×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EdsonSM

Membro Pleno
  • Posts

    2.335
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

642

1 Seguidor

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo
  • Sexo
    Prefiro não dizer
  1. Então creio que seja defeito na bomba do wc. Com o cpu nem sendo tão exigido 22% as temperaturas não são normais. É como se o bloco não estivesse em contato com o cpu ou a bomba não estar funcionando devidamente.
  2. No caso da sua placa-mãe os conectores fazem controle de rotação da bomba por variação de tensão, afetando o fornecimento de energia. O controle de rotação do conector da bomba precisa ser desativado. Na BIOS procure pela oão Smart Fan e deixe o conector da bomba em full speed. A opção PWM também serve, apenas seria mais específico para controle de fans de 4-pinos. A fan não é muito barulhenta deixando ligada direto na fonte? Se o ruído estiver incomodando deixe ligada no conector de fan da placa-mãe para que sua rotação possa ser controlada.
  3. Esse wc seria o ML240L RGB o mais antigo? Não sei se seria o caso, já vi acontecer de esquecer de retirar a película de proteção da base do cooler. A instalação do bloco você fez com a placa-mãe instalada dentro ou fora do gabinete? Para fazer a instalação dentro do gabinete não é muito prático, pois precisaria da ajuda de outra pessoa para segurar o backplate atrás da placa-mãe. Quando retirou o bloco para aplicar a pasta térmica notou algum problema quanto o espalhamento? A falta de espalhamento pode indicar problema de contato entre o bloco e cpu.
  4. Veja se o suporte da Gamdias não ajudaria com sua dúvida. Eles tem site oficial aqui. Creio que por conta da garantia é melhor não cortar o fio do led. Esse detalhe pode ser também um problema quando quiser vender esse wc.
  5. Seria interessante postar mais detalhes sobre a sua configuração. Poste a placa-mãe e gabinete. Em que local do do gabinete está instalado o radiador? Não sei em que conectores você ligou o wc. A fan pode ser ligada no cpu fan. A bomba pode ser ligada em qualquer outro conector da placa-mãe, lembrando de na BIOS verificar se o controle de rotação está em full speed.
  6. Não sei se seria o caso, já vi acontecer de esquecer de retirar a película de proteção da base de contato do bloco. A bomba está ligada em algum dos conectores da placa-mãe ou na fonte? Se estiver ligada no conector da placa-mãe, veja se a bomba está funcionando com controle de rotação desativado. A rotação da da bomba está especificada em 2300 rpm e não está aparecendo no print do HwMonitor. Se estiver tudo certo com a instalação acho que seria melhor acionar a garantia.
  7. Se tiver com as fans de fábrica, experimente testar com essas fans. Creio que não tem nada a ver, mas se puder faça um teste com a bomba ligada no cpu fan e veja se faz alguma diferença na rotação e nas temperaturas.
  8. Já tive o 240T, tem razão me recordo que o led piscava lentamente. A bomba ficava em torno de 2300 rpm. Então parece que está tudo bem com a instalação. Quanto as temperaturas acho que deveria ser mais baixa. Imagino se com o cooler box as temperaturas não seriam as mesmas.
  9. Verifique se a rotação da bomba não seria em torno de 2300 - 2400 rpm. E se o led está funcionando como mostrado aqui. Já vi temperaturas bem mais baixas do R5 3600 com wc de 240. Eu mesmo já tive o R5 3600 com um wc de 240, o Corsair H100X e as temperaturas não eram altas assim. Já testou com as fans que vieram com o 240T? Não tenho experiência com esse tipo de gabinete, com fans laterais ao lado da placa-mãe. Acho que não teria haver, mas imagino se não seria melhor com essas fans laterais funcionando como injeção de ar ao invés de exaustão.
  10. Verifique se a bomba está funcionando com controle de rotação desativado. Creio que na BIOS em H/W Monitor a tela seja parecida com a desse print aqui. Caso tenha ligado a bomba no cpu fan 2 ou algum dos cha fan, é necessário desativar o controle de rotação. Por convenção da ASRock, deixe no modo W_PUMP e full speed. Se preferir e achar mais simples o modo PWM funciona também, apenas seria mais específico para controle de fans de 4-pinos.
  11. Já tinha postado anteriormente o link com resposta de um representante da AMD, veja aqui. Esse cpu foi projetado para atingir 1.4V - 1.5V conforme a necessidade. Em um intervalo de tempo, o cpu pode atingir picos de tensões mas que são breves.
  12. Mas a sua dúvida seria tensão e clock fixos e se poderia no futuro afetar o chip? Então o que quis dizer que pelos tópicos teoricamente 1.2V é seguro. Não estou dizendo que não pode ser feito, sei que é raro tópicos falando em degradação. Eu diria que o melhor seria mesmo manter o padrão de fábrica, e fazer undervolt e fixar o clock somente estiver tendo necessidade de fazer. Em um dos tópicos aqui, veja a sequencia e tempo de degradação do chip #2. Aparente apenas 10-15 mv pode ser suficiente para o chip apresentar alguma degradação. De 4.15ghz 1.275V e 4 meses depois perdeu 5mv, e passou a precisar de 1.28V para 4.15ghz. Eu diria que a degradação foi discreta, mas nem todo mundo iria querer aceitar esse fato, o chip permanentemente não atingir o mesmo clock de antes.
  13. No caso do autor sei que a tensão em 1.2V seria teoricamente seguro. Porém o que quis dizer que já vi alguns tópicos de Ryzens 3 sugerindo degradação mesmo com tensões não muito altas. Creio que o risco seja pequeno, mas como o autor do tópico tem essa preocupação apenas citei fontes dessa possibilidade. Então não necessariamente fazer undervolt ou deixar o clock sempre fixo seria mais seguro do que manter o clock e tensões de fábrica. Se o problema for fazer undervolt por conta de temperaturas, particularmente consideraria um cooler que fosse mais adequado.
  14. A degradação do chip se refere a problemas com estabilidade do chip. Conforme o tempo a degradação faz com que o cpu não consiga manter o mesmo clock, necessitando de uma tensão maior.
  15. Creio que no GX700 teria que ser wc de 120 na traseira. O espaço no no topo parece ser bem apertado para instalar o radiador com as fans. E mesmo na frente o espaço parece não permitir radiador de 240. Veja tópico com fotos aqui.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como ganhar dinheiro montando computadores!

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!