Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal! Tenho esse PC da assinatura e estou em dúvida sobre o seguinte: 

Trocar apenas CPU e pegar um Ryzen 5700x3D OU trocar kit completo pra AM5 e pegar um Ryzen 7600x. Em relação a custo-benefício, esse 5700x3D já daria conta por alguns anos? Ou não valeria a pena e o melhor seria gastar mais e trocar o kit completo logo.

Detalhe que seria para jogos como Squad por exemplo, que demanda bastante da CPU.

Postado

@Lipecrf7 Boa tarde,

Depende muito do seu orçamento, se for grande, compensa ir de AM5, mas teria que trocar placa-mãe e memória ram.

O 5700X3D é um ótimo processador e você teria uma diferença considerável, e sim, ele é um processador para suportar 4 anos em diante, visto que pode ser colocado uma placa de vídeo bem parruda nele.

Tenho um 5700X3D + 4060 e rodo o Squad muito bem, mesmo usando as configs para maior performance e visibilidade de cenário 🙂 

• Curtir 1
Postado

@Lipecrf7 Boa tarde guerreiro, compre só a CPU por enquanto, ela já vai suprir suas necessidades com jogos Squad.

gasto vai ser 5x menor, as plataformas AM5 estão cruas e com preços altos no mercado!

Junte dinheiro pra comprar seu KIT AM5 que é o futuro (deixando uma sobra pra emergências, como, um componente queimar e a garantia não cobrir)

Espero ter ajudado com essa dia, boa sorte!

Postado

Opa, obrigado pelas respostas galera. Sobre o orçamento, pra mudar pra AM5 seria algo mais pra frente pois não tenho total agora, já trocar só a CPU seria algo imediato. Acho que vou seguir com essa ideia mesmo, tava em dúvida se valeria à pena mas acredito que vai servir por alguns anos ainda.

Postado

Como já mencionei a outro usuário, deve ver bem se o R7 5700X3D vai te atender em uma configuração, isso porque muita gente não percebe que apesar do cache maior o clock desse processador é abaixo do R7 5700X e até do R5 5600X. Isso além de que precisa de uma solução térmica bem melhor.

5700X3D: clock 4,1 em over

5700X:clock: 4,5 em over

5600X: clock 4,6 em over.

O R5 5600X já puxa tranquilamente uma 4060, na minha opinião os "X3D" só serão muito bons em uma situação de grande i/o de dados como aplicações de banco de dados, etc.

Pesquise melhor os games que vai usar para ver se é vantajoso.

Postado

@PedraX Entendi, obrigado pela dica. Mas assim, como dúvida geral do meu tópico, a troca apenas da CPU por 5600X, 5700x ou 5700x3D ainda está compensando (daqui pra mais uns 4 anos +-) em relação a um investimento muito maior na troca do kit completo pra AM5 né?

Postado

A CPU R5 3600 deve estar dando gargalos mas não deve ser muita coisa. Se incomodar muito, compre um R5 5600X que vai resolver.

Como deve ter notado, os Ryzen 5XXX estão baixando os preços, isso porque a AMD vai começar a baixar os preços dos 7xxx e das MB  6XX tb, isso deve ocorrer esse ano mesmo.

Então, no seu lugar: compre um 5600X , isso elimina o gargalo na 4060.

Deixe um upgrade para o próximo ano.

Postado

@Lipecrf7  Considere pegar o mais barato das 3 opções, porque 4 anos é um bom tempo de desgaste das peças.

E, as novas tendências de jogos e tecnologias vão deixá-las obsoletas em menos tempo.

Postado

Não faz mais sentido considerar Ryzen 5600X - R$ 996,21 sendo que o 5700X é R$ 999,99 e o 5700X3D é R$ 1.299,90 - já apareceu por 1.250,00.

Se não for comprar o 5700X3D, compre o Ryzen 5600 pois rende ~95% do 5600/5700X e custa R$ 699,99.

Para jogos o VCache 3D faz mais diferença que os 400MHz de clock, o jogo que se beneficiava de clock alto era o antigo CCG:GO, que saiu de moda.

Atualize o BIOS da B450M Aorus Elite e coloque o Ryzen 5700X3D, como cooler pegue o DeepCool Ag400 PLUS (2 fans push-pull) - R$ 154,00.

Já o Ryzen 7600 (AM5) é R$ 1.378,00 - em jogos o desempenho é equivalente ao 5700X3D.

Uma placa-mãe B650M é partir de R$ 1.100.00

16 GB DDR é uns R$ 500,00

Ou seja, terá que gastar 2,3x a mais e não 5x como dito acima.

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...