Ir ao conteúdo

Compatibilidade e escolha de Gabinete.

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá! Eu quero montar um PC ano que vem ou o próximo e queria algumas dicas sobre compatibilidade e qual gabinete escolher, segue a config:

PROCESSADOR -- AMD Ryzen 5 5600X 

placa-mãe -- ASUS TUF GAMING B550M-PLUS 

PLACA DE VÍDEO -- RX 6600 

RAM -- Kingston Fury Beast 32GB (2x16GB) 

SSD -- SSD 1 TB Husky Gaming, M.2

WATER COOLER -- Masterliquid ML240L V2 ARGB Rifle

FONTE -- Corsair CV650W 80 Plus

Testei no meupc.net mas não tinha opções atualizadas de gabinete lá, vocês conseguem dar alguma dica de gabinete aquário que caiba essa config? Ou alguma objeção de peça que posso/devo trocar? Obrigado!

Postado

Até ano que vem ou próximo muita coisa pode mudar em relação a peças e preços.

Talvez a RX 7600 se torne o grande custo-benefício, considerando que ela teve um preço de lançamento menor do que a RX 6600. Talvez Placas Mãe AM5 e memórias DDR se tornem acessíveis ao bolso e o Ryzen 5 7600 se torne a grande atração. 

Mas nessa configuração que montou, não faz sentido o 5600x, que é simplesmente um 5600 com over e custa muito mais caro. Compensa gastar 100 reais a mais e pegar o Ryzen 7 5700x de uma vez.
Ou Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700x, sem meio-termo. 

Devia também trocar o SSD. O SSD que escolheu é gen3 (PCIE 3.0), enquanto que a placa-mãe e Processador (5600/5600x/5700x) dão suporte a PCIE 4.0, possibilitando o uso de SSDs NVMe de altíssimas velocidades, que não custam tão mais caro. Com a combinação que montou, está comprando PCIE 4.0 e não usufruindo.
Mas se ainda assim quiser SSD NVMe 3.0 por serem mais baratos, o Lexar NVMe 1TB é melhor do que o que você escolheu, e custa o mesmo preço:  LINK
Outra opção é o famoso Kingston NV2 1tb:  LINK
(Detalhe, o Kingston é PCIE 4.0, apesar de ter uma velocidade igual aos modelos 3.0)

Gabinete é o seguinte, é recomendado que tenha a frente toda furadinha para entrada de ar e para que coolers consigam ventilar bem. Esse tipo de gabinete costuma ter a frente em mesh, mas nem sempre.
Não basta ter coolers e não serem de qualidade, pesquise por bons.
Na descrição de cada modelo de gabinete há o comprimento máximo da placa de vídeo e WC suportados, assim como a informação de como esse WC é suportado na parte de cima e frontal do gabinete. Veja a descrição de cada gabinete que se encaixa no seu orçamento.

Postado

Gabinete  com fan incluído.

Pichau Kazan 2 - R$ 199,90

4 fans de 68 CFM -frufru'less

GPU até 330mm

Nesta faixa de preço nenhum outro gabinete tem fan similar, só fan fraco.

Na faixa dos R$ 300-400,00

Montech Air 903 Base - 3 fãs 140mm frufru'les

Montech Air 903 Max - 4 fans 140mm, frufru A-RGB.nos 3 da frente.

Os fans incluídos valem mais de R$ 200,00. O base já apareceu por R$ 270,00.

Mais barato - que vale a pena, pois tem lixo por R$ 100,00; é o

Mancer Goblin - R$ 140,00 um fan exaustor.

Postado

@Crixus Champion Eu tava pensando em pegar o 5600g, porém como eu não ia usar o vídeo integrado, eu optei por escolher o 5600x (me disseram que a linha X servia melhor com placa do que as que tem vídeo integrado), sobre o SSD foi o primeiro que eu vi, até porque até ano que vem eu poderia mudar de ideia, coloquei esse ai na anotação porque tem preço semelhante aos outros, então não geraria duvidas dps pra mudar a peça. Sobre gabinete eu queria um aquário, o da rise mode galaxy glass por exemplo tem entrada pra 10 fans, e levando em consideração que eu iria botar water cooler, caberia um de 240 ou 360 e ainda daria espaço pra mais 7 fans, só precisaria eu não cabacear no posicionamento que daria um bom fluxo de ar, gosto muito de estética e esses pcs aquário são muito lindos.
@1lokos  Muito obrigado pelas opções, maninho, mas eu tava querendo ganiete aquário, tipo o galaxy glass da rise mode ou o HX700 da pichau, porém no meupc.net dizia que essa config ai não cabia o water cooler, vou dar umas pesquisada a mais de gente que tem esses gabinetes e quais water cooler eles usam, porém obrigado por dedicar seu tempo a me mandar essas opções! 

• Solução
Postado
6 minutos atrás, LittleLaugh disse:

@Crixus Champion Eu tava pensando em pegar o 5600g, porém como eu não ia usar o vídeo integrado, eu optei por escolher o 5600x (me disseram que a linha X servia melhor com placa do que as que tem vídeo integrado),

A questão é:

O Ryzen 5600G não é "5600" real, é um Ryzen 5500 com gráfico integrado, por isso a performance em jogos pode ser até ~ 25% que o Ryzen 5600 (sem G ou X), que custa o mesmo preço ou menos que o 5600G. O Ryzen 5600 9sem G ou X) esta por R$ 818,00.

Com esta RX6600 não compensa gastar mais com o 5600X, não vai ver nem 3% de diferença de FPS.

13 minutos atrás, LittleLaugh disse:

Sobre gabinete eu queria um aquário, o da rise mode galaxy glass por exemplo tem entrada pra 10 fans, e levando em consideração que eu iria botar water cooler, caberia um de 240 ou 360 e ainda daria espaço pra mais 7 fans, só precisaria eu não cabacear no posicionamento que daria um bom fluxo de ar, gosto muito de estética e esses pcs aquário são muito lindos.

Ilusão. Gabinete "aquário" com 10 fans não fica com "bom fluxo de ar" - fica com um fluxo de ar bagunçado. 😜

E como a tendência de quem compra é  "economizar" na qualidade dos fans - já que precisa comprar em quantidade; comprando "risi" e afins de baixo CFM, que servem basicamente para fazer barulho, a coisa desanda.

Mas como é questão de gosto visual... não se discute. Satisfaça o gosto e seja feliz. 😉 

Postado

@1lokos Pera, deixa eu ver se entendi, com uma RX6600 não vale a pena mudar de uma 5600G pra uma X ou não vale a pena pegar ela em si e pegar uma superior?

Sobre gabinete, o que a galera fala é o oposto na real, dizem que tem um air flow maneiro, alguns youtubers que possuem falam isso e a própria pichau, mas eu não pretendia comprar fan barato por ter muito não, minha intenção é justamente juntar bastante dinheiro e montar um pc que eu va conseguir usar uns 3-4 anos sem ter que atualizar nada, (a não ser que eu precisasse trocar alguma peça com defeito ou achasse uma melhor por um preço baixo).

Postado
1 minuto atrás, LittleLaugh disse:

@1lokos Pera, deixa eu ver se entendi, com uma RX6600 não vale a pena mudar de uma 5600G pra uma X ou não vale a pena pegar ela em si e pegar uma superior?

Não, entendeu errado, como tem GPU (placa de vídeo)  não vale a pena comprar o 5600G em nenhuma hipótese, compre o Ryzen 5600 (sem G ou X).

Não vale a pena pagar mais caro no 5600X porque que com a RX 6600X o FPS vai ser basicamente o mesmo.

1 minuto atrás, LittleLaugh disse:

Sobre gabinete, o que a galera fala é o oposto na real, dizem que tem um air flow maneiro, alguns youtubers que possuem falam isso e a própria pichau, 

Bah, o que mais tem é YouTuber falando abobrinha sobre hardware, e a Pichau quer vender o peixe.

Lembre-se, as pessoas tem tendência de justificar para si mesmas o "brinquedo novo" que comprou. *

A minha opinião sobre os "aquários" é baseada em vários testes dos gringos que tem tradição em testes, veja que em nenhum deles o Lian 011 Dynamic ( o "aquário" original) aparece no topo da lista, então imagina os "aquários" genéricos que vendem aqui no BR.

Mas como vai usar um Ryzen 5600 e RX 6600 não se preocupe, vai ter boas temperaturas com o tipo.

E como vai usar WC - desnecessário para um Ryzen 5600; compre 3 fans de boa qualidade, ex. PCYes Nix2 - PWM, CFM 62, Pressão 2.01 ~R$ 49,90 - tem LED ARGB, para usar como admissão ou exaustor - depende de onde instalar o WC, depois se achar necessário compre mais.

* Tem um caso engraçado de um cara que fez 3 vídeos:

No primeiro mostra o (d)unoxing de um gabinete (comum) bem ruim, com frente fechada, e diz que é ótimo "custo beneficio" e piriripororó, que vai colocar fans RGB e vai ficar "top". E nos comentários vários inscritos concordam e diz que vão comprar o modelo. 

No segundo mostra a montagem do hardware, um Xeon, não lembro qual a VGA.

No terceiro mostra um gameplay e explica que precisa jogar sem o vidro lateral ou sem a frente... porque senão o hardware frita. 🤣

Postado

@1lokos KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, doideira cara kkkk, fui iludido então, eu queria um aquário porque eu queria uma parada estéticamente bonita e ao mesmo tempo potente, queria olhar pro lado e ver uma parada gostosa de se admirar, mas não adianta nada ter uma árvore de natal que roda GTA 5 a 40 fps, vou dar uma olhada mais afundo sobre gabinete, e por que o WC é desnecessário pro 5600? (ou o 7 5700)

Postado
5 horas atrás, LittleLaugh disse:

Eu tava pensando em pegar o 5600g, porém como eu não ia usar o vídeo integrado, eu optei por escolher o 5600x (me disseram que a linha X servia melhor com placa do que as que tem vídeo integrado),

Como disse 1lokos, os processadores com vídeo integrado têm menos desempenho do que as versões sem vídeo, e o motivo disso é uma questão de espaço físico no chip que o vídeo integrado ocupa.
São bons produtos, mas inferiores às versões sem vídeo.

Processadores Ryzen com gráficos integrados, que são aqueles terminados em G ou GE, Funcionam Sem Placa de Vídeo (Funcionam também com Placa de Vídeo).
Processadores Ryzen sem gráficos integrados, que são aqueles que não possuem G ou GE no nome, Não Funcionam Sem Placa d Vídeo.

Processadores com gráfico integrado são para pessoas que querem montar um PC sem Placa de Vídeo, ou então que comprarão a Placa de Vídeo mais para frente, pois o orçamento atual não permite. 

Como disse, ou 5600 ou 5700x, sem meio-termo caso vá de AM4. Acima do 5700x, o único que pode ser relevante em desempenho em jogos é o 5800x3D, mas seu valor ridículo o torna inviável, fazendo mais sentido partir para AM5 do que comprá-lo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!