Ir ao conteúdo

Processador para Vtuber, streaming, jogos e desenho

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Fiquei em dúvida de qual seria a melhor opção de processador para o meu caso:

Eu não vou focar só em jogos, e todo benchmark que eu vejo são só comparando o desempenho em diferentes jogos, queria saber que processador seria melhor pra uma pessoa que vai, além de jogar, desenhar e usar programas para criação de Vtuber, edição e streaming?

Tenho preferência na AMD simplesmente pelo preço, tanto do processador quanto da placa-mãe. Mas não sei o que seria melhor pro meu bolso (não posso arcar com um processador que seja muito caro, R$ 1500+).

Qual processador devo escolher? Aceito também recomendações de outras peças para acompanhar o processador.

• Moderador
Postado
13 minutos atrás, LowestAngel disse:

(não posso arcar com um processador que seja muito caro, R$ 1500+)

Pela AMD até esse valor você poderia estar optando pelo Ryzen 7 5700X (AM4) ou Ryzen 5 7600X (AM5). O problema é que as placas-mãe AM5 estão bem escassas e caras no Brasil, exemplo: Gigabyte B650M DS3H. Essa é uma placa-mãe intermediária pra básica custando absurdos R$1.500,00.

Na plataforma AM4 você consegue uma placa-mãe de alta qualidade como a MSI MPG B550 Gaming Plus por bem menos, especialmente quando entra em promo e fica por R$900,00. Outra boa opção pro Ryzen 7 5700X seria a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi.

Cooler você pode estar pegando o DeepCool AG400 pro Ryzen 7 5700X e pro Ryzen 5 7600X que é mais esquentadinho eu recomendo o DeepCool AG620.

13 minutos atrás, LowestAngel disse:

Aceito também recomendações de outras peças para acompanhar o processador.

Que outras peças você está precisando? Informe tudo que você já tem e quanto pretende gastar no que ainda falta, por favor.

• Curtir 2
Postado

@Batata Defumada

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Pela AMD até esse valor você poderia estar optando pelo Ryzen 7 5700X (AM4) ou Ryzen 5 7600X (AM5). O problema é que as placas-mãe AM5 estão bem escassas e caras no Brasil, exemplo: Gigabyte B650M DS3H. Essa é uma placa-mãe intermediária pra básica custando absurdos R$1.500,00.

Tava pensando mesmo no R7 5700X, ia pegar um R5 5600 mas percebi que não ia suprir minhas necessidades.

Na plataforma AM4 você consegue uma placa-mãe de alta qualidade como a MSI MPG B550 Gaming Plus por bem menos, especialmente quando entra em promo e fica por R$900,00. Outra boa opção pro Ryzen 7 5700X seria a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi.

Sobre a placa-mãe, quando eu tinha em mente o R5 5600, peguei uma B550M Aorus Elite... Não sei se vai ser boa ou não pra um R7 5700X. Devo trocar?

Cooler você pode estar pegando o DeepCool AG400 pro Ryzen 7 5700X e pro Ryzen 5 7600X que é mais esquentadinho eu recomendo o DeepCool AG620.

De cooler eu acabei escolhendo um WATERCOOLER FROST 240mm da rise mode. Acho que vai suprir o processador.

Que outras peças você está precisando? Informe tudo que você já tem e quanto pretende gastar no que ainda falta, por favor.

Não sei o que escolher de placa de vídeo, como eu vou precisar fazer multitarefa tava pensando numa 3060 de 12gb que é meio que o básico, mas não sei se tem uma opção melhor até 3k

• Moderador
Postado
2 minutos atrás, LowestAngel disse:

Sobre a placa-mãe, quando eu tinha em mente o R5 5600, peguei uma B550M Aorus Elite... Não sei se vai ser boa ou não pra um R7 5700X. Devo trocar?

Não precisa trocar, ela serve.

3 minutos atrás, LowestAngel disse:

De cooler eu acabei escolhendo um WATERCOOLER FROST 240mm da rise mode. Acho que vai suprir o processador.

Os WC da Rise não são lá essas coisas mas deveria sim refrigerar tranquilamente o 5700X.

4 minutos atrás, LowestAngel disse:

Não sei o que escolher de placa de vídeo, como eu vou precisar fazer multitarefa tava pensando numa 3060 de 12gb que é meio que o básico, mas não sei se tem uma opção melhor até 3k

Pra Streaming a NVIDIA costuma ser melhor, vai ser na Twitch? Pensando em NVIDIA nesse orçamento você pode estar pegando a 4060 Ti, só que a versão de 16GB, que é a que eu recomendaria, passa um pouquinho dos 3K: RTX 4060 Ti 16GB. Deixando bem claro, essa placa não é o melhor custo-benefício, longe disso na verdade. O melhor custo-benefício do momento seria  a RX 6750 XT 12GB, se você não importar em ir de AMD.

• Curtir 1
Postado
34 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Pra Streaming a NVIDIA costuma ser melhor, vai ser na Twitch? 

Seria a ideia, sim.

34 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Pensando em NVIDIA nesse orçamento você pode estar pegando a 4060 Ti, só que a versão de 16GB, que é a que eu recomendaria, passa um pouquinho dos 3K: RTX 4060 Ti 16GB. Deixando bem claro, essa placa não é o melhor custo-benefício, longe disso na verdade. O melhor custo-benefício do momento seria  a RX 6750 XT 12GB, se você não importar em ir de AMD.

Por mais que eu não ligue de ir pra AMD não tenho nenhuma experiência com as placas de vídeo deles, sempre tive NVIDIA. 

Sobre a 4060ti, vi muita gente reclamar dela e da versão 4060 normal, acha que vale a pena mesmo? Já vi gente falando que a 3060 de 12gb aguentava suave só por causa da VRam. Se eu fosse de 3060 ia ter gargalo pra fazer streaming? Seria melhor ir de AMD se fosse o caso?

• Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, LowestAngel disse:

Sobre a 4060ti, vi muita gente reclamar dela e da versão 4060 normal, acha que vale a pena mesmo?

Porque tiveram um ganho de desempenho decepcionante de uma geração pra outra, geralmente uma placa XX60 da nova geração supera uma XX70 da anterior, não foi bem o caso com a série 4000. Mas o fato é que a 4060 Ti é bem mais potente que a 3060 e por ser mais recente conta com novos recursos, sem contar a eficiência energética que é um plus.

Igual eu falei, não é uma opção custo-benefício, mas se fosse pra eu pegar uma GPU agora eu não ia querer uma 3060 ou 3060 Ti mas sim uma RX 6750XT ou RTX 4060 Ti, que vão seguir te atendendo bem por mais tempo. Mas a 3060 de 12GB já é uma placa boa pra Full HD e acredito que se você optar por ela não vai ter nenhum problema nos seus objetivos, e especialmente no quesito twitch streaming, como eu falei a NVIDIA é superior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...