Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, estive enfrentando problemas há mais um menos 2 meses de stuttering durando cerca de 1~2 segundos (mouse laggado e som robotizado) cerca de 1x a cada ligada do PC.
Após muito procurar, vi que se tratava de um "bug" do fTPM da AMD, descrito em diversos fóruns.
Disseram que foi resolvido em meados de 2022 com um update da AMD e consequentemente novas versões das BIOS, necessitando uma atualização dela para que o bug fosse embora. Porém, também vi inúmeros relatos recentes de pessoas que atualizaram e o problema persiste. Como nunca atualizei nenhuma BIOS e sei que é um procedimento um tanto quanto "delicado", resolvi não fazer, até mesmo pela chance de não corrigir o bug.
Com isso, desativei o fTPM na minha BIOS e aparentemente o problema foi embora.
Gostaria de saber quais implicações isso pode ter no meu sistema, uma vez que não jogo e uso apenas para alguns trabalhos esporádicos e lazer.
Obrigado a todos!

Postado
2 horas atrás, Julio Marin disse:

Gostaria de saber quais implicações isso pode ter no meu sistema

Se você não utiliza Bitlocker, não haverá nenhuma diferença na sua utilização.

TPM muitas vezes age como uma hardware ID no seu computador, se houver algum programa que necessite dessa ID (alguns aplicativos com DRM necessitam disso), você ficará impossibilitado, mas isso é muito específico e eu nunca vi isso na prática ainda.

Essa "ID" guarda chaves criptográficas únicas do seu sistema e também certificados de criptografia gerais (aqueles certificados que aparecem quando você vai criptografar seu celular, por exemplo).

Resumindo, pro usuário final não muda nada.

• Curtir 2
Postado
9 horas atrás, Necklace disse:

Se você não utiliza Bitlocker, não haverá nenhuma diferença na sua utilização.

TPM muitas vezes age como uma hardware ID no seu computador, se houver algum programa que necessite dessa ID (alguns aplicativos com DRM necessitam disso), você ficará impossibilitado, mas isso é muito específico e eu nunca vi isso na prática ainda.

Essa "ID" guarda chaves criptográficas únicas do seu sistema e também certificados de criptografia gerais (aqueles certificados que aparecem quando você vai criptografar seu celular, por exemplo).

Resumindo, pro usuário final não muda nada.

Opa, muito obrigado pela resposta. Eu não uso Bitlocker não! Por enquanto está tudo ok, volto depois de uns dias para confirmar realmente se o problema de stuttering foi resolvido e se recebi atualizações do Windows normalmente. Tenha um ótimo dia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...