Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, eu estava procurando uma placa de vídeo intermediaria para o Ryzen 5 5500, e encontrei a Gigabyte B450M DS3H V2, que é compatível com.

Porém, eu não sei se precisaria de outro processador para atualizar a BIOS, já que eu dei uma olhada nas specs e diz que tem suporte a Q-Flash, que é o procedimento de atualização de BIOS sem processador e pá

Então, tem como atualizar a BIOS dessa placa-mãe via Q-Flash e sem processador? Ou precisaria pedir um boot kit nesse caso?

Postado

Olá, acredito que você esteja confundindo as coisas, a tecnologia Q-Flash é um utilitário incorporado no UEFI da ROM de uma placa-mãe que possibilita que você atualize o UEFI, vulgo BIOS, sem precisar de um Sistema Operacional instalado, a tecnologia que possibilita a atualização do UEFI (sem processador) é o Q-Flash Plus, não presente nessa placa. Sobre os boot kits não sei muito, sei que AMD disponibiliza em alguns casos mas não tenho certeza quais são, mas o ideal é comprar uma placa-mãe que já venha atualizada, como na Pichau que possibilita por um custo adicional atualizar o UEFI da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Entendi, é que estou fazendo um kit upgrade separado (Sem ser aqueles prontos da Terabyte ou da Pichau), eu tava vendo uma placa-mãe boa e intermediaria para o kit, porque as que tem Q-Flash plus são muito caras para o meu orçamento, então achei que iria ter essa atualização de boa.

E como na Terabyte (Loja que estou vendo) não diz se está atualizada, acredito que não esteja.

E infelizmente eu não vou conseguir comprar um processador antigo só para atualizar a BIOS, então, tenho duas opções

1. Chamar um conhecido meu que é técnico de informática e atualizar a BIOS

2. Pedir o Boot kit para a AMD se não vier atualizado e eu mesmo atualizar.

Postado

@bernardoffs4 Infelizmente as fabricantes/revendedoras não informam sobre a versão do BIOS usado, se você comprasse todo o kit: Gabinete, Fonte, RAM, placa-mãe e Processador na Terabyte até seria possível selecionar a opção de atualização de BIOS (atualmente custando 60 reais, mas apenas com o kit descrito acima ou nos "kit upgrade"). Em alternativa as opções descritas também seria possível escolher outra placa-mãe, como a A520 DS3H, que comparado a B450M DS3H V2 não possui overclock em processador, mas possui suporte a tecnologia Q-Flash Plus e uma construção bastante parecida, mas claro, tudo depende do que você precisa, se overclock ou alguma outra feature dessa placa for importante para você não existe pra onde fugir, são as opções que você descreveu.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, bernardoffs4 disse:

E como na Terabyte (Loja que estou vendo) não diz se está atualizada, acredito que não esteja.

1. Chamar um conhecido meu que é técnico de informática e atualizar a BIOS

2. Pedir o Boot kit para a AMD se não vier atualizado e eu mesmo atualizar.

A Terabyte faz atualização de BIOS, tem que abrir um ticket de suporte* solicitando o serviço, enviam um código de PIX para pagar a taxa, era R$ 70,00. Na Pichau é R$ 20,00 - basta selecionar em baixo na página da placa.

*Já fiz isso para testar e recebi esta informação do atendente.

O Boot Kit - não sei se a AMD ainda fornece; é burocrático, você tem que comprovar a compara legal do CPU e da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

@Alexsandro Krzj Então, eu fui procurar na Terabyte a opção "Kit upgrade" com o mesmo processador e placa-mãe, e achei, aproveitei e troquei a placa-mãe originalmente da Biostar para a que havia mencionado, e cobraram R$60 par a atualização de BIOS, o que é meio inflado, mas não absurdo, então acho que vale a pena.

E obrigado pela dica, @1lokos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!