Ir ao conteúdo

Tempo de Troca de Pasta Térmica e O que Fazer se Cpu ''Grudar'' no Cooler

Ir à solução Resolvido por Andersonrj30,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Qual o intervalo de tempo recomendável para se trocar pasta térmica? Justamente, para se evitar que o processador "grude" no cooler devido a pasta ter ''secado''.

E o que fazer se o processador "grudar" no cooler? Já tive essa experiência, e o processador saiu junto com o Cooler antes que eu conseguisse destravar alavanca. Por um milagre não quebrou os pinos e junto o encaixe da placa-mãe.

Tenho um AMD 5800X, Cooler Fuma 2 e placa-mãe ROG Strix B550-E Gaming.

Postado
5 horas atrás, Andersonrj30 disse:

Qual o intervalo de tempo recomendável para se trocar pasta térmica? Justamente, para se evitar que o processador "grude" no cooler devido a pasta ter ''secado''.

Não tem um tempo mínimo... mas é bom dar uma limpeza completa no PC uma vez por ano, e quando fizer isso, pode aproveitar a oportunidade para reaplicar.

5 horas atrás, Andersonrj30 disse:

E o que fazer se o processador "grudar" no cooler? Já tive essa experiência, e o processador saiu junto com o Cooler antes que eu conseguisse destravar alavanca. Por um milagre não quebrou os pinos e junto o encaixe da placa-mãe.

Você usa um secador de cabelo para esquentar o processador enquanto tenta tirar. E você faz isso girando o chip ao em vez de simplesmente puxando.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
16 horas atrás, Imakuni disse:

Não tem um tempo mínimo... mas é bom dar uma limpeza completa no PC uma vez por ano, e quando fizer isso, pode aproveitar a oportunidade para reaplicar.

Você usa um secador de cabelo para esquentar o processador enquanto tenta tirar. E você faz isso girando o chip ao em vez de simplesmente puxando.

Tipo, enquanto joga o ar quente do secador no contato entre o processador e o Cooler, e ao mesmo tempo vai girando o Cooler antes de puxar? Entendi bem?

E qual uma boa pasta térmica pra essa configuração que eu tenho?

Postado
4 minutos atrás, Andersonrj30 disse:

Tipo, enquanto joga o ar quente do secador no contato entre o processador e o Cooler, e ao mesmo tempo vai girando o Cooler antes de puxar? Entendi bem?

A ideia é esquentar a pasta para amolecer.

5 minutos atrás, Andersonrj30 disse:

E qual uma boa pasta térmica pra essa configuração que eu tenho?

Não sendo uma que parece creme para cotovelo, qualquer uma serve. Não tem diferença significativa no desempenho.

• Membro VIP
Postado
agora, Imakuni disse:

A ideia é esquentar a pasta para amolecer.

Não sendo uma que parece creme para cotovelo, qualquer uma serve. Não tem diferença significativa no desempenho.

Beleza cara! Consegui entender. Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...