Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, faz algum tempo que comecei a enfrentar um problema chatinho, TODA vez que ligo o PC ele inicia normalmente e depois de alguns segundo ele congela(fica uns 10 segundos) e volta a funcionar como se nada tivesse acontecido, ai eu consigo utilizar ele normalmente. Se eu estou jogando e as vezes pulo pra outro aplicativo como discord por exemplo pra ver uma mensagem ele congela e as vezes fecha o jogo e o discord, as vezes volta ao normal sem fechar nada. As vezes ele da essas crashada e PC simplesmente reinicia do nada. Vou deixar em anexo os erros que consegui pegar no visualizador de eventos do Windows. Eu atualizei o Windows do 10 para 11 pensando que resolveria, mas o problema persistiu, desinstalei os driver com o DDU em modo de segurança e instalei novamente e o problema persiste. Estou sem ideias do que possa ser, vou deixar a configuração completa do PC e ao lado quanto tempo são as peças:

• placa-mãe - Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 (2 anos);
  • Processador - Ryzen 5 5600 (1 ano e meio);
  • Cooler processador - DeepCool Gammaxx GTE V2 RGB + pasta térmica Cooler Master Mastergel Maker (1 ano que fiz a troca);
  • Placa de vídeo - Gigabyte RX 6700XT 12GB (1 ano);
  • Fonte - XPG Pylon 650W (1 ano);
  • memórias - 2x Asgard 8GB 3200Mhz (2 anos);
  • Armazenamento - SSD Goldenfir 520+720GB (2 anos);

OBS: Se eu ficar somente jogando nunca ocorreu crash ou congelar, mas quando eu pulo para navegador ou discord as vezes ele somente congela ou congela e em seguida reinicia. Ja fiz os testes com ele de estabilidade e não percebi nenhum problema.

Captura de tela 2024-03-03 134302.png

Captura de tela 2024-03-03 134548.png

Postado

Você pode simplesmente formatar ou restaurar o sistema e ver se isso resolve. Faça backup do que for necessário e zere tudo.

Limpar as RAMs também pode ajudar e verificar a saúde dos discos.

Explique melhor, o sistema:

1.congela e reinicia

2.apenas congela e você reinicia manualmente

3.ele trava, dá tela azul e reinicia

4.reinicia aleatoriamente sem travar?

Postado
1 hora atrás, Necklace disse:

1.congela e reinicia

2.apenas congela e você reinicia manualmente

3.ele trava, dá tela azul e reinicia

4.reinicia aleatoriamente sem travar?

Vou explicar melhor por aqui, nunca dá tela azul(pra não dizer nunca, uma vez ocorreu, mas foi a muito tempo), na maioria das vezes ele congela alguns segundos e volta ao normal, ao verificar os eventos do windows acusa como o erro 4101 ou 18. Algumas vezes(mais raro) ele congela e eu reinicio manualmente, geralmente quando reinicia ele congela e alguns segundos depois reinicia sozinho. O Caso 4 nunca ocorreu, sempre quando o sistema reinicia ele congela antecipadamente, não é algo abrupto. 

Normalmente é algo meio aleatório, eu posso estar vendo um vídeo, ai ir pro discord ver uma mensagem e ele congela(por algum motivo o discord fecha e preciso logar de novo), ja aconteceu de eu estar na Steam e também congelar(nesse em seguida ele reiniciou sozinho) e quando ligo o PC após alguns segundo ele da uma congelada de uns segundos, mas até o momento ele so congela e volta, não costuma reiniciar.

Limpar as RAMs também pode ajudar e verificar a saúde dos discos.

Não acho que sejam as RAMs, testei com umas de um amigo e o problema persistiu, mas por garantia estou planejando trocar as RAMs esse ano junto com a placa-mãe. Sobre os discos, aparentemente esse modelo tem um bug em que a saúde dele fica em 0% e temperatura sempre 40ºC.

Você pode simplesmente formatar ou restaurar o sistema e ver se isso resolve. Faça backup do que for necessário e zere tudo.

Acho que em ultimo caso farei isso, ja faz 2~3 anos que estou com o PC, acho que ja esta na hora de dar uma "zerada" nele, vou tentar aguentar até comprar nova placa-mãe e RAMs e se não resolver ai o jeito vai ser zerar tudo.

Postado
19 minutos atrás, JochenO disse:

vou tentar aguentar até comprar nova placa-mãe e RAMs e se não resolver ai o jeito vai ser zerar tudo.

Você acha mais fácil trocar o hardware do que simplesmente formatar a máquina? Eu já tive um problema parecido duas vezes, uma vez era problema no SSD, outra vez no Windows.

Descobri ambos testando software antes de hardware, que é onde geralmente estão os problemas.

22 minutos atrás, JochenO disse:

Sobre os discos, aparentemente esse modelo tem um bug em que a saúde dele fica em 0% e temperatura sempre 40ºC.

"Bug" mais conhecido como produto de má qualidade.

Postado
43 minutos atrás, Necklace disse:

Você acha mais fácil trocar o hardware do que simplesmente formatar a máquina? Eu já tive um problema parecido duas vezes, uma vez era problema no SSD, outra vez no Windows.

Descobri ambos testando software antes de hardware, que é onde geralmente estão os problemas.

não, mas ja estava planejando trocar, então so vou aproveitar o gancho.

44 minutos atrás, Necklace disse:

"Bug" mais conhecido como produto de má qualidade.

não vou negar, é um produto mais custo/benefício, o que não significa que seja ruim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...