Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Possuo esse Ryzen em questão com um gammax 400 v2 que comprei junto com ele inicialmente

Apesar de não ser um cooler ruim , em dias quentes já vi picos para 88 graus

Não tive nenhum problema mas gostaria de um cooler melhor visto que a temperatura parece um pouco elevada

Possuo 5 coolers no gabinete ( posição padrão push / pull 2 na frente , 1 traseira e 2 no teto)

Eu acho que pode ser ineficiência do cooler mesmo visto que minha placa de vídeo não costuma esquentar tanto

Essa temperatura não costuma mudar em dias frios , pegando 85 graus da mesma maneira (tanto em jogos pesados alto fps , como jogos campanha em 60 fps por exemplo)

Eu vi uns da scythe e water coolers porém não sei qual irá resolver o problema

Pretendo gastar até uns 250 ( e 300 talvez para wc) e gostaria de saber por favor se seria possível reduzir a temperatura para até 80 graus no limite máximo talvez?

Digo nos casos mais extremos atingir 80 graus pois 85-88 me parece alto

Obrigado

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

Possuo 5 coolers no gabinete ( posição padrão push / pull 2 na frente , 1 traseira e 2 no teto)

Deveria ser 3 colocando ar para dentro e 2 tirando ar. 3 na frente, 1 topo e 1 atrás mais para trás possível.

Apesar de não ser um cooler ruim , em dias quentes já vi picos para 88 graus

Isso parace problema de gabinete mal ventilado, e não do air cooler ser fraco.

• Curtir 1
Postado

Eu acho que pode ser ineficiência do cooler mesmo visto que minha placa de vídeo não costuma esquentar tanto

Mas... você controlou a tensão manualmente? Se não fez isso, você abdicou do seu direito de ter uma boa temperatura e deu licença executiva para sua placa-mãe cozinhar seu PC sem necessidade.

E esse gabinete seria qual? Se ele não prestar, não adianta ter 5 fans.

Pretendo gastar até uns 250 ( e 300 talvez para wc) e gostaria de saber por favor se seria possível reduzir a temperatura para até 80 graus no limite máximo talvez?

Lembre que WC só presta se for de 240mm ou maior. Menos que isso, esquece, é furada. Mas atendendo esse requisito, não importa tanto qual modelo você pegue.

Postado

Trocar o DeepCool Gammaxx 400 V2 por um DeepCool AG400 * pode baixar uns 2-5 graus - tem testes mostrando os dois valores, e pelo AG400 PLUS acrescente uns dois graus. Então vai ser basicamente "trocar 6 por meia dúzia". Um WC 120 genérico pode até piorar. 

Um Air Cooler que vai fazer diferença mais expressiva é o DeepCool AG620 - dual tower, dual fan - R$ 314,00.

Não vai achar WC 240mm novo por R$ 250,00.

Tem estes:

Aigo AC SE 240 - R$ 270,00

• LED Rainbow - não muda cores, efeitos, não desliga

Aigo Darkflash Radiant DC 240 - R$ 280,00

• LED ARGB (endereçável) - esse modelo foi testado por um site gringo e foi bem eficiente.

* Teste de um 5700X com o AG400, temperatura ambiente 30 graus.

Temperaturas - no teste do Cinebench R23; com o CPU em stock, foi de 68 - 75ºC, em jogos o pico foi 69ºC.

Aumente 10 graus na temperatura ambiente da última onda de calor e pode passar dos 80ºC.

Postado

@Matheuspc1995 Amigo, eu tinha o mesmo problema que você, acabei comprando WC mesmo, é  que resolve na minha opinião. Comprei esse da PICHAU https://www.pichau.com.br/water-cooler-pichau-aqua-v2-argb-240mm-pg-av220-argb?gclid=Cj0KCQjw1OmoBhDXARIsAAAYGSFr1zcOGOmTKzi-GNNvp_lF8JCKMmjxq_EHdNtTSnJEB_gXaiqgxKcaAliOEALw_wcB

Instalei tudo certinho fiz o teste estressando 100% todos os núcleos em 100% e bateu 70 graus, em um dia muito quente em SP batendo 34 graus na hora do teste com o gabinete lacrado.

Adquiri recentemente, achei o custo-benefício muito bom.

Postado
5 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

Mas qual o modelo e a marca do gabinete e FAN's?

E já verificou a montagem, se ficou correta?Nos AM4 é fácil dar uma "deslizada" nos apertos.

Postado
1 hora atrás, Cauê Cohen Pacheco disse:

WC ... estressando 100% todos os núcleos em 100% e bateu 70 graus, em um dia muito quente em SP batendo 34 graus na hora do teste com o gabinete lacrado.

O air cooler DeepCool AG400 (R$ 115,00) no teste do Guiga Games manteve um 5700X rodando o Cinebench R23 em 69 graus - num ambiente a 30 graus.

Considerando um aumento linear (que não deve ser) da temperatura do CPU em função do aumento da temperatura ambiente; seria 73 graus nas mesmas condições (34 graus ambiente). Pouca diferença pelo custo mais que dobrado do WC 240mm.

Postado

Então pessoal respondendo todas as perguntas :

Possuo tudo em stock (nenhum tipo de oc , pbo e afims) e as curvas de fan também estão todas no padrão , resumindo , o pc está no mais default possível

Meu gabinete é o pichau dragoon r ( um gabinete padrão mas não sei se é de todo um bom )

Sobre os fans , possuo 2 na frente que colocam ar , 1 traseiro e 2 no "teto" que retiram o ar

Em jogos ( muito difícil o cpu bater 100%) ele fica em média de 80 graus com esses picos mencionados

Sobre os coolers , o AG400 plus seria mais eficiente? com os 2 fans

A montagem e a pasta térmica estão corretas pois montei recentemente( não faz nem 1 ano)

Só se a pasta que veio no gammax 400 é ruim talvez

Pode até ser o gabinete mal ventilado mas a minha placa de vídeo nunca bateu 70 graus ( é um modelo de 3 fans) mas enfim

Será que esse ag400 com 2 fans daria conta?

Ou algum outro talvez

Também achei um wc deepcool le 500 que cabe no orçamento

Qual deveria colocar?

Obrigado

Sobre a marca dos fans possuo 2 da deepcool e 3 da rise mode

Cooler Para Gabinete DeepCool Xfan, 120mm, DP-FDC-XF120 (modelo da deepcool)

Cooler FAN Rise 120mm Vermelho RM-FN-01-BR(modelo da rise)

Não sei se faz diferença os case fans pois geralmente dizem que qualquer um 120mm serve

Mas se tiver algum outro modelo melhor talvez que possam me indicar de case fan

Obrigado

Postado

O gabinete é parte do problema, os fans frontais não muito por onde puxar ar. Tenha certeza que os fans mais fortes esteja instalados ali.

E seu arranjo de fans - 2 entrando, 3 saindo deve estrar criando pressão negativa dentro do gabinete, o que aumenta o acumulo de poeira. Algum dos fans é PWM (controle de rotação)?

pgdr-01-rgb5.jpg

Postado

Não, apenas experimente reduzir a RPM dos que estão no teto para deixar mais balanceado. Ou experimente invertendo o  fan to topo - mais para frente do gabinete; soprando para dentro, tem casos que ajuda.

Postado
6 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

Meu gabinete é o pichau dragoon r

Ví um vídeo desse gabinete e sinceramente acho esse gabinete totalmente inadequado para sua configuração.

A frente é fechada e nem tem uma "chaminé" que ás vezes esses frontões fechado tem, então qualquer FAN na frontal simplesmente estão inativos, porque devia ter ar entrando por algum lugar e não tem como.

Recomendo a troca do gabinete, existem até gabinetes com frente "mesh"(aqueles telados) que até são baratos.

Também não ví se dá para retirar esse "frontão', se puder tire e vai ver a diferença.

Testou sem a tampa lateral alguma vez?

Postado

Olá pessoal bom dia

Não cheguei a testar sem a tampa lateral ou frontal

Qual outro gabinete seria melhor talvez?

Segue vídeo e print do hwinfo

Repare no final do vídeo como teve um pico de 82-84

A temperatura abaixou um pouco aqui mas num descuido desses já chegou em 88

é claro que o pc não vai desligar ou algo do tipo mas o que eu queria dizer é que ele está muito próximo do limite da temperatura dele

image.png.c4e6b8406da05c7762699e0bc9512019.png

image.png.fd7432f956c2b7f42849e3dbab3d3792.png

image.png.d1623b83910335adc7e0e41660dc5e7b.png

image.png.8f466bc2887893ba2300582e1f022f6b.png

image.png.0a359f4f77002f6028106fc9def0d456.png

Obrigado

Postado
10 minutos atrás, PedraX disse:

Não, porque o problema é que não entra ar fresco com o frontão fechado.

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-cougar-mx330-g-pro-mid-tower-lateral-de-vidro-com-1-fan-preto-385nc30-0001

Será que só o gabinete melhoraria talvez?

É que no vídeo ( post acima ) a placa-mãe e a placa de vídeo ficam bem frias por exemplo , o problema principal seria o cpu

Obrigado

Postado
8 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Será que só o gabinete melhoraria talvez?

É que no vídeo ( post acima ) a placa-mãe e a placa de vídeo ficam bem frias por exemplo , o problema principal seria o cpu

Não, o HWinfo mostra picos de 81 na CPU e 79 na GPU, até poderia deixar, mas pense no alto verão.

Quanto ao investimento no gabinete eu até compraria algo melhor, pensando no longo prazo.Esse que eu tenho(MSI , já fora de linha) já tem uns 15 anos.

Postado
5 minutos atrás, PedraX disse:

Não, o HWinfo mostra picos de 81 na CPU e 79 na GPU, até poderia deixar, mas pense no alto verão.

Quanto ao investimento no gabinete eu até compraria algo melhor, pensando no longo prazo.Esse que eu tenho(MSI , já fora de linha) já tem uns 15 anos.

Nossa não tinha percebido isso na GPU

É prejudicial esse hotspot? eu sempre reparei na temperatura do msi que sempre era inferior aos 70 graus

Postado
2 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

É prejudicial esse hotspot?

As CPU e GPU são projetadas para funcionar até picos de += 90 graus, mas aí depende muito da "fornada"(a produção dos chips não é uniforme e existem produções melhores e piores) o que não passa no controle de teste deveria ser sucateado, mas ás vezes entra no mercado paralelo.

Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

As CPU e GPU são projetadas para funcionar até picos de += 90 graus, mas aí depende muito da "fornada"(a produção dos chips não é uniforme e existem produções melhores e piores) o que não passa no controle de teste deveria ser sucateado, mas ás vezes entra no mercado paralelo.

Hmm entendi

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...