Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí galera!

Mês que vem vou finalmente atualizar minha placa de vídeo, e gostaria de tirar umas dúvidas com vocês antes de bater o martelo. Eu fiz várias análises de placas, tô acompanhando os preços nos últimos meses e li alguns tópicos  aqui mesmo do fórum e encontrei algumas opções que estou de olho, mas também encontrei algumas questões que me preocuparam, principalmente referente ao REBAR e ao PCIe 3.0 que minha placa-mãe oferece. Bom, a configuração do meu PC é a seguinte:

Gigabyte AB350M Ds3H v2
Ryzen 5 1600af (pretendo atualizar no começo do ano que vem para uma 3600, 5500 ou 5600)

2x8GB 3000MHz

SSD 1TB NVMe

RX 550GB 2GB

Fonte 500W Redragon

Inicialmente eu optei pela RX6600 por ter o melhor custo-benefício do mercado, mas recentemente tô de olho na RX 7600 para ter uma maior longevidade da placa e, como devo trocar meu monitor (24" fullHD 75Hz) para um ultrawide (29" 2560x1080 75Hz), queria ter uma força maior para jogar com mais folga. Eu pretendo jogar mais jogos single player e de campanha do que competitivo. A RTX3060 de 12GB é uma boa opção, mas acaba ficando no mesmo preço da RX7600 e por isso não acho tão válida. Esses dias eu vi numa promoção relâmpago a RTX4060 pelo mesmo preço da RX7600, aí seria uma melhor opção caso esteja no mesmo preço da placa da AMD por causa do DLSS que vi que traz um melhor desempenho do que o FSR, mesmo jogando em fullHD.

Só que eu vi em um outro post do fórum, a questão do REBAR e do PCIe3.0, nesse vídeo especificadamente e aí fiquei na dúvida se, mesmo trocando de CPU ano que vem, o desempenho da placa estará limitada á placa-mãe e, aí não compensaria pegar a RX7600 por exemplo.

Minha dúvida é: realmente essa questão do REBAR e da PCIe 3.0 podem limitar a RX7600 ou a RTX4060? Se sim, eu conseguiria com uma atualização da BIOS poder habilitar pelo menos o REBAR para ganhar mais desempenho da GPU? Se nada disso for possível, qual placa é a mais recomendada para eu ter menos perda de desempenho (ou nenhuma) por ter uma PCIe 3.0?

E uma última coisa: quando montei meu PC, com a ajuda de vocês, uma opção boa para custo-benefício de fonte era a Redragon de 500W, mas eu vi em alguns tópicos que hoje em dia recomendam a troca dela antes de fazer qualquer upgrade. Em questão de quantidade de watts acho que não tem problema em nenhuma opção de GPU que mencionei aqui, mas em questão de qualidade, seria necessário eu trocar a fonte antes da placa de vídeo?

Desculpem pelo post grande, mas queria mostrar todo caminho que percorri e opções que considerei antes de vir pedir socorro hehe

Postado
1 hora atrás, beolchi disse:

Mês que vem vou finalmente atualizar minha placa de vídeo, e gostaria de tirar umas dúvidas com vocês antes de bater o martelo.

A primeira coisa que você tem que decidir é o tamanho do seu bolso. Sem isso, todo resto é irrelevante; pode ser 500R$, e nesse caso você pega a melhor placa que conseguir, ou pode ser 5k, em que no caso você sacrifica parte dessa grana para um up no processador... mas no fim das contas, é o bolso que vai guiar o up.

• Curtir 1
Postado

Eu estou estipulando parcelar, pagando 150-170 por mês. Daria pra pegar uma 4090 se conseguisse parcelar em 100x hahaha, mas meu limite seria entre 1,8k -2k para a placa, parcelando em 12x.

Postado

Fala galera, fiz algumas pesquisas, foruns pela internet e vídeos comparativos e uma informação que agrega ao tópico é que vai depender muito do jogo que queira jogar. Poucos ganham um desempenho considerável (15%-20%) quando se tem o Re-size Bar ativado, mas normalmente o ganho é baixo, de até 5%.

Já ao utilizar PCIe 3.0 ao invés de 4.0, o ganho é bem baixo, quando se tem, não passando de 5%.

Algo a ser levado em consideração, mas é mais raro de acontecer, é utilizar uma placa-mãe com um PCIe de 8x, sendo que uma placa de vídeo pode usar 16x, aí a perda de desempenho pode ser considerável. Mas a grande maioria das placas mãe que são vendidas já tem banda de 16x no slot PCIe.

O que percebi é que, na dúvida entre desempenho, vai depender muito dos jogos que for rodar. E aí vale a pena pesquisar comparativos habilitando e desabilitando tecnologias, resoluções e versões e bandas de PCIe.

Mas se alguém com conhecimento mais sólido, pode corrigir qualquer besteira que tenha interpretado nessa minha pesquisa. Como uso muito esse fórum pra criar embasamento, é importante deixar a informação mais correta possível para consultas futuras.

Postado

Bom, depois de muita pesquisa e reflexão, vou ficar entre a RX 7600 e a RTX 4060 para pegar. Estão dentro do meu orçamento, já que vou pegar parcelado e não quero estourar o teto de 2k.

Minha dúvida fica para a diferença de 150 reais entre as duas placas, enquanto a RX 7600 é mais em conta, a RTX 4060 tem a "vantagem" do DLSS 3.0, que, como vou jogar prioritariamente jogos single player, pode ajudar em alguns jogos na fluidez e, em vídeos eu não vejo tanta diferença perceptível na jogatina com o Ray Tracing. Pra quem tá vindo de uma rx550, compensa pagar a mais pela 4060 pela placa da nvidia ou não faria diferença nenhuma?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!