho.
Há algum tempo eu venho tendo esse problema com o Windows não iniciar após ativar o Hyper-V nos recursos do Windows, procurei um pouco sobre esse problema na gringa e as opções eram desativar o hyper-V (o que é inviável pois preciso dele)

ou formatar o pc. A opção de formatar o pc não funciona pra mim, pois mesmo formatando varias vezes o continua tendo o mesmo problema, o que me diz que o motivo pode ser alguma configuração na BIOS, mas já procurei de tudo e não cheguei a lugar algum.

Alguém tem alguma ideia sobre o que pode estar acontecendo?

Minha configuração:
placa-mãe: GA-A320M-S2H
Processador: Ryzen 3 3200g
memória RAM: XPG 1x8GB
Fonte: não sei no momento, mas não creio ser importante
1 SSD NVMe (Onde está o sistema) e 2 SSD Sata
Placa de vídeo: onboard Vega 8

print.PNG

Postado

@Junior47 , olá amigo

Poderia informar quantas máquinas no hyper-V é criada?

Você testou com virtualbox ou VMWare workstation se acontece o mesmo?

Verifica essas opção está ligada na sua BIOS da placa-mãe.

image.png.01a9423b3e957ec289176b1fb51bcc10.png

Depois:

image.png.78ccdac01856e9a8c2e7c4ee92332612.png

Deve estar Habilitado - SVM mode.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
12 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@Junior47 , olá amigo

Poderia informar quantas máquinas no hyper-V é criada?

Você testou com virtualbox ou VMWare workstation se acontece o mesmo?

Verifica essas opção está ligada na sua BIOS da placa-mãe.

image.png.01a9423b3e957ec289176b1fb51bcc10.png

Depois:

image.png.78ccdac01856e9a8c2e7c4ee92332612.png

Deve estar Habilitado - SVM mode.

Boa noite, depois de tanto procurar eu achei o problema que era algo bem simples até.

Comecei a procurar alguns posts em inglês mesmos, pois em PT vi poucos parecidos, e testei as seguintes coisas e uma deu certo:

- Desativar o Secure Boot | Essa funcionava por partes no meu windows antigo, mas como eu usava o 11, acabava que muitas configurações da BIOS não eram aplicadas.
- Desativar/Desinstalar qualquer programa ou serviço que esteja atrelado ao Hyper-V ou dependa dele e tirar o mesmo da inicialização do windows.
- Modificar o UMA Frame Buffer Size (quantidade de memória dedicada) para Auto (essa foi a que funcionou pra mim)

Fiquei o dia todo hoje pesquisando e decidi perguntar no fórum, obrigado pelo seu tempo em me responder, amigo!!
mandei essas soluções aí caso resolva pra alguém que for ler o post também.

• Curtir 1
Postado

@Junior47 , pelo que entendi.

Você estava com problemas de falta de memória para rodar Windows e máquinas virtuais. Já que você reduzir o compartilhamento de "UMA Frame Buffer Size" da placa de vídeo. Foi isso na terceira parte né 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@Junior47 , pelo que entendi.

Você estava com problemas de falta de memória para rodar Windows e máquinas virtuais. Já que você reduzir o compartilhamento de "UMA Frame Buffer Size" da placa de vídeo. Foi isso na terceira parte né 

Acredito que sim, foi o que pensei ao ver que resolveu, como a memória alocada estava bem baixa, ele acabava por travar os serviços do hyper-v resultando em um loop de reparos do windows.
Agora a memória está alocando 2gb, mas até onde eu pesquisei não é algo que atrapalharia o desempenho do meu pc (espero que seja verdade).

Postado

@Junior47 , Eu recomendaria colocar mais um pente de memória 8gb RAM. Para você poder trabalhar mais tranquilo com as Máquinas virtuais até poder aumentar as memórias compartilhadas nas VM.

Não sei que tipo aplicação está usando. é sempre bom ter um pouco sobrando para picos.

Postado
1 minuto atrás, Kaze_jp disse:

@Junior47 , Eu recomendaria colocar mais um pente de memória 8gb RAM. Para você poder trabalhar mais tranquilo com as Máquinas virtuais até poder aumentar as memórias compartilhadas nas VM.

Não sei que tipo aplicação está usando. é sempre bom ter um pouco sobrando para picos.

O que utilizo é o docker, ele é um virtualizador que cria containers para executar programas, programas e até sistemas. Não é algo que demanda bastante da máquina do utilizador, mas colocar um pente de 8gb é um plano pro futuro e ajuda demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!