Ir ao conteúdo

Upgrade para Ryzen 5 1600X e GeForce GTX 1060 6gb até R$ 3.000

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/Boa tarde/Boa noite, gostaria de ler algumas opiniões sobre o que eu posso estar fazendo, faz um tempo considerável que deixei de estudar artigos sobre Hardwares, portanto já não possuo conhecimento técnico e nem acompanhei as atualizações que tiveram nesses últimos anos, portanto gostaria de saber quais são as opções mais adequadas que o mercado está oferecendo atualmente, em um valor custo-benefício. 

Orçamento 3.000, Boleto.

Computador atual:

GTX 1060 6G 

Ryzen 1600x 

8G Ram 

HD 1Tb 

Fonte 500w 

A placa-mãe eu não lembro o modelo para ser sincero, vou dar uma olhada mais tarde e edito, mas creio que seja uma B350, algo assim, comprei na época que saiu o novo socket da AMD, AM4, e é uma bem básica, mas como mencionado irei informar o modelo mais tarde. 

Pretensão inicial e manter com AMD, e trocar principalmente a placa-mãe + processador, talvez colocar mais memória RAM, mas estou aberto a discussões sobre o que fazer, pode estourar um pouco do orçamento também, não tem problema, pretendo trocar a placa de vídeo também, mas por hora, penso em deixar para o ano que vem. 

• Moderador
Postado

@Marcos Pascoal Olá amigo, tudo bem?

Seguinte, sinceramente no seu lugar.. investiria em um PC do zero, não acho que vale a pena dar upgrade apenas em CPU e segurar a GTX1060.. segue minhas indicações:

CPU: Ryzen 5500 (565,00)

Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2 (540,00)

Memórias: Kingston Fury Beast 8GB 3200MHz DDR4 CL16 (R$ 138,99 x2) - Duas dessas p/ 16GB em dual channel

SSD: Kingston NVMe NV2 500GB (R$ 208,99)

Fonte: Mancer Thunder 600W (R$ 289,99)

Placa de Vídeo: RX 6600 8GB (R$ 1.199,99)

Gabinete: Pichau Kazan 2 (R$ 179,99)

Total: 3.261,94

É uma ótima configuração custo-benefício.

Se puder engordar um pouco mais o orçamento, faria algumas alterações nos itens indicados, por exemplo:

CPU: Se conseguir, pegue o Ryzen 5 5600 que vai ganhar mais desempenho.

Placa-mãe: Uma opção melhor de placa seria a MSI B550M Pro-VDH WiFi.

SSD: Pegue o mesmo NV2 da Kingston mas de 1TB.

Placa de Vídeo: Aproveitaria o ótimo preço e pegaria a RX 6650XT 8GB, é um bom salto de desempenho em relação a RX6600.

Enfim,

Foi o melhor que eu consegui fazer com seu orçamento..

Espero ajuda-lo de alguma forma,

Abraços!

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
7 horas atrás, Marcos Pascoal disse:

@guilherme_dr O modelo da placa-mãe aqui é AB350-D3H, https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-D3H-rev-10#kf; acha que da para manter ela ou é necessária a troca mesmo? se esse fosse o caso dava para investir primeiro na placa de vídeo e deixar a placa-mãe para o ano que vem.

Mantendo essa placa vai funcionar (atualizando a BIOS), mas como eu disse, ao meu ver, a melhor opção é fazer um upgrade geral e assim atualizar o hardware como um todo.

Ou seja, não é uma necessidade, mas é o melhor a se fazer.. você estará adquirindo um placa de vídeo moderna e ligando a uma placa mais "antiga", funciona, mas não é o ideal.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
5 horas atrás, Marcos Pascoal disse:

Se tiver orçamento para ir de RX 6750XT, com certeza é uma excelente opção.. o preço a mais é proporcional ao desempenho a mais que terá com ela.. então, continua sendo um ótimo custo-benefício!

Apenas se atente a fonte para utilizar com essa placa, pois a fonte que eu havia indicado anteriormente (Mancer Thunder) não será ideal para a RX6750XT, para montar uma configuração com essa placa, indico que compre a Cougar GEX 650W Gold.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
23 horas atrás, Marcos Pascoal disse:

@guilherme_dr beleza, e quanto ao processador ? Um Ryzen 5 5600 tá ok ou o 5600x é muito superior ??? Diferença de valores entre eles esta em 200 a 400 reais, compensa ou não vale a pena? 

Não vale a pena o 5600X, o desempenho não é tão diferente em relação ao valor.. se quiser algo melhor que o 5600, vá para o 5700X.

Postado

@guilherme_dr beleza, tava querendo ir para uma RX 7 700XT no lugar da 6750xt, queria ir para 4070 ou a TI, mas não vou ter orçamento, vale a pena a troca ou manter a 6750xt?

Por hora já comprei as memórias, o processador vai ser um Ryzen 5600 ou 5700x, tô decidindo ainda, mas pelo o que tô vendo talvez não faça tanta diferença, no meu caso, ir para o 5700x, a placa-mãe vai ser uma B550-pro.

As memórias comprei 2 pente de 8G 3200.

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
53 minutos atrás, Marcos Pascoal disse:

vale a pena a troca ou manter a 6750xt?

A RX6750XT é a placa de melhor custo-benefício hoje, entrega muita qualidade pelo preço que tem.. acho que é uma baita opção para você, ainda mais pensando na evolução que será em relação a sua configuração atual.

Relaxa que com o 5600 e a RX6750XT estará montando uma boa configuração e com espaço para futuros upgrades..

Abraços!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!