Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos. Estou frente a um problema chato. Atualmente possuo um Ryzen 5 1600 AF e ontem adquiri um Ryzen 5 5500 (zerado e original). Possuo a placa-mãe MSI B450 gaming plus (não é a max) e verifiquei no site oficial da MSI que a BIOS versão "7B86v1I" já suporta os Ryzen de 5 geração, inclusive o 5500 que adquiri. Fiz o update de BIOS em casa e não tive problema algum, correu tudo certo. Quando troquei meu 1600 AF pelo 5500, o pc não da vídeo e o led vermelho que a placa possui, indicativo de algum problema, se mantém acesso para o CPU. Os componentes ligam com o 5500 (fans da GPU, fans do gabinete, led das fans, water cooler...) só não há vídeo. Não sei o que pode ser, pois quando ligo novamente com o 1600 AF o pc da boot normalmente e tenho acesso ao windows.

Verifiquei que no site da MSI há uma BIOS acima desta que instalei, mais recente ainda. No caso, é a seguinte versão "7B86v1J1(Beta version)" que faz duas adições:
- AGESA ComboAm4v2PI 1.2.0.A. update
- TPM Out of Bounds Access security patch

Porém, essa BIOS (7B86v1J1) está em beta e por isso achei que deveria instalar a versão que foi a primeira a dar suporte aos Ryzen 5000 nessa placa-mãe, no caso a 7B86v1I.

Alguém já passou por algo usando uma configuração similar e conseguiu resolver ? Devo tentar instalar a BIOS mais recente, mesmo sendo beta ? Possuem dicas que posso testar para tentar resolver esse problema e usar meu novo Ryzen ?

Minha configuração caso ajude:

Motherboard: MSI B450 gaming plus
Vídeo: RTX 3060
Processador: Ryzen 5 1600 AF (se Deus quiser será o 5500 kkk)
Memória: 16 gb de ram (2x8gb)
Fonte: EVGA 700w 80 plus bronze
SSD: NVMe XPG Gammix S11 pro (256gb)

Agraço enormemente, desde já, aos que puderem dar uma luz nesse problema

• Solução
Postado

@D_marocs Tem certeza que a BIOS instalou? Porque as vezes da uma mensagem de erro que não foi bem sucedido e a pessoa acredita que a BIOS foi instalada corretamente.

Tentaria ligar só com um pente de memória por vez e em slots diferentes.

Postado

@Gui GC Sim, conferi isso após a atualização. De fato está constando a versão da BIOS que instalei. Farei esse teste da memória, obrigado pela sugestão

@Kaze_jp Olá. Ontem quando estava fazendo o processo verifiquei isto também. Atualmente está aparecendo a versão nova que instalei mesmo. Não tenho como mostrar agora uma foto, mas posso faze-lo quando estiver em casa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...