Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EdsonSM

Membro Pleno
  • Total de itens

    2.247
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

613

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo
  • Sexo
    Prefiro não dizer
  1. Em processadores Ryzen de 3a geração são comuns esses picos de temperaturas mesmo com o cpu executando tarefas básicas. Eles foram projetados para serem mais responsivos com algoritmo de boost mais agressivo. Se quiser, veja uma explicação técnica da AMD aqui. Os utilitários de terceiros acabam reportando os picos de temperatura. Se quiser recomendo que compare as temperaturas com o Ryzen Master disponível no site da AMD aqui. Esse utilitário mostra as médias, ignorando os picos de temperaturas, veja se não mais baixas.
  2. Não tenho experiência com water coolers da Pichau, mas irei tentar ajudá-lo. Não sei quais os cabos que a bomba tem. Caso o cabo da bomba use alimentação pelo conector de fan da placa-mãe, ela precisa ser ligada em full speed. Dependendo da sua placa-mãe pode ser necessário fazer esse ajuste na bios.
  3. Geralmente fans em push, pull ou push-pull não tem muita diferença no desempenho. Se quiser veja esse review aqui. Você até poderia combinar fans diferentes, mas o ideal é que os pares sejam iguais. O radiador por ter os cantos fechados não possui saída para o excesso de ar. Assim a fan mais forte pode acabar pressionando o motor da fan mais fraca.
  4. Para a bomba deixando em full speed independe de qualquer outro tipo de ajuste na bios. Existe 3 opções auto, pwm e dc correto? Você pode deixar no padrão em auto. As fans de 3-pinos podem ser controlados por volta,gem DC. As fans de 4-pinos são recomendáveis PWM. Geralmente o AUTO a placa-mãe detecta e escolhe o controle de rotação mais apropriado conforme a fan é de 3-pinos ou 4-pinos. Geralmente as fans que vem com os gabinetes não tem rotação muito alta e nem fazem tanto ruído. Daí há quem até prefira deixar essas fans em full speed.
  5. A configuração está correta. O mais importante é a bomba funcionar em full speed. A sua placa-mãe por convenção tem a opção W_Pump indicando que está alimentando a bomba do wc. No caso da bomba, a opção control mode PWM também funcionaria como se fosse full speed. Mas o PWM seria de uso mais especifico para controle de fans PWM.
  6. Edit: me equivoquei com o gabinete e compatibilidade
  7. Não tenho experiência com essas fans mais recentes da Deepcool. Os que vinham com os antigos Gammaxx e Maelstrom achei o desempenho e nível de ruído bem satisfatórios. Creio que essas fans mais recentes RF120 e o CF120 são bem parecidas com as que vem com os atuais coolers e water coolers da Deepcool. Para ter uma ideia do desempenho, tem um review que testou o CF120 que é de 4-pinos PWM aqui. Vi o RF120 led white em promoção, que seria de 3-pinos com opção de ligar no molex da fonte.
  8. Verdade, apenas citei de um caso que o problema não necessariamente é a instalação do cooler. Daí como as peças são novas e mesmo reinstalando o cooler o problema persistir, sugeri acionar o garantia. Até para deixar a empresa onde comprou ficar ciente do problema.
  9. Acho que valeria a pena reinstalar o cooler e trocar a pasta térmica para descartar algum problema com a instalação. Daí refaça os testes, se quiser com o gabinete aberto e fechado também. Se a temperatura continuar alta, particularmente recomendo acionar a garantia. Até para não correr o risco de na tentativa de descobrir o problema sozinho acabar danificando algo e invalidando de vez a garantia. No fórum já aconteceu de um usuário que no final das contas descobriu que o problema estava na placa-mãe e não com a instalação. Veja tópico dele aqui.
  10. O cpu_opt ou water cooling fan header seria por convenção um conector opcional para ligar uma fan adicional do cooler do cpu ou a bomba do water cooler. Mas quiser você pode usar esse conector para ligar qualquer outra fan do gabinete.
  11. As duas formas de ventilação são possíveis. Acho que a melhor forma de instalação pode variar para cada configuração. Geralmente os fabricantes recomendam a fan soprando para dentro ou seja em direção ao socket da placa-mãe. Creio que com a suposição da ventilação beneficiar também componentes da placa-mãe. Porém lembro de um especialista que testou diversos desses coolers e geralmente teve resultados melhores soprando para fora tal como no print. A razão é que soprando para dentro, o ar mais aquecido acaba espalhando sob a placa-mãe, atingindo outros componentes
  12. A bomba pode ser ligada em qualquer conector, desde que funcione em full speed. Você pode sim ligar no CPU_FAN2/WP, então na bios procure pela opção Fan-Tastic Tuning. Daí deixe esse conector em w_pump e em full speed. O pwm também serviria, mas seria mais específico para fans de 4-pinos. Sobre a orientação das mangueiras para cima ou para baixo fica mais a critério de cada um. Mas o mais recomendado seria deixar virado para baixo. Apenas veja se as mangueiras não estariam em contato com as pás das fans ou não ficaram esticadas demais.
  13. O painel frontal não é adequado para ser usado como saída de ar, além da tampa frontal do seu gabinete ser restritivo. Já vi usuários que fizeram assim, wc frontal e fans invertidas e o desempenho não ficou legal. As fans frontais devem ser usadas como injeção de ar. A traseira e o teto são usadas preferencialmente para exaustão. Outra consideração é a bomba ter que funcionar em full speed. A sua placa-mãe por convenção os conectores tem a opção WP para indicar o uso da bomba de wc. Assim deixe o conector da bomba configurado como WP e full speed.
  14. No caso do autor do tópico a temperatura do processador em si já passou do limite estipulado pela AMD. Os TMPIN são geralmente sensores da placa-mãe e que são mostradas também na bios ou pelo utilitário da placa-mãe. Uma dessas temperaturas é a do socket do cpu que não deve ser confundida com a temperatura do processador em si.
  15. O limite de temperatura do FX-6300 é de 70 C. A temperatura do processador está descrito no HwMonitor como Package/Cores. O AMD Overdrive já foi descontinuado, mas ainda pode ser baixado nesse link alternativo aqui. Esse utilitário mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite. A soma do Package/Cores com a Margem térmica resultará nesse limite de 70 C. O ideal seria manter uma folga com relação a temperatura limite.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!