Ir ao conteúdo

Debian 12 dando 2500 erros diferentes (lol)

Ir à solução Resolvido por justicebalatensa,

Posts recomendados

Postado

Fui fazer uma re instalação do debian por conta da recente descoberta sobre o malware no site do Free Download Manager, e ai beleza, achei que ia ser só mais uma reinstalação normal de Linux como todas as outras, peguei o pendrive, fiz o esquema no rufus la no win, ate ai tudo joia, fiz a instalação como sempre e pá, ai quando vou iniciar o sistema, aparece isso:

IMG_20230916_213939.thumb.jpg.0e51339594cf74f49d706a76fd22bbd2.jpg

Depois de dar mais uns 3 bugs visuais bizarros, e eu conseguir logar no root, baixei o cpux pra ver oqur que tava dando e me deparo uma resolução baixa e lentidão no sistema, imagens abaixo:

IMG_20230916_213629.thumb.png.3a208ffe81544def411ecc8f9083b63b.png

Como da para ver(ou não, câmera do cell quebrada), aparentemente o sistema não reconheceu a placa de Vídeo integrada e ta operando com um driver genérico so pra dar vídeo mesmo, vendo no Cpu X é a mesma coisa:

IMG_20230916_212435.png.26ce51b819e323d728a52c44cb1a8e71.png

Parece que o Debian não reconhece a controladora da apu, isso nunca deu em nenhuma distro que usei(Lubuntu, Xubuntu, Mint, etc), o que é bem confuso pois nesse próprio debian que ja reinstalei umas 3 vezes nunca deu nada parecido, então, qual o problema e como posso resolver isso? 

Informações:

Processador: AMD C-60 com Apu

Disco Rígido: Hdd

Tenho dual boot com Win7, que inclusive tem o Catalyst instalado(se é que isso influência em algo, pois está em um OS diferente)

Linux em questão: Debian 12.0.0, basicamente a primeira versão do Debian 12 que saiu no lançamento 

Mesmo pendrive que uso nas instalações de sistema no meu note

Se puderem me ajudar a resolver,  agradeço muito.

• Solução
Postado

Pelo visto parece que é um erro no kernel 6.1.0-12, o que acontece é que provavelmente o instalador netinst do Debian 12.0.0 ja instala o kernel novo e o kernel que ja vem junto nele, se você tiver esse erro tente voltar pro kernel 6.1.0-9 e veja se resolve, para apagar o kernel novo caso ele dê pau no seu pc, faça os seguintes passos:

Substitua $ pela arquitetura do sistema(amd64,i386,arm, etc)

sudo apt-get remove linux-headers-6.1.0-12-$

sudo apt-get remove linux-image-6.1.0-12-$

sudo update-initramfs -d -k 6.1.0-12-$

sudo update-initramfs -u

sudo update-grub

Caso dê tudo certo, seu linux vai bootar no kernel 6.1.0-9

Evite dar apt-get upgrade, pois vai atualizar pro kernel bugado, fique só no update mesmo, se for pra atualizar aplicativo, tente atualizar na mão até resolverem esse bug no kernel.

Fontes:

Fé em Jesus

Minha cabeça e muita tentativa e erro

https://askubuntu.com/questions/621701/how-to-remove-a-newer-kernel-while-booted-with-the-older-kernel

(me baseei na segunda resposta, pois a primeira parece que não funciona direito)

• Haha 1
Postado

@Neto_SCruz netinst é instalação de rede, os cara da essa opção de instalação pra iso caber em um cd, então normalmente o sistema é todo baixado da internet e o cd só instala as coisa pra funcionar o download

sdhci é relacionado ao controlador de sd eu acho, algo assim, relacionado a cartão sd, SSD, e etc

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!