Ir ao conteúdo

SSD com windows em um novo PC

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Comprei peças para montar um pc novo, e gostaria de usar meu SSD (que contém o windows 10 ☠️) e meu m2 da máquina antiga nesse novo setup.
Será que é possível fazer isso? se não como tenho que fazer.

Postado

@lukaspanga  O certo a fazer é, backup dos seus arquivos, formatar e instalar do zero o windows.

Pegar SSD da antiga máquina e instalar na nova..., vai dar instabilidade e vários erros.

Existe programa na qual você consegue desinstalar os drivers antigos e instalar os novos.

Nunca usei então..., não posso recomendar pois, pode dar problema.

Postado
7 minutos atrás, xlemes disse:

@lukaspanga  O certo a fazer é, backup dos seus arquivos, formatar e instalar do zero o windows.

Pegar SSD da antiga máquina e instalar na nova..., vai dar instabilidade e vários erros.

Existe programa na qual você consegue desinstalar os drivers antigos e instalar os novos.

Nunca usei então..., não posso recomendar pois, pode dar problema.

Sou meio iniciante nessa área, eu teria que ter um pendrive e instalar o windows com o SSD plugado na nova máquina ?

Postado

@lukaspanga  é interessante fazer backup, mas o windows 10 consegue atualizar os drivers básico apenas de conectar, mas pode dar algum erro e corromper o windows e tu perder tudo, porque windows é windows né, então backup é sempre bom

• Solução
Postado
1 hora atrás, lukaspanga disse:

Sou meio iniciante nessa área, eu teria que ter um pendrive e instalar o windows com o SSD plugado na nova máquina ?

Primeira coisa a ser feita...

- backup.

Tem HD externo?

Salva tudo nele.

Arquivos, documentos, fotos, videos, filmes, salva tudo.

Após isso, você já pode baixar o rufus portátil e, com um pendrive de 8GB (vazio), colocar o windows 10 ou o 11 (fica a sua escolha).

Assim que colocar o sistema no pendrive..., desligue o seu computador.

Passe o SSD pro novo computador.

Plugue o pendrive no usb e ligue seu novo computador.

Pressione DEL várias vezes até entrar no setup da placa-mãe.

No setup, mude o boot para USB (provavelmente deve estar o seu SSD como primário).

Caso precisar de mais detalhes sobre o setup, fala que eu detalho com imagens.

Assim que iniciar pelo pendrive, é só seguir os procedimentos e instalar seu novo windows.

Assim que terminar a instalação..., entre no site do fabricante da sua placa-mãe e baixe os drivers necessários.

Caso não saiba qual fabricante e modelo da sua placa-mãe..., baixe o cpu-z portátil e veja na aba "mainboard".

Feio a instalação..., reinicie seu computador...

Agora..., é partir pro abraço e aproveitar seu novo pc 👍

Postado
21 minutos atrás, xlemes disse:

Primeira coisa a ser feita...

- backup.

Tem HD externo?

Salva tudo nele.

Arquivos, documentos, fotos, videos, filmes, salva tudo.

Após isso, você já pode baixar o rufus portátil e, com um pendrive de 8GB (vazio), colocar o windows 10 ou o 11 (fica a sua escolha).

Assim que colocar o sistema no pendrive..., desligue o seu computador.

Passe o SSD pro novo computador.

Plugue o pendrive no usb e ligue seu novo computador.

Pressione DEL várias vezes até entrar no setup da placa-mãe.

No setup, mude o boot para USB (provavelmente deve estar o seu SSD como primário).

Caso precisar de mais detalhes sobre o setup, fala que eu detalho com imagens.

Assim que iniciar pelo pendrive, é só seguir os procedimentos e instalar seu novo windows.

Assim que terminar a instalação..., entre no site do fabricante da sua placa-mãe e baixe os drivers necessários.

Caso não saiba qual fabricante e modelo da sua placa-mãe..., baixe o cpu-z portátil e veja na aba "mainboard".

Feio a instalação..., reinicie seu computador...

Agora..., é partir pro abraço e aproveitar seu novo pc 👍

Obrigado, você foi esclarecedor. Há a possibilidade de fazer a cópia do SSD e passar pra um HD normal? Gostaria de usar o setup antigo.

Postado
21 minutos atrás, lukaspanga disse:

Obrigado, você foi esclarecedor. Há a possibilidade de fazer a cópia do SSD e passar pra um HD normal? Gostaria de usar o setup antigo.

Esse termo seria "clonar" o sistema.

Tem como fazer sim.

Veja esse programa.

Postado
3 minutos atrás, xlemes disse:

Esse termo seria "clonar" o sistema.

Tem como fazer sim.

Veja esse programa.

No caso eu reinstalaria o windows no HD sata que tenho certo? ou simplesmente clonaria para esse HD... mas acho que perco o que está no HD certo?
vou fazer um backup do SSD de qualquer forma..

Postado

@lukaspanga  Vamos em partes...

Você tem "um" SSD certo?

Você tem "um" HD certo?

Seu antigo computador estava com SSD (ou HD)??

O certo a se fazer é usar o SSD no novo computador..., e deixar esse HD como "HD externo".

Se não tiver uma case sata3, mercado livre vende (link).

Eu mesmo possúo duas dessa case e não tive problema até o momento.

Caso não tenha case para colocar seu HD..., o certo é fazer um trabalho demorado porém, que o resultado vai ser 100%.

Caso seu pc antigo esteja com HD..., coloque seu SSD no novo pc e instale o windows da maneira que citei na minha mensagem anterior.

pendrive contendo o sistema (pelo rufus), instala o sistema no computador novo já com o SSD.

Após finalizar tudo (sistema atualizado e drivers instalados), você pluga o seu HD com o cabo sata e "passa" todo o seu backup pro SSD (caso tenha espaço).

Após isso..., formate o HD.

Volte o backup para o HD.

Deixe o SSD apenas com sistema e programas (mais jogos).

Comprando a case que citei no link..., você usa o seu HD apenas pra salvar documentos, fotos, músicas, filmes, etc.

Caso seja o contrário do que citei acima..., você salva seu backup no HD..., despluga o seu HD..., tira o SSD do pc antigo e já pode plugar no seu pc novo.

Usando o pendrive com o sistema, só fazer seu pc iniciar pelo usb e instalar o windows no SSD.

Após a instalação completa do sistema, atuzalize seus sistema, baixe os drivers no site do fabricante e pronto.

Só plugar seu HD no cabo sata da placa-mãe ou, na case que citei.

E partir pro abraço 😉

Postado
1 hora atrás, xlemes disse:

@lukaspanga  Vamos em partes...

Você tem "um" SSD certo?

Você tem "um" HD certo?

Seu antigo computador estava com SSD (ou HD)??

O certo a se fazer é usar o SSD no novo computador..., e deixar esse HD como "HD externo".

Se não tiver uma case sata3, mercado livre vende (link).

Eu mesmo possúo duas dessa case e não tive problema até o momento.

Caso não tenha case para colocar seu HD..., o certo é fazer um trabalho demorado porém, que o resultado vai ser 100%.

Caso seu pc antigo esteja com HD..., coloque seu SSD no novo pc e instale o windows da maneira que citei na minha mensagem anterior.

pendrive contendo o sistema (pelo rufus), instala o sistema no computador novo já com o SSD.

Após finalizar tudo (sistema atualizado e drivers instalados), você pluga o seu HD com o cabo sata e "passa" todo o seu backup pro SSD (caso tenha espaço).

Após isso..., formate o HD.

Volte o backup para o HD.

Deixe o SSD apenas com sistema e programas (mais jogos).

Comprando a case que citei no link..., você usa o seu HD apenas pra salvar documentos, fotos, músicas, filmes, etc.

Caso seja o contrário do que citei acima..., você salva seu backup no HD..., despluga o seu HD..., tira o SSD do pc antigo e já pode plugar no seu pc novo.

Usando o pendrive com o sistema, só fazer seu pc iniciar pelo usb e instalar o windows no SSD.

Após a instalação completa do sistema, atuzalize seus sistema, baixe os drivers no site do fabricante e pronto.

Só plugar seu HD no cabo sata da placa-mãe ou, na case que citei.

E partir pro abraço 😉

Cara muito obrigado já me ajudou muito.

Eu tenho um HD , SSD e M2 nesse PC antigo.. minhas peças chegaram ontem e queria ter o windows nos dois..

Irei fazer um backup do SSD e deixar no HD.. irei instalar o windows no SSD já no Pc novo..

Acho que depois no caso eu consigo instalar o windows no HD para usar também o Pc antigo certo?

Desculpa pelo trabalho.

Postado

@lukaspanga  Dá sim.

Porém sempre priorize o HD pra ser externo (salvar dados como documentos, fotos etc).

Os SSD seja convencional ou NVMe, melhor deixar pra sistema e programa de trabalho, jogos.

Mas se você tem 3..., dá pra fazer tranquilo o que você mencionou.

Postado
7 minutos atrás, xlemes disse:

@lukaspanga  Dá sim.

Porém sempre priorize o HD pra ser externo (salvar dados como documentos, fotos etc).

Os SSD seja convencional ou NVMe, melhor deixar pra sistema e programa de trabalho, jogos.

Mas se você tem 3..., dá pra fazer tranquilo o que você mencionou.

Obrigado amigo! Que você tenha um ano novo feliz e tudo de certo.

Postado
3 horas atrás, lukaspanga disse:

Obrigado amigo! Que você tenha um ano novo feliz e tudo de certo.

A você também amigo.

Ótima semana a você e sua família, feliz natal a vocês, feliz ano novo a vocês..., e o que precisar..., pode contar comigo 👍

Postado

Uma dúvida me surgiu aqui, para usar o SSD na nova máquina eu preciso formatar ele?

2 minutos atrás, lukaspanga disse:

Uma dúvida me surgiu aqui, para usar o SSD na nova máquina eu preciso formatar ele?

E como vou formatar se meu SO está nele? 

Postado
2 horas atrás, lukaspanga disse:

E como vou formatar se meu SO está nele? 

Vamos em partes que eu já me perdí...

No seu pc antigo..., você usava o HD, o SSD ou o NVMe?

Como eu disse na mensagem lá em cima..., o "certo"..., é você formatar o HD..., comprar uma case (aquela do link que te passei), transformar ele em HD externo.

Depois de formatado..., você faz backup nele.

Após isso..., instale o NVMe no seu novo pc.

Com um pendrive de 8gb, coloque o sistema 10/11 usando o rufus.

No pc novo você usa esse pendrive pra fazer a instalação do sistema.

Após fazer a instalação do sistema..., instale os drivers e use o HD externo na porta USB 3 da sua máquina nova.

Postado
25 minutos atrás, xlemes disse:

Vamos em partes que eu já me perdí...

No seu pc antigo..., você usava o HD, o SSD ou o NVMe?

Como eu disse na mensagem lá em cima..., o "certo"..., é você formatar o HD..., comprar uma case (aquela do link que te passei), transformar ele em HD externo.

Depois de formatado..., você faz backup nele.

Após isso..., instale o NVMe no seu novo pc.

Com um pendrive de 8gb, coloque o sistema 10/11 usando o rufus.

No pc novo você usa esse pendrive pra fazer a instalação do sistema.

Após fazer a instalação do sistema..., instale os drivers e use o HD externo na porta USB 3 da sua máquina nova.

No pc antigo eu possuo os 3 HDD, SSD e NVMe.

Eu farei um backup do SSD (que tem o sistema operacional) no HDD, e após isso que tenho duvidas.. pois quero manter o windows na maquina antiga.. que só ficará com o HDD..

Não sei se estou certo, na minha cabeça eu Faria o backup do SSD no HDD, logo após formataria o SSD (não sei como mas to vendo ahaha) usaria o pendrive com rufus e win 11 pra instalar o windows no SSD no pc novo. Após isso transferiria arquivos importantes que estão no HDD para o SSD e o NVMe que estão na maquina nova, e formataria o mesmo. Voltaria com o HDD formatado para o pc antigo e instalaria o win 11 da mesma forma que instalei no novo.

Não sei se to certo kkkkk me ajuda amigo

Postado

@lukaspanga  Agora entendí.

Faz o seguinte amigo...

Se você usa o seu HD pra salvar arquivos..., deixe ele assim.

No pc antigo você pode deixar o SSD.

Coloque o NVMe no pc novo.

Não precisa fazer backup do pc antigo pois você não precisará tirar o SSD de lá.

Esse NVMe que você colocará no pc novo..., esse sim precisará instalar o sistema e os drivers.

Enquanto isso esse HD que você possúi..., use ele pra salvar arquivos tanto no pc antigo como no novo.

Postado
1 minuto atrás, xlemes disse:

@lukaspanga  Agora entendí.

Faz o seguinte amigo...

Se você usa o seu HD pra salvar arquivos..., deixe ele assim.

No pc antigo você pode deixar o SSD.

Coloque o NVMe no pc novo.

Não precisa fazer backup do pc antigo pois você não precisará tirar o SSD de lá.

Esse NVMe que você colocará no pc novo..., esse sim precisará instalar o sistema e os drivers.

Enquanto isso esse HD que você possúi..., use ele pra salvar arquivos tanto no pc antigo como no novo.

ótima ideia obrigado mesmo!

E mesmo assim preciso formatar o NVMe certo???

Postado
1 minuto atrás, lukaspanga disse:

E mesmo assim preciso formatar o NVMe certo???

Atualmente, o sistema só está no SSD correto?

Se o HD seu só serve pra salvar arquivos..., o NVMe você tem ele pra que?

Se você comprou ele pra colocar na máquina nova..., é só instalar na placa-mãe e colocar o pendrive que automaticamente já vai pra opção de instalação (sem precisar formatar ou até mesmo escolher partição para a instalação).

Postado
1 minuto atrás, xlemes disse:

Atualmente, o sistema só está no SSD correto?

Se o HD seu só serve pra salvar arquivos..., o NVMe você tem ele pra que?

Se você comprou ele pra colocar na máquina nova..., é só instalar na placa-mãe e colocar o pendrive que automaticamente já vai pra opção de instalação (sem precisar formatar ou até mesmo escolher partição para a instalação).

Eu tenho ele para jogos, atualmente tem algumas coisas mas eu posso formatar e instalar o windows nele..

Postado
8 minutos atrás, lukaspanga disse:

Eu tenho ele para jogos, atualmente tem algumas coisas mas eu posso formatar e instalar o windows nele..

O certo é fazer isso.

O SSD continua no pc antigo (não precisa formatar).

O NVMe, se tiver algo pra salvar..., salve no HD.

Instale o NVMe no pc novo e faça a instalação do sistema excluindo a partição (zerar o NVMe).

O HD você usa ele como "externo".

Você pode usar quando quiser tanto no pc antigo como no novo (apenas plugando no usb das máquinas).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!