Ir ao conteúdo

Unlock Turbo Boost em X99 PR9 + E5-2666 V3

Ir à solução Resolvido por Rodri Marques,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma placa-mãe x99 PR9 que veio com chipset Z87, uso em conjunto com um E5-2666 V3 e queria fazer um unlock turbo boost, mas tenho dúvidas na parte do undervolt, qual é o mais seguro? Eu uso ele com hypertreaddyng desabilitado, então a máxima dele nos testes do AIDA foram 61 graus e 72 com hyper habilitado. Acredito que com hyper desabilitado (até habilitado também), temperatura não é uma preocupação quanto ao unlock. 

AIDA 64 sumário.png

Postado

cara beleza ? 
comprei o mesmo setup q você descreveu...

x99 PR9 e o 2666 ...

tem uma galera me dizendo que vai dar problema e to com medo... o que você me diz do seu ? ta tudo tranquilo? posso montar sem medo ?

Postado

"Unlock Turbo Boost" não é overclock, não vai subir o clock e consumo do CPU de forma permanente.

Só libera o Turbo para todos os cores - por padrão é apenas em 2 cores; claro isso vai fazer consumir e esquentar mais, mas não como overclock.

O Boost é ativado conforme a demanda, em uso como jogos não será utilizado todos os cores ao mesmo tempo, então o consumo não aumenta tanto.

Grave o BIOS modificado com o "unlock" - salve o BIOS original; teste, se achar que esta esquentando muito ou melhore a refrigeração ou regrave o BIOS original e use sem "unclock".

• Solução
Postado
7 horas atrás, Allef Baldim disse:

cara beleza ? 
comprei o mesmo setup q você descreveu...

x99 PR9 e o 2666 ...

tem uma galera me dizendo que vai dar problema e to com medo... o que você me diz do seu ? ta tudo tranquilo? posso montar sem medo ?

Esse PR9 é muito bom, ele parece ter uma construção simples mas é muito forte, o meu veio com CHIPSET Z87 e leva o E5-2666 V3 com unlock em 100%. Eu não lembro exatamente o vídeo que eu vi sobre ela no canal do PCDOFAFA, mas eu lembro dele  testando até a 2667 V4. Um tempo depois disso, ele mesmorecomendou essa PR9 pra mim em live.

3 horas atrás, 1lokos disse:

"Unlock Turbo Boost" não é overclock, não vai subir o clock e consumo do CPU de forma permanente.

Só libera o Turbo para todos os cores - por padrão é apenas em 2 cores; claro isso vai fazer consumir e esquentar mais, mas não como overclock.

O Boost é ativado conforme a demanda, em uso como jogos não será utilizado todos os cores ao mesmo tempo, então o consumo não aumenta tanto.

Grave o BIOS modificado com o "unlock" - salve o BIOS original; teste, se achar que esta esquentando muito ou melhore a refrigeração ou regrave o BIOS original e use sem "unclock".

Valeu pelas dicas, eu vi mais sobre isso e acabei conseguindo fazer, eu achava que regravar a BIOS era um processo demorado, por isso tinha medo de ficar testando os undervolt e cair a luz no meio. Acabou que pra mim ela só estabilizou os 3,5 em 60/20, mas acho que é melhor cada um ir testando em casa, porque pode mudar mesmo sendo o mesmo kit, além de ser muito fácil.

Resposta final pra quem tem a mesma dúvida: Eu assisti alguns vídeos sobre no youtube e consegui fazer tudo em poucos minutos. O meu medo era o PC acabar desligando no meio da regravação de BIOS, mas o processo demorou menos de 2 minutos, então precisa realmente ser MUITO azarado. O meu só estabilizou os 3,5GHZ em 60/20, mas indico ir testando na casa de vocês, vou deixar o link dos vídeos que eu assisti. O PCDOFAFA é um canal que eu gosto muito, mas agora não lembro se ele chegou a ensinar como ver se tá estável no clock máximo, então vou deixar o link de outro canal que mostra isso também. (O XEON se limita a um TDP específico, então se pra ficar no clock máximo ele precisa passar desseTDP, ele vai cortar o clock pra não passar do TDP máximo. Daí entra o undervolt, você testa em qual undervolt o XEON estabiliza o clock máximo sem cortar por causa do TDP.)

LIPEZINHO: https://youtu.be/pZgvXD2FZX0?si=FNq9rd5Ob3SLJJG

PCDOFAFA: https://youtu.be/4ppQ6NoLSs8

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...