Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Tenho um computador montado há 5 anos atrás e que está precisando de um upgrade. Trabalho com modelagem e renderização, e ultimamente ele está travando muito e me atrasando nos trabalhos, por isso penso num upgrade.

Ele está equipado com processador i7 7700K, placa-mãe ASRock H110M-HDV, placa de vídeo GTX1060 3GB (é o que quero trocar), 16gb de ram e fonte de 500w.

Penso em pegar uma placa RTX 3060 12gb, vejo que as usadas estão com um preço bom (em torno de 1600 reais, que é o que pretendo gastar), porém não sei se trocar algum outro componente talvez seja melhor, ou se terei problemas de compatibilidade entre hardwares por exemplo.

Agradeço a quem puder me ajudar nessa questão!

Postado

@Lucca Chieregatti mas você está dispostos a investir uns 6 a 8k?
Recentemente eu peguei um i5 12400f + RTX 4060. TQS, Revit não exigem tanto assim como Blender da vida, e todos os comparativos que vi o i5 13600k é um monstro custando 2.000,00
RTX 3060 vai tranquilo aí já que a maioria desses programas não usam tanta GPU assim.

Você tem que ver qual hardware seu software exige mais, se é GPU ou CPU.

Essa config é para ficar tranquilo
2x16GB DDR4 ou DDR5 (se for viável)
RTX 3060 12GB
i5 13600k
msi 650w
placa-mãe b660m (ASUS tuf ou aorus)

Se seu software puxar mais processador coloca um i7 13ªG e mantém a GTX 1060

• Curtir 2
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Lucca Chieregatti Olá amigo, tudo bem?

Com esse orçamento (cerca de 1600 reais), a RTX 3060 12GB é a melhor opção em GPU com certeza, mas assim, no seu lugar já pensaria em substituir o kit CPU + placa-mãe em um futuro próximo, como já dito geralmente programas de modelagem e renderização exigem muito mais de CPU do que GPU e o i7 7700K já é ultrapassado e mesmo com o upgrade da GPU, estaria segurando o desempenho da própria 3060, para o futuro próximo, indico o mesmo que o amigo acima, o i5 13600KF é uma baita opção.

Outra coisa muito importante: normalmente 16GB de RAM são suficientes para a maioria dos usuários que só jogam, mas no seu caso, 32GB é uma necessidade, renderização utiliza muita memória, então esse seria outro upgrade importante para melhorar essas travadas que você relatou, na verdade pode até vir da falta de memória RAM esse problema.

Qual é a marca e modelo dessa fonte de 500W sua?

Resumindo, o ideal é substituir CPU e placa-mãe, aumentar memória para 32GB e adquirir a 3060. 😄

Abraços!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...