Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Estou querendo fazer um upgrade em dois PCs (o meu e o da minha esposa), as configurações são as seguintes:

O meu computador:

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2ghz Turbo) 6-Cores 12-Threads C/Cooler AM4 S/ Vídeo (x1)
- placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4 (x1)
- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx 400 V2, LED Red 120mm, Intel-AMD (x1)
- Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3000MHz Red (x2)
- Placa de Vídeo Galax, GeForce, RTX 2060 OC Dual, 6GB, GDDR6, 192Bit, 26NRL7HPX7OC (x1)
- HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB (x1)
- SSD Kingston A400, 480GB, Sata III, Leitura 500MBs Gravação 450MBs (x1)
- Fonte Deepcool DA500, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo (x1)
- Gabinete Gamer Redragon, Grapple, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Sem Fan (x1)

Da minha esposa:

Processador AMD FX-8320E, 3.2GHz, 8mb, Eight-Core - BOX    FX-8320E    1
Cooler BOX Original AMD (acompanha o processador)    Cooler BOX Original AMD    1
placa-mãe Gigabyte GA-970A-DS3P AM3+ Chipset AMD 970A - BOX    GA-970A-DS3P    1
memória Kingston HyperX Fury 16GB (2x8) 1600MHz White, HX316C10FW/8 - BOX    HX316C10FW/8    1
Placa de Vídeo Gigabyte GeForce GTX 970 WindForce 4GB GDDR5 256Bit, GV-N970WF3OC-4GD - BOX    GV-N970WF3OC-4GD    1
SSD Kingston HyperX Fury 120GB Sata III
HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5"
Gabinete Gamer Vinik VX Cyclone White Edition - BOX    VX Cyclone White    1
Fonte EVGA 600W 80 Plus

Eu acho que no meu PC,o primeiro o upgrade seria de uma placa de Vídeo nova, eu estava pensando em uma RTX 4060 ou na RTX 4060ti, assim passando a RTX 2060 para o PC da minha esposa... Aí que eu entro no seguinte dilema:

Primeiramente, vocês acham que a opção entre essas placas 4060 ou 4060ti seria um bom upgrade?

Segundo (o que mais me intriga): eu sei que no PC da minha esposa, pra passar a 2060 eu teria que trocar tudo, placa-mãe, processador e memórias... Então estou na dúvida se monto um setup novo pra mim, com um processador e placa-mãe mais fortes, e passo meu atual setup pra minha esposa. Ou se somente faço o upgrade da placa de vídeo no meu PC e minha esposa compra um kit de placa-mãe, memória e processador para receber a 2060.

E aí, galera... O que vocês fariam, qual seria o melhor custo-benefício, e é claro as dicas de upgrade que vocês fariam.

Desculpa qualquer coisa e muito obrigado!

Postado

Depende da sua disponibilidade de grana.

O melhor dos mundos seria mudar o seu setup para um AM5, e passar as suas peças para o computador da sua esposa já que o PC dela vai dar gargalo com qualquer placa de Vídeo muito acima do que ela já utiliza hoje.

Em relação ao seu setup, para 1080p eu acho que ele ainda esta muito bom. Se voce planeja jogar em 1440p aí sim acho válido trocar a placa de Vídeo pela 4060ti...

• Curtir 1
Postado

@gutopereira muito obrigado pela ajuda meu amigo.

Esse upgrade tem até mais a ver com o computador da minha esposa, que já está sofrendo muito para rodar os jogos. Poderia também montar um setup mais barato pra ela, só que o meu receio é a validade dessas peças, delas ficarem ultrapassadas muito rápido e no final gastar mais grana com um novo upgrade.

Agora no meu computador, se você fosse fazer alguma coisa, o que você trocaria?

• Solução
Postado

Olá @Gustavo Rufino ,

Como o @gutopereira , falou acima, depende muito do que voce pode e está com disponibilidade para investir....

Mas com essas duas configurações, sem ter de mudar muito e buscando um "meio termo" no gasto, faria o seguinte:

Sem pensar em pular de Geração de AM4 para AM5 no seu caso.

Equiparia o PC de sua esposa com essas peças "doadas" do seu Setup:

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2ghz Turbo) 6-Cores 12-Threads C/Cooler AM4 S/ Vídeo (x1)
Placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4 (x1)

Placa de Vídeo Galax, GeForce, RTX 2060 OC Dual, 6GB, GDDR6, 192Bit, 26NRL7HPX7OC (x1)

Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3000MHz Red (x2)

E para o seu Setup ainda mantendo o AM4:

01 Processador AMD Ryzen 7 5700x
01 Placa-mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi

01 Placa de Vídeo GeForce, RTX 3060 12GB GDDR6

02 Memórias DDR4 16GB 3200MHZ

voce ficaria com um excelente conjunto, com um ótimo custo beneficio, e uma excelente VGA com 12GB....

Veja aqui

image.png.a721562cc09fc6b7795ed5960742be3e.png

Espero que seja de ajuda, qualquer duvida me fale aqui por favor....

Postado

Opa meu amigo, @MastertechBR

Cara, muito obrigado pelas informações, gostei muito da sua indicação. Eu achei um pouco pesado passar para o AM5 agora, além do mais que jogo apenas no Full HD. Vou acompanhar as promoções e ir na sua linha. Muito obrigado mesmo.

Estou com uma oportunidade de pegar um PS5 de um amigo, comecei a levantar hipótese também.

Mais uma vez muito obrigado.

Vou pesquisar mais sobre a diferença de performance da 3060 para a 4060, para ter uma ideia de valores.

Postado

Olá @Gustavo Rufino ,

Fico muito feliz que minhas informações tenham ajudado voce!!🤩

Qualquer duvida que tiver pode me avisar aqui...

Sobre a diferença de performance entre a 3060 e 4060, tem alguns vídeos no YouTube... e o ponto em comum deles é o mesmo....

voce paga mais na 4060 para ter menos memória pois ela tem 8GB, e para ter uma diferença muito pequena de performance...

Se desejar te envio uns aqui com testes feitos, pelo Lucas Peperaio e outros que testam a fundo mesmo...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...