Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Sou leigo em montagem de pc gamer.

Comprei meu PC na Terabyte em 2019.

Eu queria dar um upgrade nele, queria uma placa de vídeo mais potente e tal (uma RTX da vida), mas me informaram que o que eu tenho hoje de hardware não comporta uma RTX.

Então a dúvida é:

DE ACORDO COM OS COMPONENTES DESCRITOS ABAIXO (meu setup ♥), QUE TIPO DE UPGRADE OU TROCA É NECESSÁRIO PARA QUE EU CONSIGA UTILIZAR UMA RTX 3060?

Processador Intel Core i5 8400 2.8GHz (4.0GHz Turbo), 6-Core 6-Thread, LGA 1151

Placa de Vídeo Gainward GeForce GTX 1660 Ti Pegasus, 6GB GDDR6

placa-mãe Biostar H310MHD PRO Chipset H310 Intel LGA 1151 mATX DDR4

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400MHz Grey

HD Toshiba P300 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

Fonte PCYES Electro V2 600W 80 Plus White PFC ATIVO

Gabinete Gamer Aerocool, Cylon RGB, Mid Tower, Acrílico, Black, Sem Fonte, Com 1 Fan

Para as minhas necessidades, uma 3060 já tá de bom tamanho.

Fico muito grato se puderem me responder. ♥

Postado

Acredito que tenham dito que seu processador é fraco para uma 3060, ocasionando gargalo. 
Em situações e jogos onde o processador for o item mais exigido, certamente não será extraído todo o poder de uma 3060. Já em jogos onde a exigência maior for para a placa de vídeo, como games graficamente pesados, que geralmente são os single player/history mode, haverá um melhor equilíbrio, só não sei de quanto, vai variar de jogo para jogo.

Se colocar no youtube i5 8400 RTX 3060, verá diversos vídeos rodando jogos com essa configuração em que o uso e desempenho do hardware é monitorado. É importante observar as informações referentes ao uso de CPU e de GPU, que são representados em %.
O ideal seria a Placa de Vídeo estar no uso máximo possível, que é 99%, ou perto disso. Você verá situações onde a combinação de hardware em questão se sai bem, e outras onde há disparidade, com processador com muito uso e placa de vídeo na metade.

De qualquer modo, não existe uma razão para não usar caso essa seja a única opção.
Uma maneira de amenizar essa diferença entre processador e placa de vídeo é aumentar a resolução e ou gráficos do jogo, deixando assim uma maior carga para a placa de vídeo.

É importante dizer também que existem duas versões da 3060, uma com 8gb e 128bit de largura de banda de memória e outra com 12gb e 192bit. 
Sempre que se fala em desempenho e testes, considera-se a versão de 12gb, principalmente por causa da maior largura de banda. A 8gb é capada.

A diferença de uma 3060 para a 1660 ti no teste do techpowerup, na tabela onde é calculada a média de frames por segundo de todos os jogos rodando em full HD, é de aproximadamente 30 frames, como pode ver abaixo:
image.thumb.png.9e0e1208b2515c88db6ef6dc50e8f94e.png

Em relação a trocar seu processador, se assim desejar, faz ainda menos sentido, pois intel antigos são tão caros quanto produtos atuais e melhores da própria intel e também amd. Seria mais lógico vender o PC e começar um projeto novo.

Seu PC é bom e equilibrado como é, fica a seu critério o que fazer. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!