Ir ao conteúdo

Sobre Fans frontais do gabinete, como desligar os fans frontais?

Ir à solução Resolvido por G4R0D,

Posts recomendados

Postado

Oi galera, primeiro post aqui no forum. Montei do zero meu primeiro pc e usei o esse gabinete https://www.terabyteshop.com.br/produto/22979/gabinete-gamer-ninja-ares-mid-tower-RGB-atx-black-sem-fonte-com-3-fans e essa placa-mãe https://www.amazon.com.br/dp/B09RMHDKHL?tag=craftmybox-20&linkCode=osi&th=1&psc=1 

Minha dúvida é se alguém sabe me dizer quais cabos devo desencaixar para desligar o RGB dos fans frontais, pois estão me atrapalhando um pouco e o gabinete não veio com controlezinho pra desligar direto.

Obrigado.

Postado

Na descrição do gabinete só diz que os fans são "RGB", o que é um termo genérico, pois tem mais de um tipo de LED:

• LED Rainbow - 3 ou 6 cores fixas, não pode ser desligado, a alimentação é pelo cabo PWM.
  • LED RGB - 12v, 4 pinos (padrão obsoleto) - cabo dos LEDs independentes.
  • LED ARGB (endereçável) - 5v, 3 pinos [o oo] - cabo dos LEDs independentes.

Então veja se dos fans saem dois cabos, se tiver dois um esta ligado na fonte (Molex) e o outro numa controladora, basta desconectar esse que o "frufru" apaga, se tiver só um cabo não tem como desligar os LEDs.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, 1lokos disse:

Na descrição do gabinete só diz que os fans são "RGB", o que é um termo genérico, pois tem mais de um tipo de LED:

• LED Rainbow - 3 ou 6 cores fixas, sem efeitos, não pode ser desligado, a alimentação é pelo cabo PWM.
  • LED RGB - 12v, 4 pinos (padrão obsoleto) - cabo dos LEDs independentes.
  • LED ARGB (endereçável) - 5v, 3 pinos [o oo] - cabo dos LEDs independentes.

Então veja se dos fans saem dois cabos, se tiver dois um esta ligado na fonte e o outro numa controladora, basta desconectar esse que o "frufru" apaga, se tiver só um não tem como desligar.

mesmo q só tenha um cabo, algumas fans tem opção de controle por software da iluminação, normalmente 12v, q possuem 4pino, pois o 4 é controle de tensão pra rpm, e em alguns casos usam programas proprios ou BIOS para alterar o estado dos leds.

• Curtir 2
Postado

@G4R0D Infelizmente não mostra o modelo deles, pois já vem com o gabinete.

@1lokos Entendi, vou verificar se tem essas duas saidas, eu sei que molex tem (claro) já que encaixei eles, vou ver se tem outra saida de fios

@1lokos @G4R0D Cara eu nem tinha cogitado a possibilidade de buscar Vídeo do gabinete no ytb e no Vídeo o cara falou que basta apertar o botão, apertei por 3 segundos e o RGB desligou e as fans continuaram ligadas, MUITO obrigado pela dica, mega funcionou 🙂 valeu mesmo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...