Ir ao conteúdo

Comprei fonte, memórias e placa de vídeo e os leds de debug estão acesos

Ir à solução Resolvido por Nilton Cezar Nunes Junior,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos,

Só passando pra atualizar sobre o caso, possivelmente a razão de todos os problemas é a fonte, ela está dando curto na placa-mãe, por isso a minha e a da assistência nova não funcionaram, eles testaram CPU, RAM e SSD com outra placa-mãe e outra fonte e deu tudo certo, entrou Windows e tudo. Então a causa de todo esse estresse foi da fonte que o pessoal da assistência não testou suficiente pra descobrir, ela está em curto ou fornecendo uma tensão incorreta acarretando na queima das placas mãe, será colocado uma fonte nova e placa-mãe nova e testado, e finalmente estarei com meu PC novamente, único problema além disso é a demora da assistência de dar algum parecer, demoram para responder e ficamo dia todo para fazer testes simples, e estão com meu PC faz uma semana, só quero que acabe logo essa novela!

Postado

@Nilton Cezar Nunes Junior -

• Olha eu tentaria falar para eles testarem com outro kit 2 x de memórias da kingston fury de 8gb de 3200mhz. Se tiver só para ver o que acontece.
  • Será eles conseguiram estragar a fonte nova?
  • Verifica com assistência se ele atualizaram com pendrive da multilaser? Pode ter corrompido a BIOS durante a instalação.

Para você ter uma ideia tem esse é versão da China.

Postado

@Kaze_jp boa noite,

Resolvemos, o principal vilão da história era o watercooler!

Ele aparentemente está em curto e não deixava a CPU passar dos testes e dar vídeo, retiramos e tudo voltou a funcionar normalmente, até às placas que aparentemente estavam queimadas por causa da KCAS 800W.

Porém surgiu um novo problema! Agora meu PC está desligando quando abro algum jogo pesado (quando entro no mundo de Cyberpunk 2077, Starfield depois de um tempo jogando...), LOL roda normalmente, Eu estava achando que eram as temperaturas da CPU pois estou usando um Wraith (cooler box da AMD), porém capei a frequência da CPU e não passa de 50 graus, então pode ser a fonte que não está conseguindo alimentar os componentes e está entrando em proteção?

Obs: o PC desliga porém para re-ligalo preciso ligar e desligar a chave da fonte (on/off) senão ele não dá vídeo... Fazendo o processo de ligar e desligar a chave ele volta a funcionar normalmente.

placa-mãe: B550M Elite Gigabyte

VGA: RTX 3080 MSI Gaming Trio Z

CPU: Ryzen 7 5800X3D (capado na frequência base, desabilitei o boost dela, estava travada em 4.5GHz acho, agora está perto dos 3.5GHz com temperatura máxima de 60 graus)
PSU: KCAS 800W 80 Plus Bronze (duvido muito)

RAM: 32GB XPG D80G (duas de 3000 e duas de 4122, porém as quatro rodando a 2666)

SSD: NVMe M2 1TB XPG

Postado

@Nilton Cezar Nunes Junior,

O PC está desligando quando abro algum jogo pesado...depois de um tempo jogando...

• Então esse parece ser indicativo de temperatura altas dentro do PC. O CPU se tiver orçamento comprar AirCooler maior que original AMD.
  • Você tem acompanhado as temperaturas CPU e GPU e placa-mãe, para ver como está em uso simples e depois quando você joga para ver o picos?
  • Outro teste e deixa o gabinete aberto(tampa lateral) para ver se estabiliza ou mesmo assim desliga depois de um tempo jogando.
  • A observação de mexer na chave(on/off) é que deixa em dúvida sobre a fonte. Se considerando a alimentação ele ia desligar assim que você ligar os jogos mais pesados(que aumenta o consumo). Como é depois de um tempo jogando...

Postado

Outro fator, deixei o PC parado aqui e quando ele entrou  em modo de suspensão aconteceu a mesma coisa, ele fica ligado, porém não dá vídeo, não desliga pelo botão power, somente você usando a chave da fonte que ele volta a funcionar...

@Kaze_jp

• No Cyberpunk 2077, ele desliga imediatamente quando vou entrar no jogo mesmo, sem ser nos menus. No Starfield ele roda um pouco mas já desliga também.
  • Como eu disse, regulei a frequência da CPU e ela não passa dos 50 graus, a GPU também não apresenta problemas de temperatura (fiz esse teste diretamente para ver se o problema era temperatura, porém aparentemente não é).
  • Aliás, fui atualizar a BIOS, e toda vez que o PC reiniciava para completar a atualização da mesma acontecia a mesma coisa, no reboot, o PC tá ligado, sem vídeo, e só volta ao normal quando reseto a fonte na chave...

Postado

@Nilton Cezar Nunes Junior ,

• O não desliga pelo botão power (Pode ser indicativo - de problema na fonte). Ela até pode funcionar mas deve tá algum problema dentro dos componentes.
  • Viu quando for fazer atualização de BIOS, recomendo comprar um Pendrive de qualidade(sandisk ou kingston). Tava vendo teve casos que pendrive é que dava problema na atualização estavam usando multilaser(não sei quanto tempo tinham eles).
Postado

@Kaze_jp 

• Realmente, estou apostando que o problema é a fonte mesmo. Porém tem alguma alternativa que eu possa fazer para conseguir pelo menos jogar os jogos sem a fonte desarmar e entrar em proteção?
  • Eu atualizei a fonte com um pendrive de qualidade, ele não seria o problema. Tanto que consegui com sucesso atualizar para a mais recente da B550, único problema foram os resets na fonte entre os reboots da atualização da BIOS.

• 6 meses depois...
  • Solução
Postado

Para todos o envolvidos, problema resolvido.

O watercooler estava em curto e por isso o PC não dava boot, no checkup a placa-mãe sempre acusava problema na CPU ou a refrigeração da CPU, o que acabou sendo o watercooler mesmo, comprei outro e resolveu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!