Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc só inicia quando tem 2 HDs conectados


Posts recomendados

Amigos, eu estou tendo problemas no meu sistema de disco. Eu tenho 1 SSD e 1 HD que eu deixo para arquivos e programas. O Windows está instalado no SSD. Recentemente o HD começou a dar problemas no meu pc fazendo ele reiniciar do nada. Eu estava tentando tirar ele, porém quando eu desconecto o sata do HD e deixo só o SSD com o sistema operacional, o windows não da boot e da um erro de "insert boot disc and press any". É como se o sistema reconhecesse o SSD e o HD como se fosse a mesma coisa. Como eu faço para remover isso? 

Ps: anteriormente eu usava o HD como principal (com windows), mas quando eu fui instalar o windows no SSD eu formatei o HD. Porém se eu for no gerenciador de disco ainda tem umas partição reservada pelo sistema e de recuperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Monteiro A partição de boot (50mb ou 100mb) deve estar no HD, por isso é recomendado que somente o disco do sistema esteja conectado no computador na hora de instalar o sistema operacional. Você teria que reinstalar do 0 se não for um problema. Ou procurar como criar uma partição de BOOT MBR (50mb) ou UEFI(100mb), dependendo do tipo de partição existente no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, na hora formatar eu deixei os dois conectados. Então no caso eu tenho que reinstalar o windows no SSD com o HD desconectado? Como eu faço isso se nem da boot e o pc não reconhece o SSD?

Outra coisa, eu tenho um NVMe pra chegar, eu posso fazer uma copia do SSD (com windows e todos os arquivos) pro NVMe? Ou vai dar o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Monteiro O SSD não precisa de uma partição de boot para ser reconhecido na hora da instalação do Windows. Por outro lado o pendrive ou outro método de instalação do Windows precisa ter um arquivo de BOOT.

 

Quanto ao NVMe, você precisa ter certeza de que o Windows esteja instalado em GPT/UEFI. Eu recomendaria fazer a instalação do Windows do 0 e com todos os outros discos desconectados. Mas se for fazer a copia tenha certeza de copiar também a partição de BOOT do sistema, para que o mesmo problema não ocorra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como eu formato o SSD se eu não consigo selecionar ele pra formatar? Porque tipo, eu tenho um pendrive com pra instalar o windows. Só que eu não consigo selecionar o SSD para instalar porque não tem nem a opção de selecionar. Na BIOS aparece o SSD como primeiro pra dar boot, porém ele não da pra boot pra eu instalar o windows. Eu teria que apagar o SSD totalmente. Mas como faço isso se pra usar o SSD eu tenho que deixar o HD conectado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Monteiro  Como eu já disse, e vou repetir: o problema não é o fato de ter um Windows instalado no SSD. Não tem necessidade nenhuma de excluir o Windows do SSD para ele aparecer na lista do instalador do Windows.

 

Pode ser o SSD com problema e que não está sendo reconhecido por algum motivo - poderia ser até um cabo SATA com problema ou a porta SATA com problema.

Pode ser que o pendrive esteja com um Windows com versão muito antiga do Windows e que não tem suporte em especifico a controladora do seu SSD.

 

Recomendo que refaça o pendrive com o RUFUS ou com a ferramenta própria da microsoft para instalar o Windows 10 ou 11, para pelo menos verificar se o problema não é algum setor corrompido do pendrive.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!