Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

13600KF Tela azul quando ativa o Turbo Boost Intel


Posts recomendados

Olá, tudo bem?

Recentemente está aparecendo BSOD quando ativo o Turbo Boost Intel com o meu 13600KF.

A BSOD aparece imediatamente quando inicio o computador com a opção do Turbo Boost ativada.

Já formatei o computador, já fiz o teste de processador da propria intel e deu tudo ok. Tentei também utilizar o clock manual, tentei colocar 48, 49, 50... Mas todos aparecem a BSOD.

Gigabyte B760M Aorus Elite - BIOS F15
GeForce RTX 4070
32Gb Ram

Histórico:

Comprei dia 06/06/2023. Desde então estava funcionando normalmente.
No dia 11/11/2023 tiveram uns dias mais quentes aqui na cidade. Fui acompanhando as temperaturas do computador e chegava em 90C e picos de 100C quando estava em algum jogo.
Mas pesquisando vi que isso era algo normal desses processadores, mas fiquei acompanhando para encontrar alguma solução.
Só que começou a dar tela azul, não ficava 10 minutos com o computador funcionando que apresentava a BSOD.
A solução foi desativar o turbo boost e diminuir a tensão para manter estável o computador, depois que fiz isso parou os problemas. Porém o clock ficou em 3,5Ghz, o que me frusta porque é possível de 5Ghz.
Mas mantive assim para trabalhar e continuar usando.
As temperaturas mantiveram até no máximo 60C assim.
Eu tinha um WC 240mm. Então comprei um gabinete maior e um WC de 360mm da Deepcool, agora as temperaturas não passam de 40 e 50C.
Porém, querendo voltar as configurações anteriores para usar o máximo do processador, quando ativo o Turbo Boost a tela azul aparece depois do boot.

 

 

Não sei mais o que fazer, estou pensando em ir atrás do RMA mas to tentando encontrar alguma solução a mais.

2.png

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!