Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem?

Recentemente está aparecendo BSOD quando ativo o Turbo Boost Intel com o meu 13600KF.

A BSOD aparece imediatamente quando inicio o computador com a opção do Turbo Boost ativada.

Já formatei o computador, já fiz o teste de processador da propria intel e deu tudo ok. Tentei também utilizar o clock manual, tentei colocar 48, 49, 50... Mas todos aparecem a BSOD.

Gigabyte B760M Aorus Elite - BIOS F15
GeForce RTX 4070
32Gb Ram

Histórico:

Comprei dia 06/06/2023. Desde então estava funcionando normalmente.
No dia 11/11/2023 tiveram uns dias mais quentes aqui na cidade. Fui acompanhando as temperaturas do computador e chegava em 90C e picos de 100C quando estava em algum jogo.
Mas pesquisando vi que isso era algo normal desses processadores, mas fiquei acompanhando para encontrar alguma solução.
Só que começou a dar tela azul, não ficava 10 minutos com o computador funcionando que apresentava a BSOD.
A solução foi desativar o turbo boost e diminuir a tensão para manter estável o computador, depois que fiz isso parou os problemas. Porém o clock ficou em 3,5Ghz, o que me frusta porque é possível de 5Ghz.
Mas mantive assim para trabalhar e continuar usando.
As temperaturas mantiveram até no máximo 60C assim.
Eu tinha um WC 240mm. Então comprei um gabinete maior e um WC de 360mm da Deepcool, agora as temperaturas não passam de 40 e 50C.
Porém, querendo voltar as configurações anteriores para usar o máximo do processador, quando ativo o Turbo Boost a tela azul aparece depois do boot.

Não sei mais o que fazer, estou pensando em ir atrás do RMA mas to tentando encontrar alguma solução a mais.

2.png

1.png

Postado

@lionlucas

Tem vários que já aconteceram:

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP

IRQL_GT_ZERO_AT_SYSTEM_SERVICE

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

KMODE EXCEPTION NOT HANDLED

IRQL NOT LESS OR EQUAL

CRITICAL_PROCESS_DIED

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...