Ir ao conteúdo

o que me trará mais FPS em jogos nesse caso? trocar processador ou GPU?

Ir à solução Resolvido por ChristianRJ2,

Posts recomendados

Postado

Estou com o seguinte caso. eu tenho na minha configuração um I5 8600k, 32gb de memória ram e uma RTX 3060ti, andei dando uma pesquisada e descobri um site que calcula gargalos " https://pc-builds.com/pt/bottleneck-calculator/result/0O017E/1/general-tasks/1920x1080/" segundo esse site ele diz o seguinte " Intel Core i5-8600K é muito fraco para NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti em 1920 × 1080 pixels de resolução de tela para Tarefas Gerais. 

Esta configuração tem 42.3% de gargalo do processador ." e em jogos como Call of dutty: Wazone o gargalo é de 28% "- Intel Core i5-8600K é muito fraco para NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti em resolução de tela de 1920 × 1080 pixels para Call of Duty: Warzone.

Esta configuração tem 28.2% de gargalo do processador ."

Bom o que quero saber é o seguinte, o que eu troco primeiro para ter mais FPS em JOGOS, só uso meu pc para GAMES, portanto o que eu compro primeiro? uma Placa de Vídeo nova "RTX 4070 TI" ou um kit placa-mãe + Processador/  placa-mãe seria uma ASUS PRIME Z790-P D4 ,,,, ASUS TUF Gaming Z790-PLUS WIFI D4 ou alguma outra recomendaçao aqui do Clube do hardware que seja Z690 ou Z790, já o processador seria um I5 14600K ou KF. 

Acredito que seja uma duvida bem valida, qual me traria mais FPS, um kit placa-mãe+ processador para minha 3060ti ou lançar uma 4070 ti com o atual processador que possuo (i5 8600k).

• Solução
Postado

Acho que você não entendeu bem o gargalo para estar fazendo essa pergunta.

Comprar uma placa de vídeo nova só te trará mais dor de cabeça, seu processador continuará sendo antigo e terá um desempenho pior ainda com uma nova placa, o gargalo será bem maior e ficará pior o seu FPS do que agora, mais travamentos e congelamentos de tela, de forma alguma compre uma placa nova antes de mudar seu processador 

Com qualquer uma das opções de placa-mãe+processador que você citou seu desempenho ficará incrivelmente melhor

• Curtir 1
Postado

@hyboro considerando que esses 2500 sejam para placa-mãe e processador, Ryzen 7 5700x3d e B550m pro vdh wi-fi, se for só para o processador mesmo, Ryzen 7 5800x3d ou já no AM5 7800x3d(pega o orçamento todo dos 2500) e ser feliz

Postado

@ChristianRJ2 po mano maneiro, então a AMD realmente está melhor no quesito games, mesmo tendo menos núcleos?

Aproveitando aqui e vou abusar um pouco mais do seu conhecimento.

Todas as placas mae "B" fazem overclock de processador? Tem alguma placa-mãe em especial q tambem seja ate os 2000/2500 que seja ATX?

Li algo sobre algumas placas dissiparem melhor o calor por terem mais fases. (Quero montar uma conf AM5 que eu só volte a mexer pra daqui mais ou menos 4 ou 5 anos ) não sei quando lança segunda geração de processadores Ryzen am5, se vale ou não a pena esperar o que haverá de novidades

Postado

@hyboro Sobre os núcleos, muitas vezes acima dos 6/8, eles fazem pouca diferença no quesito jogos, as vezes até "atrapalhando" por exemplo o desempenho do Ryzen 9 7950X3d é inferior no quesito jogos que o Ryzen 7 7800X3d, porém é claro o Ryzen 9 é superior no quesito produtividade e multitarefas.

Sim, todos da linha B possuem overclock de computador 

Como AM5 ainda está relativamente novo, a variedade ainda é reduzida de placas, no quesito tamanho ATX, eu recomendaria a ASUS TUF GAMING X670E-PLUS

A segunda geração de processadores AM5(teoricamente a terceira, já que a segunda foi a série 8000 com gráficos integrados) sendo os 9000, deve ser lançada do meio pro final desse ano, no máximo início do próximo, a AMD é conhecida por, diferente da Intel, ser possível manter uma placa-mãe por vários anos, até hoje é possível uma pessoa ter comprado uma placa-mãe "top" na época dos Ryzen 1000/2000, e estar utilizando até hoje já com um Ryzen 5000, então com essa placa-mãe você pode ficar tranquilo que terá longevidade em seu PC, digo o mesmo do processador, por uns 6 anos dá pra permanecer com ele tranquilo e ainda ser bem forte

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...