Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera beleza? 

Preciso de ajuda quanto a qual upgrade fazer no meu PC visto que já vai fazer 5 anos e esta começando a ter dificuldade para rodar os jogos atuais, minha config:

CPU: Intel Core i5 8600k

GPU: ASUS RTX 2070 ROG STRIX

RAM: HYPERX 2x8GB 2400MHz

PSU: Corsair HX850

RESOLUÇÃO: 1080p, 144hz

Um tempo atrás eu já estava pensando em trocar a CPU, porém, eu estava dando uma olhada nos hardwares e me deparei com uma GIGABYTE RTX 4070 WINDFORCE OC que está saindo por R$ 3759 e fiquei tentado a comprar, só que eu dei uma olhada naquele site que calcula o gargalo do processador e estava dizendo que eu teria 49% de gargalo, daí fiquei com medo de comprar e acabar perdendo muita performance da GPU. Eu sei que a 4070 é muito pra 1080p, mas gosto de jogar com FPS alto e pretendo pegar monitor QHD. 

Qual melhor opção, pego essa GPU mesmo e quando der eu troco o CPU que vai ser o kit completo (CPU, placa-mãe e RAM DDR5) ou troco CPU e continuo com minha 2070 por mais um tempo?

Obs.: ambos upgrades estão saindo na mesma faixa de preço e não queria gastar mais de 4k no momento.

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, ZeowK disse:

Fala galera beleza? 

Preciso de ajuda quanto a qual upgrade fazer no meu PC visto que já vai fazer 5 anos e esta começando a ter dificuldade para rodar os jogos atuais, minha config:

CPU: Intel Core i5 8600k

GPU: ASUS RTX 2070 ROG STRIX

RAM: HYPERX 2x8GB 2400MHz

PSU: Corsair HX850

RESOLUÇÃO: 1080p, 144hz

Um tempo atrás eu já estava pensando em trocar a CPU, porém, eu estava dando uma olhada nos hardwares e me deparei com uma GIGABYTE RTX 4070 WINDFORCE OC que está saindo por R$ 3759 e fiquei tentado a comprar, só que eu dei uma olhada naquele site que calcula o gargalo do processador e estava dizendo que eu teria 49% de gargalo, daí fiquei com medo de comprar e acabar perdendo muita performance da GPU. Eu sei que a 4070 é muito pra 1080p, mas gosto de jogar com FPS alto e pretendo pegar monitor QHD. 

Qual melhor opção, pego essa GPU mesmo e quando der eu troco o CPU que vai ser o kit completo (CPU, placa-mãe e RAM DDR5) ou troco CPU e continuo com minha 2070 por mais um tempo?

Obs.: ambos upgrades estão saindo na mesma faixa de preço e não queria gastar mais de 4k no momento.

11 minutos atrás, ZeowK disse:

ou troco CPU e continuo com minha 2070 por mais um tempo?

Sua placa de vídeo é muito boa ainda, na minha opinião compensa mais trocar seu kit de processador primeiro, posso estar enganada mas vi que a 2070 opera bem em QHD, então daria para trocar seu processador e obter o monitor no qual deseja, e futuramente obter a placa de vídeo melhor, quem sabe até lá pode obter uma até melhor do que visa no momento.

• Membro VIP
Postado

Posso estar errada e não possuo amplo conhecimento no assunto,  mas acredito que a longo prazo é mais interessante investir na gpu e depois mudar direto para o kit DDR5 , o gargalo entre a placa de vídeo e o processador só iria se manifestar quando a gpu tiver a carga de trabalho menor que o cpu , assim se você colocar a resolução mais alta como 2k ou 4k e preset no ultra a gpu terá maior porcentagem de uso que o cpu .

Seu processador é da série K você já considerou fazer overclock ?

Postado
1 hora atrás, lionlucas disse:

trocar VGA não vai mudar praticamente nada no teu desempenho. teu processador já é fraco pra ambas.

você mesmo ja deu a resposta

55 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Sua placa de vídeo é muito boa ainda, na minha opinião compensa mais trocar seu kit de processador primeiro, posso estar enganada mas vi que a 2070 opera bem em QHD, então daria para trocar seu processador e obter o monitor no qual deseja, e futuramente obter a placa de vídeo melhor, quem sabe até lá pode obter uma até melhor do que visa no momento.

Então se eu trocar CPU, terei um certo ganho de performance com a 2070 mesmo?

Pegar um kit com DDR5?

47 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Posso estar errada e não possuo amplo conhecimento no assunto,  mas acredito que a longo prazo é mais interessante investir na gpu e depois mudar direto para o kit DDR5 , o gargalo entre a placa de vídeo e o processador só iria se manifestar quando a gpu tiver a carga de trabalho menor que o cpu , assim se você colocar a resolução mais alta como 2k ou 4k e preset no ultra a gpu terá maior porcentagem de uso que o cpu .

Seu processador é da série K você já considerou fazer overclock ?

Era isso que eu estava pensando, mas qual o ideal trocar primeiro? qual ganha mais performance quando lança uma nova geração?

Já pensei em fazer overclock sim, já até fiz uma fez mas o ganho de performance nem é muita coisa, daí uso stock mesmo...

@lionlucas qual kit CPU tu me indica por menos de 4k?

• Membro VIP
Postado

Sim você teria mais desempenho se trocar o processador , pois a diferença entre as gerações intel é que o i5 8600k é 6/6 e o i5 12600k é 10/10 , o número de núcleos aumenta consideravelmente o desempenho mas não há grande alteração no clock em stock .

A intel mantém números de séries diferentes entre os processadores por exemplo o i5 12400 tem clock base de 2.5 GHz e o 12600k clock base 3.6 GHz , assim para um bom upgrade você deveria se manter na série 600

Sua placa RTX 2070 vai ter um bom desempenho em 1080p e 1440p , mas não seria eficiente em 4k .

Visto que o seu monitor é 1080p ficar com a sua placa atual e fazer upgrade do cpu pode melhorar bastante a fluidez dos jogos.

@ZeowK

Para escolher um bom kit upgrade ele deve ter :

Motherboard chipset B760 ou Z790

Processador i5 série 600 ou superior 

E memórias ram DDR5 com alta frequência e baixa latência cl/cas 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...