Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho um wc tgt spartel guardado a um tempo, e decidi instala-lo e ver quais as menores temperaturas que consigo com ele, sem perda de performance....

instalei uma ventoinha de servidor (120mm) nele, coloquei uma pasta térmica de 8.5kw

config:

ga q77m dh2

i5 3470

HD 2500 (oc para 1.3ghz sem overvolt)

mancer kevlar

tgt spartel 120 ht

claro, isso é só por curiosidade, não quero gastar com esse pc (até porque LGA 1155 é bem antiga), mas como disse. Fiquei curioso com temperaturas, já que as menores temperaturas que consigo em meus setups é próximo de 50º em uso moderado (que não é ruim).

configurei a velocidade da bomba para 95% e da ventoinha para 75% (2400 rpm), testei varias configurações, alterações nesses valores "pioram" a temperatura. Sei que esse watercooler não é tão bom, só estou usando a ventoinha dele no setup.

com isso consegui temperaturas entre 38 e 41 graus...

tava pensando comigo que isso obviamente é melhor do que os 55º com cooler box, mas ainda parece uma diferença muito baixa

em stress, a temperatura se mantem na casa dos 55º, que é muito bom na real (antes batia 70º com o cooler box)

adendos:

acima de 75% a ventoinha perde eficiência e só faz barulho

a bom em 100% e 95% quase não tem alteração na temperatura (coisa de 1 - 1,5ºC)

image.thumb.png.fcd328aa62f2891b8ef9f7eb079ef7ac.png

uma coisa que percebi é que com o watercooler, a temperatura se mantem estável mesmo com o clock "alto", sem quedas na velocidade (coisa que acontecia com o cooler box)

image.thumb.png.46833fb6b190865af1592e2b9fcef095.png

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

com isso consegui temperaturas entre 38 e 41 graus

Considerando que é um processador do 2° trimestre de 2012 com litografia de 20 nm , essa temperatura está muito boa pois nessa época os processadores não eram exatamente frios , a temperatura do ambiente também influencia porém no seu caso talvez consiga meros 5-3 graus a menos em dias frios ou usando ar condicionado/ventiladores 

Quanto a maior estabilidade  da temperatura o water cooler também apresenta um resfriamento passivo pela constante movimentação do líquido , diferente do air cooler que tem apenas a fan e dissipador simples para isso .

Postado

@STAR ALPHA sim, mas o que me impressiona é que paguei muito pouco nesse WC, pouco mais de R$200, sei que tem aircoolers melhor, mas o estilo ganha. tava pensando em fazer um push/pull, mas a ventoinha que utilizo tem o tamanho de 2 radiadores kkk, to querebdo gelar ao maximo esse processador por um outro motivo também, estou montando um sleeper com o case de um xbox, uma rx6600 e um r7 5700g ou r5 5500g, mas como o espaço é muito apertado, estou utilizando esse meu pc como teste, pretendo deixar a temperatura do "Xbox" abaixo dos 70º (que é bem difícil), algumas configurações na gringa, batem 85º no processador facilmente, mas não tenho acesso as tecnologias que eles utilizam..

Postado

Já tive o I5 3550 e pude comparar o air cooler Hyper 212 e o wc Seidon 120V.

Os dois praticamente tinham o mesmo desempenho, dai a diferença mesmo ficou mais no custo ou na estética.

Não vi ganho com push pull, particularmente não acho que valeria a pena gastar com essa segunda fan.

A temperatura que eu recordo não passava de 55 C em stress com temperatura ambiente 25 C.

Sobre o cooler box não sei se por acaso reparou ou teve problema com isso, o fluxo de ar por ser na vertical, as pás acabam retendo mais poeira e espalhando para os cantos da placa-mãe.

Isso não acontece com o air cooler ou com o wc já que seguem o fluxo de ar padrão do gabinete de frente pra trás.

Postado
40 minutos atrás, EdsonSM disse:

Já tive o I5 3550 e pude comparar o air cooler Hyper 212 e o wc Seidon 120V.

Os dois praticamente tinham o mesmo desempenho, dai a diferença mesmo ficou mais no custo ou na estética.

Não vi ganho com push pull, particularmente não acho que valeria a pena gastar com essa segunda fan.

A temperatura que eu recordo não passava de 55 C em stress com temperatura ambiente 25 C.

Sobre o cooler box não sei se por acaso reparou ou teve problema com isso, o fluxo de ar por ser na vertical, as pás acabam retendo mais poeira e espalhando para os cantos da placa-mãe.

Isso não acontece com o air cooler ou com o wc já que seguem o fluxo de ar padrão do gabinete de frente pra trás.

fiz o teste com +/- 30º de temperatura ambiente (meu quarto é mal ventilado)

eu testei em bancada também, a temperatura teve uma alteração de +/- 10º em load

a fonte do meu gabinete queimou, então meio que tenho umas 3 fans sem uso

interesante que no fydeOS, mesmo utilizando mais processador,a temperatura se mantem mais baixa
image.thumb.png.72008df74ee2b0847c0dfed3ab9724e2.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...