Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo trocar minha placa-mãe?


Vini Freitas

Posts recomendados

Opa tudo bem? 

To em dúvida aqui se troco minha placa-mãe, tenho uma B450M DS3H V2, com um Ryzen 5 5600g e recentemente comprei uma 4060, agora fiquei um dúvida se seria bom trocar a placa-mãe, por causa do PCIE 4.0, Iria perder muito desempenho por causa do 3.0 dessa placa ou séria muito pouca a perca?

Eu iria comprar uma B550M Pro- DVH WIFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Vini Freitas sobre seu processador ele seria compatível com o PCIE 4.0! sua placa-mãe também.

Quanto a seu pc no estado em que está ele poderia sim usar a placa de vídeo RTX4060.

Tem um site que ele te da informações sobre o gargalo, deixo o link dele a seguir > https://pc-builds.com/pt/bottleneck-calculator/

Caso entre nele preste atenção nas três opções de escolha.

1 qual processador você quer utilizar,

2 placa grafica (no caso a 4060) obs. colocar a certinha,

3 resolução da tela (de acordo com o monitor/tv que você usa),

4 utilização maior ( processador, placa de Vídeo ou uso dos dois).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Vini Freitas disse:

...tenho uma B450M DS3H V2, com um Ryzen 5 5600g e recentemente comprei uma 4060, agora fiquei um dúvida se seria bom trocar a placa-mãe, por causa do PCIE 4.0, Iria perder muito desempenho por causa do 3.0 dessa placa ou séria muito pouca a perca?

 

Se trocar a placa-mãe por uma B550 vai continuar no PCI 3.0 pois o Ryzen 5600G é PCI 3.0.

 

Ganharia mais desempenho trocando o 5600G pelo 5600 - sem G ou X; Ryzen 5600G é só um Ryzen 5500 com gráfico integrado, na prática é o  contrário, o 5500 é um 5600G com gráfico integrado desabilitado ou removido.

 

Como a RTX4060 é "capada" - usa só 8 lanes do PCIe; a alguma perda, mas nada que seja motivo para gastar dinheiro, o jogo mais impactado é o Spider Man (🤮), uns 8%.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maycon2 Nem o 5600G nem a B450M DS3H V2 são compatíveis com PCIe 4.0

 

@Vini Freitas Quanto a diferença entre PCI 3 e 4 na 4060, Depende muito do jogo. Em alguns praticamente chega a 5%, em outros praticamente não faz efeito. Para ter suporte a PCI 4 você teria que trocar tanto a placa-mãe quanto o CPU

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Vini Freitas disse:

. Nós preços atuais o 5600X ta valendo a pela?

 

Não, custa ~R$ 220,00 a mais que o 5600 para render mais uns 3-4%, se não quer o 5600 pegue o 5700X - que também não vai fazer diferença significativa com a RTX4060, mas pelo menos tem multithread melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!