Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Recentemente observei que estou tendo um desempenho questionável com meu computador, e a configuração dele pode ser considera boa:

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

AMD Ryzen 5 5600

MSI Gaming X RTX 3060 Ti 8GB

32GB (4x8GB) 3200Mhz Zadak SPARK

2 SSDs NVMe 512GB+1TB

XPG Core Reactor 850w 80Plus Gold

porém eu sinto que não pego o FPS que eu deveria pegar nos jogos, e além disso, pego um FPS que não fica constante

Exemplo de alguns jogos (todos em QuadHD 2560x1440):

Rainbow Six Siege com configurações competitivas - 200-250fps com quedas que acabam mantendo o FPS em 90-130fps

LOL no alto - 250-300fps com quedas para 80-110fps quando estou no meio de lutas

Final Fantasy VII Remake no medio-alto - 50-70fps com quedas para 20-30fps no meio de lutas

Helldivers 2 no baixo-medio - 60-80fps com quedas para 40-50fps com explosões

Warzone config competitiva - 90-130fps, ele já mantêm um pouco mais estável

Isso acontece com outros jogos, mas esses são os exemplos, sei que a 3060 TI não seria uma placa para QuadHD, mas não acho que justificaria o baixo FPS que pego principalmente com LOL, que seria o jogo mais leve dessa lista. não estou com nenhum problema de temperaturas nem com a GPU nem CPU e já formatei o PC inumeras vezes, testando vários OS's.

Agradeço qualquer ajuda desde já!

Postado

eu consigo enxergar 3 causas possiveis

1 - execuções em segundo plano reduzindo desempenho

2 - temperatura oscilando

3 - configuração de energia ineficiente

pra todos estes, o ideal seria rodar os jogos com monitor de dados (aida 64, hwmonitor, etc) aberto e ir verificando ql a "anomalia" q ocorre quando o fps cai e com base nesses dados poder ajustar ou corrigir

Postado
5 horas atrás, G4R0D disse:

eu consigo enxergar 3 causas possiveis

1 - execuções em segundo plano reduzindo desempenho

2 - temperatura oscilando

3 - configuração de energia ineficiente

pra todos estes, o ideal seria rodar os jogos com monitor de dados (aida 64, hwmonitor, etc) aberto e ir verificando ql a "anomalia" q ocorre quando o fps cai e com base nesses dados poder ajustar ou corrigir

Ja fiz um teste fechando todos os programas possíveis, deixando apenas o jogo e launcher (steam por exemplo) abertos, e mesmo assim tenho uma certa oscilação no fps.

A respeito da temperatura, ela se mantêm estável também, a 3060 Ti chega a 68-72 graus em 100% de uso.

Sobre configuração de energia, confesso que não pensei nisso, como poderia verificar?

Postado

O que eu estou olhando é que essas memórias pode ser um problema, já que elas não estão em dual channel.

Configurações que eu recomendo você fazer, para deixar esses jogos mais rápido:

-Atualizar a BIOS (tem umas atualizações de desempenho e estabilidade no site da ASUS, aqui), cuidado que atualização da BIOS se mal instalada, pode inutilizar a placa.

-Ative o XMP.

-Atualizar os drivers e o windows (até as atualizações opcionais).

-Ver se tem algum vírus, com o Malwarebytes.

-Ativar a função BAR para a CPU usar a VRAM, quando preciso, veja como ativar aqui.

-Ativar o AMD Ryzen Precision Boost Overdrive.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...