Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas amigos precisava de alguma orientação em relação a atual situação para que eu evite de condenar essa MOBA novinha em folha que comprei na Terabyte em promoção!

Meu kit A pouco era composto por um Ryzen 5600|RX 6600m | SSD NVMe 2.0 Gen4x4 de 1 TB |MemDDR4 2x8gb 3200Mhz Jasper | MB Soyo A520. | FONTE DEX DX550 | AirCooler RiseMode 800. 

Esses dias acordei na louca e comprei uma RX 4060Ti no pix, então ouve a necessidade de investir em uma MB com PCI-E 4.0, mesmo a 4060TI ter apenas 8x e não os 16x a largura ainda subia de 2,5T para 6T. Assim deixaria também meu SSD rodando a 5000Mb de escrita! na PCI-E 4.0. 

Em resumo 2 melhorias de desempenho com a adição de uma MB com PCI-E 4.0. Pesquisei na pressa e escolhi a BIOSTAR B550MH 3.0.(Preço)

Como a VGA chegou antes da MB nova eu testei a VGA na Soyo A520, e funcionou perfeitamente! aumento considerável de desempenho em TUDO, em relação a RX 6600m.

Ao Instalar tudo na nova MB Biostar b550mh 3.0, nos testes em jogos percebi que a cada 20/30 segundos o uso da VGA caia de 100% para uns 20% a CPU de 50% de uso subia para uns 80% a 90%, dessa forma o FPS vai para uns 5 a 7,

em jogos que roda a +100 fps fácil. Cyberpunk2077, SQUAD e Diablo 4. De maneira intermitente, o desempenho (FPS) cai por uns segundos e volta ao normal.

O que eu fiz,

Revi toda a instalação da MB, atualizei a BIOS, Setei manualmente na BIOS para o uso da GEN 4 para pcie e atualizei alguns drivers em relação ao processador.

Desculpe a bagunça de ideias, mas alguém tem alguma ideia para q possa reverte esse quadro de lentidão e não volte para a MB A520 em seus PCI-E 3.0 Lembrando que isso apenas ocorre em aplicações pesadas!

Grato pela atenção!

Postado

@Thiago Bello Boa tarde! Estou com o mesmo problema que você, fiz um upgrade de GPU e comecei a ter os mesmos problemas, também tinha uma 6600m mas peguei uma 6750xt. Já testei com um 5500 e com um 5700x3d, ambos deram problema, minha fonte está super dimensionada para as peças instaladas, então não é falta de energia, realizei os testes com outra fonte também e tive os mesmos problemas. 

Percebi que as frequências despencam para 0mhz por alguns instantes, tanto de GPU quanto de CPU. 

Não sei dizer se há problema nos VRMs, se é um problema de BIOS, alimentação geral da placa ou qualquer outra coisa. Mas é bem estranho tanto a GPU como a CPU despencarem as frequências. Eu achava que poderia ser problemas de alta temperatura no VRM, por causa do upgrade de GPU, mas sua RTX 4060TI gera consideravelmente menos calor que minha fornalha. 

Infelizmente condenarei a minha, mas se descobrir como resolver, serei muito grato se puder me informar como resolveu.

Edit 1: caso queira testar, pode tentar adicionar aqueles dissipadores de calor com adesivo e colar nas fases do VRM, ainda acredito que os VRMs passam de 100 graus em alta carga e causam essa queda dos clocks.

• 4 meses depois...
Postado

Rapaz, tive um problema bem semelhante... montei uma maquina com essa b550mh e o processador que comprei usado (r5 3600) dando desempenho abaixo do "padrão", tendo quedas de fps, crashs aleatórios, inclusive em alguns jogos dizendo que havia problema no sistema.. em fim, diversos e diversos problemas.

fatos:

1 - desde que montei percebi que o processador nunca baixava o clock, mesmo em idle ele fica mais de 4ghz (mesmo alterando as opções de energia no ruwindows

2 - a pontuação no cpu-z não é condizente com outros r5 3600

3 - as vezes da uns bugs no meio dos jogos(gta v fica meio lagado e dps destrava, bate 99% de uso) (stray se deixa o gato parado o jogo apresenta problemas e da erro na unreal engine)

4 - o uso do processador dentro do jogo fica muito alto, batendo em 100% as vezes

5 - PUBG não roda, fica dando crash aleatórios e da um aviso que teve uma falha de vídeo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de muitos e muitos testes, trocas de memórias, processadores e até da fonte andei desconfiado e troquei... Eis que troco a placa-mãe e então descobri que essa Biostar b550 é realmente horrível, coloquei um r7 1700 que nem era pra funcionar nela,  porém funcionou... mas o desempenho ficou capado pela metade. Resolvi por o r5 3600 em outra a320 que tenho da gigabyte e ai sim veio a pontuação normal em benchmarks.

Tentei fazer diversas configurações na BIOS da Biostar para funcionar certinho o r5 3600 mas cada vez me decepcionei mais... tudo em auto a tensão fica extremamente alta, consumo e temperatura elevadíssimos.. testei diversas versões de BIOS e nada mudou. decepcionado 

B550 BIOSTAR

cpu-z.jpg

A320 GIGABYTE

cpu-z gigab.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...