Ir ao conteúdo

Ideias para upgrade de pc - AM4

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal! Tudo certo?

Eu tenho um pc que montei no começo do ano com orçamento mais apertadinho e acabei fazendo escolhas meio duvidosas.
Estava pensando nas rotas que eu poderia tomar de upgrade para ele, então primeiramente segue abaixo as specs atuais:
CPU: 5600g
placa-mãe: Biostar B550MX/E PRO

RAM: XPG 8gb x2

Armazenamento: 1Tb em NVMe, 500gb em SATA

Fonte: Silverstone ET500

Não jogo nada estilo triple A atualmente, mas gostaria de ter a opção de jogar os jogos recentes pelo menos no médio 1080p em 60fps, para acompanhar meu monitor.

Possivelmente em GPU havia pensando na RX 6600 pois creio que só ela fecharia legal, porém para placas mais potentes pensei no máx uma RX 6750XT. Não sei se alguma da Nvidia chega perto de preço x perfomance dessas duas mencionadas...

A placa-mãe fui ver na prática mesmo a dorzinha de cabeça que ela é, e gostaria de perguntar em caso fosse trocar ela, e fosse colocar futuramente um Ryzen 7/9, mais possivelmente um 5800X3D, qual seria um modelo legal.

A fonte não me deu problema nenhum, mas também as peças não consomem tanto, para o upgrade da RX 6600 entendo que nem precisaria trocar, porém qualquer coisa além precisaria de uma fonte melhor. Se não fosse mudar a CPU entendo que algo como a MSI MPG A650GF daria conta do recado, correto? Mas talvez para o futuro seria melhor alguma de 750/800w?

Como estarei pegando as peças de pouco em pouco ano que vem, não tenho pressa para compra.

• Solução
Postado
1 hora atrás, miaumiau disse:

Possivelmente em GPU havia pensando na RX 6600 pois creio que só ela fecharia legal, porém para placas mais potentes pensei no máx uma RX 6750XT. Não sei se alguma da Nvidia chega perto de preço x perfomance dessas duas mencionadas...

Com RX 6600 custando 1.138 LINK RX 6650 XT custando 1.349 LINK e RX 6750 XT custando 1.939 LINK, fica difícil recomendar uma Nvidia, visto que a RX 6650 XT é superior à RTX 3060 e custa 1.349, e esse valor de vez em quando cai para 1.299. Na Black apareceu por 1.249.
Até mesmo a RX 6600 deixa de ser interessante diante do preço atual da RX 6650 XT.

Desconheço a qualidade de sua fonte. Mas se for de 6750 XT, é melhor pegar algo de qualidade como Cougar GEX 650 LINK ou Cougar GEX 750 LINK ou a MPG A650GF que mencionou, além das XPG Core Reactor, que também são boas opções.

2 horas atrás, miaumiau disse:

A placa-mãe fui ver na prática mesmo a dorzinha de cabeça que ela é, e gostaria de perguntar em caso fosse trocar ela, e fosse colocar futuramente um Ryzen 7/9, mais possivelmente um 5800X3D, qual seria um modelo legal.

Sobre sua placa-mãe Biostar, não achei review confiável. Eu usaria no máximo um Ryzen 7 5700x com a mesma.

Não parece uma boa ideia mudar a placa-mãe somente para usar um 5800X3D, considerando que esse processador tem um valor ridículo de 2 mil reais hoje (1.988 em todas lojas. Na black teve oferta relâmpago de 1.400 na terabyte), além do próprio custo de uma B550 decente, que é a partir de 700 reais.
Faria mais sentido partir para AM5 e pegar um Ryzen 5 7600 de 1.400 reais ou um 7700/7700x de 2 mil.

Eu acrescentaria somente uma placa de vídeo no PC atual, tomando os cuidados com a fonte, e no máximo colocaria um 5700x na placa-mãe atual, ou então um 5600 se quiser cortar gastos.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Crixus Champion disse:

Até mesmo a RX 6600 deixa de ser interessante diante do preço atual da RX 6650 XT.

Obrigado pelas respostas! Realmente, olhando uns testes, a 6650XT rodou coisas recentes com desempenho bem sólido, talvez ela seja a escolha mesmo.

Creio que estarei indo então para ela junto com uma troca de fonte, a minha atual não deve dar conta, né?

Acabei vendo a GEX sendo recomendada mais aqui no fórum, vou estar acompanhando mais reviews dela para conhecer melhor.

A placa-mãe então vou segurar até migrar para uma plataforma AM5, até lá pode ser que o preço melhore um pouco, especialmente nos Ryzen 7.

Postado
1 hora atrás, miaumiau disse:

Creio que estarei indo então para ela junto com uma troca de fonte, a minha atual não deve dar conta, né?

Não sei dizer nada sobre sua fonte. No CULTISTS NETWORK, alguns modelos Silverstone ET aparecem como Tier E, dizendo que devem ser evitados  LINK
Porém não tem o seu modelo específico.

Para a RX 6650 XT não precisa ser uma GEX caso não queira gastar, uma Cooler Master MWE de 500w daria conta, como essa aqui LINK ou sua versão de 600w se preferir LINK
Caso for pegar uma dessas, certifique-se de pegar exatamente essas do link, pois têm muitas Cooler Master MWE no mercado, e esses modelos que linkei, com esses part number, já foram testados e classificados como Tier B.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Crixus Champion disse:

Cooler Master MWE

Nem sabia que este modelo estava na tierlist! Essa versão de 600w está bem legal, e ela deve aguentar mesmo após a mudança para AM5, por exemplo 7700+RX6650 XT, correto?
Mas caso quando for comprar a da Cougar 750 estiver melhor de preço vou nela.

Agradeço muito os comentários!

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, miaumiau disse:

Nem sabia que este modelo estava na tierlist! Essa versão de 600w está bem legal, e ela deve aguentar mesmo após a mudança para AM5, por exemplo 7700+RX6650 XT, correto?
Mas caso quando for comprar a da Cougar 750 estiver melhor de preço vou nela.

Agradeço muito os comentários!

Sim, a MWE 600w ela irá aguentar o 7700 com a RX 6650 XT tranquilamente. 
Não há razão para não usar seu processador atual com placa de vídeo se assim quiser.

Preços influenciam muito também na hora de comprar hardware, e atualmente as placas AM5 deram uma piorada no preço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...