Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tô com uma dúvida. Vou montar um PC agora final do ano. A config vai ser um 5500 + rx6600. Contudo, tô a 3 meses em dúvida sobre a placa-mãe. Minha Idea era pegar algo que suporte esse processador e talvez futuros upgrades. Tô bem em dúvida se pego uma b550 aorus elite da Amazon por 700 ou simplesmente pego uma a520m k da gigabyte óleo ali por 250. Creio que no desempenho n tenha tanta diferença, mas existem muitos outros aspectos. Por favor, dêem suas opiniões.

• Membro VIP
Postado

Se pretende fazer futuros upgrades desconsidere as placas do chipset A520 e escolha as b550. 

A aorus não é a melhor escolha tente escolher uma msi b550m pro-vdh wifi ou msi mpg b550 gaming plus

19 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Creio que no desempenho n tenha tanta diferença, mas existem muitos outros aspectos

Depende do ponto de vista , as a520 tem pci 3.0 , vrm simples , menor número de conectores e slots SSD M.2 e outras leves restrições do chipset de entrada.

• Curtir 1
Postado

Como dito acima, a Gigabyte B550m Aorus Elite não é uma boa escolha. Se trata de uma B550 comum que a Gigabyte fantasiou de Aorus.
As 2 placas sugeridas por STAR ALPHA são de outro nível e custam na mesma faixa de preço.

voce quer fazer upgrades futuros... mas deve saber que as plataforma AM4 não receberá mais processadores, certo?

Precisa decidir o que vai usar. Se quiser PCIE 4.0 e 2 slots M.2, além de um vrm que venha a suportar Ryzen 5800x3D ou 5900x no futuro, terá que ir de B550 de qualidade.

Devo dizer que o processador Ryzen 5 5500 não ativará o PCIE 4.0 em placas B550, continuando em 3.0. O motivo disso é que esse processador é PCIE 3.0. Colocando o nome de cada processador no google voce encontrará o site da AMD com as especificações, e poderá checar qual é 3.0 e qual é 4.0.

Se quiser economizar, a Gigabyte A520M K V2 está com preço realmente bom no aliexpress, 300 reais já com impostos, outro dia estava 284. No Brasil está 419.

Qual será a fonte e placa de vídeo?

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Crixus Champion disse:

Como dito acima, a Gigabyte B550m Aorus Elite não é uma boa escolha. Se trata de uma B550 comum que a Gigabyte fantasiou de Aorus.
As 2 placas sugeridas por STAR ALPHA são de outro nível e custam na mesma faixa de preço.

voce quer fazer upgrades futuros... mas deve saber que as plataforma AM4 não receberá mais processadores, certo?

Precisa decidir o que vai usar. Se quiser PCIE 4.0 e 2 slots M.2, além de um vrm que venha a suportar Ryzen 5800x3D ou 5900x no futuro, terá que ir de B550 de qualidade.

Devo dizer que o processador Ryzen 5 5500 não ativará o PCIE 4.0 em placas B550, continuando em 3.0. O motivo disso é que esse processador é PCIE 3.0. Colocando o nome de cada processador no google voce encontrará o site da AMD com as especificações, e poderá checar qual é 3.0 e qual é 4.0.

Se quiser economizar, a Gigabyte A520M K V2 está com preço realmente bom no aliexpress, 300 reais já com impostos, outro dia estava 284. No Brasil está 419.

Qual será a fonte e placa de vídeo?

Fonte estava pensando numa nidus 650w da pichau e uma rx6600 challenger da ASRock. Eu já sei dessa limitação do 5500. Sei que o 5600, por 200 reais a mais, tem PCIe 4.0, porém realmente não sei se vale o investimento, visto que o desempenho em 4.0 e 3.0 na prática é o mesmo. Até gostaria de fazer upgrades, mas realmente acho que essa config deve ter uma boa longevidade e durar os seus 2-3 anos aguentando rodar todos os jogos atuais nas configs médio-alta.

Postado
18 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Sei que o 5600, por 200 reais a mais, tem PCIe 4.0, porém realmente não sei se vale o investimento, visto que o desempenho em 4.0 e 3.0 na prática é o mesmo

No início você cogitava pegar uma B550, por isso alertei que com o Ryzen 5 5500 não estará fazendo uso do PCIE 4.0 presente nas B550. Mas se quiser fazer essa combinação, nada o impede, pensando em no no futuro colocar outro processador ou sei lá o que.
Só não pegue a B550m Aorus Elite.

Não sei qual placa-mãe irá pegar afinal.

A RX 6600 é um excelente negócio se pegar o preço justo de 1.199.

Postado
1 hora atrás, Crixus Champion disse:

No início você cogitava pegar uma B550, por isso alertei que com o Ryzen 5 5500 não estará fazendo uso do PCIE 4.0 presente nas B550. Mas se quiser fazer essa combinação, nada o impede, pensando em no no futuro colocar outro processador ou sei lá o que.
Só não pegue a B550m Aorus Elite.

Não sei qual placa-mãe irá pegar afinal.

A RX 6600 é um excelente negócio se pegar o preço justo de 1.199.

acho q vou pegar a da MSI, preço praticamente igual e parece ser boa. Só estou meio apreensivo por conta do caso da troca dos capacitores das fontes da MSI, já que se fizeram com um produto podem fazer com outros, ainda mais nessa placa que está num preço tão acessível.

Postado
5 horas atrás, Felipovisk22 disse:

acho q vou pegar a da MSI, preço praticamente igual e parece ser boa. Só estou meio apreensivo por conta do caso da troca dos capacitores das fontes da MSI, já que se fizeram com um produto podem fazer com outros, ainda mais nessa placa que está num preço tão acessível.

Em relação à fonte, a linha MWE V2 da Cooler Master é muito boa, classifica como tier B, como pode conferir aqui  LINK
Exemplos 
MWE 550w Bronze V2

MWE 600w Bronze V2
MWE 650w Bronze V2

Cuidado para não pegar a V1 por engano. 

Qual placa-mãe pensa em comprar? 

Postado
6 horas atrás, Crixus Champion disse:

Em relação à fonte, a linha MWE V2 da Cooler Master é muito boa, classifica como tier B, como pode conferir aqui  LINK
Exemplos 
MWE 550w Bronze V2

MWE 600w Bronze V2
MWE 650w Bronze V2

Cuidado para não pegar a V1 por engano. 

Qual placa-mãe pensa em comprar? 

a B550M MSI VDH WIFI, preço igual ao da aorus mas já ouvi muitas pessoas comentarem bem sobre ela, então creio que na questão custo-benefício seja a melhor opção

Também acho interessante investir um pouco mais e pegar um 5600 para ter suporte a PCIe 4.0, mesmo que não tenha tanta diferença agora, quem sabe num futuro próximo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...