Ir ao conteúdo

Recomendação de Gabinete bom e bonito de até R$300

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, selecionei alguns gabinetes para comprar mas estou em dúvida sobre qual é a melhor opção. Tenho um orçamento de 300 reais para um gabinete. Por isso a preferência em gabinetes com fans inclusas. Estarei deixando abaixo os links com as opções selecionadas e gostaria da ajuda de vocês para fazer a melhor escolha. Aceito mais de uma opção, e aceito opções fora da lista selecionada desde que venha com fans.

1- https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dk352-mesh-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-fans-preto-dk352-mesh-4f

2- https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-kazan-2-RGB-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-ventoinhas-preto-pg-kzn2-rgb01

3- https://www.kabum.com.br/produto/160050/gabinete-gamer-mid-tower-cruiser-RGB-fortrek-preto

4- https://www.terabyteshop.com.br/produto/23232/gabinete-gamer-galax-revolution-05-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-com-4-fans-cgg5anba4b0

5- https://www.terabyteshop.com.br/produto/24840/gabinete-gamer-superframe-wind-mid-tower-vidro-temperado-m-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

6- https://www.terabyteshop.com.br/produto/18715/gabinete-gamer-montech-air-100-argb-mini-tower-vidro-temperado-black-micro-atx

7- https://www.terabyteshop.com.br/produto/23908/gabinete-gamer-superframe-venon-RGB-mid-tower-vidro-temperado-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

Minha configuração atual:

ASUS Tuf Gaming B550m plus(mATX)

Ryzen 7 5700G

memória RAM Corsair Vengeance 3600mhz 2x16GB DDR4

Fonte XPG Core Reactor 850w 80 plus gold

2Hd 3.5"

1 SSD 2.5"

OBS: não sei usar muito o fórum aqui, peço perdão por qualquer erro cometido.

Postado

O melhor gabinete que vem com fans nesta faixa de preço é o:

Montech Air 903 Base - R$ 319,00

Tem espaço para qualquer VGA, igual ao Venon.

O diferencial do Air 903 são os fans de 140mm  fans incluídos, que são PWM (controle de RPM em função da temperatura do CPU), com CFM 84.4, pressão 2.4 mmH2O, que são eficientes.

Os outros ou não informam as especificações dos fans, ou são fans fracos, o que informa e o fan é menos pior é o SuperFrame Wind, que tem um design agradável e o vidro lateral é tipo porta, mais seguro para manusear.

• 1200+-10% RPM  ( rotação fixa, logo ruído fixo). O ideal é PWM.
  • Fluxo de ar: 42 CFM <<< O ideal seria acima de 60
  • Pressão estática: 1.5 mm H2O  <<< desejável acima de 2.0

Um detalhe que deve prestar atenção no gabinete é o suporte para placa de vídeo, exemplo do Wind:

• Comprimento Máximo da VGA: 315mm

O novo Aigo Darkflash DK352 - R$ 209,90 é mais interessante que o DK352.

Vem com 4 fans mas não informam a especificações.

O suporte para VGA é 340mm.

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

O melhor gabinete que vem com fans nesta faixa de preço é o:

Montech Air 903 Base - R$ 319,00

Tem espaço para qualquer VGA, igual ao Venon.

O diferencial do Air 903 são os fans de 140mm  fans incluídos, que são PWM (controle de RPM em função da temperatura do CPU), com CFM 84.4, pressão 2.4 mmH2O, que são eficientes.

Os outros ou não informam as especificações dos fans, ou são fans fracos, o que informa e o fan é menos pior é o SuperFrame Wind, que tem um design agradável e o vidro lateral é tipo porta, mais seguro para manusear.

• 1200+-10% RPM  ( rotação fixa, logo ruído fixo). O ideal é PWM.
  • Fluxo de ar: 42 CFM <<< O ideal seria acima de 60
  • Pressão estática: 1.5 mm H2O  <<< desejável acima de 2.0

Um detalhe que deve prestar atenção no gabinete é o suporte para placa de vídeo, exemplo do Wind:

• Comprimento Máximo da VGA: 315mm

O novo Aigo Darkflash DK352 - R$ 209,90 é mais interessante que o DK352.

Vem com 4 fans mas não informam a especificações.

O suporte para VGA é 340mm.

Eu realmente me interessei muito pelo Montech Air 903 Base, baita recomendação você me deu. Gabinete com incríveis especificações. Problema é que pro meu lugar cobra frete de 50 reais(total ficaria 370). Fiquei muito no meu limite. Ja havia aumentado o orçamento de 300 para 350. E por conta de 20 reais não vou conseguir pegar esse 😞

Em relação ao Aigo Darkflash eu já desencantei dele por não oferecer suporte a WC na parte superior, eles dizem que tem suporte, mas só tem 3cm mais ou menos de expessura no gabinete. E os WC sao em média 5cm de expessura. 

Ja o SuperFrame Wind descartei pelo tamanho em relação ao preço(talvez eu esteja sendo injusto).

Acho que por último, eu to mesmo considerando comprar o Venon. O que você me diz dele? 

E tenho uma dúvida em relação a pressão. Ela depende da construção do gabinete ou é possível regular(aumentar) colocando fans mais potentes? Agradeço! 🙂

Postado
9 horas atrás, ragnar606 disse:

....Montech Air 903 Base, baita recomendação você me deuProblema é que pro meu lugar cobra frete de 50 reais(total ficaria 370). 

.. SuperFrame Wind

...Venon.

O Wind e o Venon tem o mesmo problema do Montech, o frete caro da T'byte.

Montech é exclusivo da T'byte e SupeFrame é marca própria da T'byte, ambos só tem lá, as vezes são anunciados no m.Livr3, Shopee. 

Foque na P'chau, lá o frete é mais barato - para meu CEP é ~R$ 25,00 via JadLog, em alguns dias da semana as vezes dão frete gratis para Sul e Sudeste.

Citação

E tenho uma dúvida em relação a pressão. Ela depende da construção do gabinete ou é possível regular(aumentar) colocando fans mais potentes?

O CFM é o volume de ar que o fan gera, e pressão é a força com que este ar empurrado, que faz o ar ir mais longe, atravessar obstáculos, como as aletas de um radiador WC, do dissipador de um air cooler, da tela mesh (malha)* da frente de um gabinete, ou pior ainda as pequenas frestas laterais quando gabinete tem vidro na frente ou é todo fechado com barra de LED.

* Um mesh em geral causa restrição ao fluxo de ar de quase 50%, principalmente os de furos redondos.

Se você tem um fan que é PWM (ajuste de RPM) CFM e pressão bons, pode reduzir a RPM, o que reduz o ruído mas ainda assim mantendo eficiência. É o "normalized" nos testes dos gringos.

Os fans com baixo CFM e pressão na maioria vem com conector para ligar na fonte, ou mesmo na placa-mãe com 3 pinos sem controle de RPM, porque precisam ficar na RPM máxima o tempo todo para fazer algum vento, e vários fans a ~1500RPM o tempo todo incomodam, principalmente quando estiver fazendo uso leve do micro.

Postado
26 minutos atrás, 1lokos disse:

O Wind e o Venon tem o mesmo problema do Montech, o frete caro da T'byte.

Montech é exclusivo da T'byte e SupeFrame é marca própria da T'byte, ambos só tem lá, as vezes são anunciados no m.Livr3, Shopee. 

Foque na P'chau, lá o frete é mais barato - para meu CEP é ~R$ 25,00 via JadLog, em alguns dias da semana as vezes dão frete gratis para Sul e Sudeste.

O CFM é o volume de ar que o fan gera, e pressão é a força com que este ar empurrado, que faz o ar ir mais longe, atravessar obstáculos, como as aletas de um radiador WC, do dissipador de um air cooler, da tela mesh (malha)* da frente de um gabinete, ou pior ainda as pequenas frestas laterais quando gabinete tem vidro na frente ou é todo fechado com barra de LED.

* Um mesh em geral causa restrição ao fluxo de ar de quase 50%, principalmente os de furos redondos.

Se você tem um fan que é PWM (ajuste de RPM) CFM e pressão bons, pode reduzir a RPM, o que reduz o ruído mas ainda assim mantendo eficiência. É o "normalized" nos testes dos gringos.

Os fans com baixo CFM e pressão na maioria vem com conector para ligar na fonte, ou mesmo na placa-mãe com 3 pinos sem controle de RPM, porque precisam ficar na RPM máxima o tempo todo para fazer algum vento, e vários fans a ~1500RPM o tempo todo incomodam, principalmente quando estiver fazendo uso leve do micro.

No caso, essa restrição no fluxo de ar nos gabinetes Mesh seria algo bom ou ruim?(eu entendi como ruim)

Estou considerando o Montech ou o Venon, acho que daria pra desembolsar mais 20 para o Montech também. 

OBS:(eu tinha uma ideia em comprar um gabinete simples e trocar la na frente, mas se o Montech for isso tudo mesmo, nem pretendo trocar).

Tenho que comprar o gabinete hoje. Queria ter uma ideia de qual desses dois comprar, ou se tem um gabinete equivalente a esses dois pelo mesmo preço(ou mais barato) na pichau. Sou muito indeciso, até por que não quero fazer ***** na compra kkk. Se puder me dar uma força na escolha, eu agradeço 🙂

Postado
2 horas atrás, ragnar606 disse:

No caso, essa restrição no fluxo de ar nos gabinetes Mesh seria algo bom ou ruim?(eu entendi como ruim)🙂

A restrição diminui a performance dos fans, a opção ideal seria não ter nada na frente do fans, mas não é viável, poderia causar acidentes com as pás.

Nenhum dos modelos que listou vai ser realmente ruim de airflow, os fans incluídos é que vão fazer mais diferença.

Por isso o Air 903 ganha no "custo/beneficio". A também o detalhe que a Montech recebeu critica do Gamers Nexus relativo ao Air100, aceitou, redesenhou o mesh frontal e substituiu de graça para quem já tinha comprado, o que demonstra o compromisso da merca em melhorar. Os outros modelos são OEM (white label) onde o maior compromisso é ter custo de fabricação barato.

Mas se pegar um mais barato na P'chau - que tem frete mais em conta; desde que tenha o espaço adequado para a VGA, posteriormente pode trocar os fans por modelos melhores, mais pelo ruído do que pelo airflow, o hardware que vai usar não gera muito calor.

Postado
35 minutos atrás, 1lokos disse:

A restrição diminui a performance dos fans, a opção ideal seria não ter nada na frente do fans, mas não é viável, poderia causar acidentes com as pás.

Nenhum dos modelos que listou vai ser realmente ruim de airflow, os fans incluídos é que vão fazer mais diferença.

Por isso o Air 903 ganha no "custo/beneficio". A também o detalhe que a Montech recebeu critica do Gamers Nexus relativo ao Air100, aceitou, redesenhou o mesh frontal e substituiu de graça para quem já tinha comprado, o que demonstra o compromisso da merca em melhorar. Os outros modelos são OEM (white label) onde o maior compromisso é ter custo de fabricação barato.

Mas se pegar um mais barato na P'chau - que tem frete mais em conta; desde que tenha o espaço adequado para a VGA, posteriormente pode trocar os fans por modelos melhores, mais pelo ruído do que pelo airflow, o hardware que vai usar não gera muito calor.

Bom, então irei pegar o Montech Air 903. Tenho uma última pergunta, posteriormente quando eu completar esse gabinete com + fans. Eu poderia fazer a configuração com 3 fans de 140mm frontal jogando ar pra dentro do gabinete. 1 fan de 140mm traseira como exaustora. 2 fans inferior de 120mm jogando ar da PSU Cover pra dentro do gabinete e um WC de 360mm na parte superior também como exaustor? Ou isso comprometeria o Fluxo de ar, e seria melhor colocar 3 fans na parte superior jogando ar pra dentro ao invés do WC?

Enfim, me passe a melhor imagem disso, pra eu estudar bem no futuro.

E muito obrigado pela recomendação do Montech, realmente gostei muito.

• Solução
Postado
10 horas atrás, ragnar606 disse:

Eu poderia fazer a configuração com 3 fans de 140mm frontal jogando ar pra dentro do gabinete. 1 fan de 140mm traseira como exaustora. 2 fans inferior de 120mm jogando ar da PSU Cover pra dentro do gabinete e um WC de 360mm na parte superior também como exaustor?

Para 5700G - TDP (nominal) 75W - real é um pouco maior; WC é gasto desnecessário.

Os 3 fans de 140mm d admissão na frente, e exaustores:1 de 120mm na traseira e 1 120mm no teto mais recuado, estão mais que adequados. Ou se for usar WC -  240mm é adequado; o radiador no topo também vai fazer exaustão.

Citação

... seria melhor colocar 3 fans na parte superior jogando ar pra dentro ao invés do WC?

Não, fluxo de ar (aiflow) significa fans de entrada e saída soprando a mesma direção, se colocar fans no topo soprando para dentro vai conflitar com os fans da frente, gerando turbulência dentro do gabinete, o que prejudica a troca de calor.

O ar entra pela frente, sai por trás e por cima, seja por fans ou através do radiador WC.

Este teste, com um gabinete Antec Performance 1 FT - CPU i7-13700K, VGA RTX4070 é interessante. Os fans usados foram Antec Fusion 120 ARGB - 57.93 CFM - Air Pressure 2.11 mmH₂O

Usando air cooler veja (4:07) como passar de 4 fans - 3 na frente um atrás para 10, adicionando mais 3 no topo e 3 sobre o PSU cover piorou as temperaturas do CPU e VGA - isso num gabinete que tem bom airflow. Neste caso especifico colocar 3 fans sobre o PSU cover foi má ideia - até porque o último fica sobre a fonte e não tem muito por onde "respirar". Porém, não é regra, cada "case" é um caso. 😜 

Esse teste também mostra porque fans PWM e com bom CFM são desejáveis, reduzindo  RPM dos fans para 50% a refrigeração continuou eficiente.

Postado
59 minutos atrás, 1lokos disse:

Para 5700G - TDP (nominal) 75W - real é um pouco maior; WC é gasto desnecessário.

Os 3 fans de 140mm d admissão na frente, e exaustores:1 de 120mm na traseira e 1 120mm no teto mais recuado, estão mais que adequados. Ou se for usar WC -  240mm é adequado; o radiador no topo também vai fazer exaustão.

Não, fluxo de ar (aiflow) significa fans de entrada e saída soprando a mesma direção, se colocar fans no topo soprando para dentro vai conflitar com os fans da frente, gerando turbulência dentro do gabinete, o que prejudica a troca de calor.

O ar entra pela frente, sai por trás e por cima, seja por fans ou através do radiador WC.

Este teste, com um gabinete Antec Performance 1 FT - CPU i7-13700K, VGA RTX4070 é interessante. Os fans usados foram Antec Fusion 120 ARGB - 57.93 CFM - Air Pressure 2.11 mmH₂O

Usando air cooler veja (4:07) como passar de 4 fans - 3 na frente um atrás para 10, adicionando mais 3 no topo e 3 sobre o PSU cover piorou as temperaturas do CPU e VGA - isso num gabinete que tem bom airflow. Neste caso especifico colocar 3 fans sobre o PSU cover foi má ideia - até porque o último fica sobre a fonte e não tem muito por onde "respirar". Porém, não é regra, cada "case" é um caso. 😜 

Esse teste também mostra porque fans PWM e com bom CFM são desejáveis, reduzindo  RPM dos fans para 50% a refrigeração continuou eficiente.

Sim, no caso citei o WC de 360mm, pensando caso eu queira futuramente fazer um upgrade de processador. 

Realmente muito interessante o Vídeo.

Afinal uma das fans da PSU cover joga o ar quente da fonte pra dentro do gabinete enquanto a outra não tem muito de onde puxar ar. Então as vezes pode ser pior adicionar tantas.

Agradeço muito pela sua ajuda!! Agora só esperar o gabinete chegar 🙂 muito obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...