Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa-mãe AM4


Posts recomendados

Minhas configurações atuais:

Gabinete para placas mães apenas M-ATX
A320M-K/BR
AMD Ryzen 5 2400G (Irei comprar o 5700x ou 5600)
2x8 GB 2666MHz (Comprei novas de 2x8 GB 3600MHz)
RX 6600m
Fonte: Gigabyte 550W 80 Plus Bronze
SSD M.2 + HD

Pois bem, com base nisso, pretendo trocar de placa-mãe para uma que tenha ao menos 4 slots de memória RAM, para que eu possa expandir para 16gb no futuro (não compensou comprar pente de 16gb), que suporte os 3600MHz também, e se possível o PCIExpress 4.0 para maior desempenho da placa de vídeo (mas acredito que não seja obrigatório), Obviamente sendo suportado pela fonte e pelos processadores que irei adquirir.

Estava de olho nessas: 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14923/placa-mãe-gigabyte-amd-a520m-ds3h-DDR4-am4?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwxqayBhDFARIsAANWRnS6XWYJNs3gTYtmr91zgXrxdHvzV6-tGsmgbwur8e6yTlRd3F6kQXQaArNJEALw_wcB
https://www.terabyteshop.com.br/produto/25380/placa-mãe-gigabyte-b550m-k-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw3ZayBhDRARIsAPWzx8oyWXk99dSfPJDnsBFaF2LadaXkaX1S0YD0ymAbxJAl55uK2AlovaAaAiUaEALw_wcB
https://www.terabyteshop.com.br/produto/17719/placa-mãe-biostar-b550mh-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4-ab55am4s-r02-bs212x

Mas por não conhecer muito do assunto não sei se são as melhores custo beneficio para mim, talvez possa ter opções melhores... Não desejo gastar muito, se possível manter o valor igual ou abaixo dessas de exemplo acima.

E também, se essa minha A320M pode ter algum valor considerável de venda, está em perfeito estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de desempenho de PCI-e 4.0 para 3.0 nas placas de vídeo é pífia, quase indetectável (no bruto, dificilmente chega a 5% de perda)

Como seu orçamento é apertado, ambas as opções de placa que você apresentou não são as de melhor qualidade 

Uma B450M Pro VDH Max da MSI ou A520M A Pro também da MSI seriam opções bem melhores 

As três opções são as das linhas mais básicas de suas respectivas marcas(e a da Biostar por si só não é confiável), com o orçamento da B550M K da Gigabyte, vale mais uma A520M Tuf da ASUS, ou a B450M Steel Legend da ASRock na versão da parceria com a SuperFrame 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Lyrocon disse:

tenha ao menos 4 slots de memória RAM, para que eu possa expandir para 16gb no futuro

Porque? Dois slots são o ideal, maioria do hardware moderno nem suporte quad channel então estaria talvez perdendo performance usando 4 pentes.

 

Qual orçamento para a placa-mãe?

Sabe que ao trocar o 2400g por outra CPU, terá de comprar uma placa de vídeo mesmo que seja para dar boot, certo?

 

Me corrija se estiver errado, quer fazer um up da CPU, ram e placa-mãe? Eu aconselharia manter a CPU por algum tempo, senão terá de se estressar em pegar uma GPU nova e elas não são baratas...

Eu te recomendo também trocar essa fonte, gigabyte é conhecida por fazer modelos de baixa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Ele mencionou já ter uma placa de vídeo:

30 minutos atrás, Lyrocon disse:

RX 6600m

 

7 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Porque? Dois slots são o ideal, maioria do hardware moderno nem suporte quad channel então estaria talvez perdendo performance usando 4 pentes.

Perdendo ele não estará já que a maioria das placas apresenta o dual dual channel, onde serão ativados dois dual channel nos dois conjuntos de Ram, porém não haveria diferença de desempenho se usasse dois pentes, seria gasto desnecessário utilizar quatro pentes realmente, só se o uso dele for programas pesados, renderização e etc

8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Me corrija se estiver errado, quer fazer um up da CPU, ram e placa-mãe?

A Ram ele já comprou pelo visto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Porque? Dois slots são o ideal, maioria do hardware moderno nem suporte quad channel então estaria talvez perdendo performance usando 4 pentes.

 

Qual orçamento para a placa-mãe?

Sabe que ao trocar o 2400g por outra CPU, terá de comprar uma placa de vídeo mesmo que seja para dar boot, certo?

 

Me corrija se estiver errado, quer fazer um up da CPU, ram e placa-mãe? Eu aconselharia manter a CPU por algum tempo, senão terá de se estressar em pegar uma GPU nova e elas não são baratas...

Eu te recomendo também trocar essa fonte, gigabyte é conhecida por fazer modelos de baixa qualidade.

Orçamento na casa dos 500 reais, mas se possível menos... e placa de vídeo eu tenho, a RX6600m, como o carinha ali disse, realmente o PCIe 4.0 e 3.0 quase n tem diferença, ent busco apenas uma custo beneficio com 4 slots pois irá ficar dual channel de qualquer maneira, é apenas para eu expandir em 32GB futuramente.

Quanto a fonte me complica, é um gasto a mais não planejado, ela é relativamente nova, nem 1 ano apenas rsrs, e se tudo der certo quero trocar a placa-mãe eu mesmo, sem levar em técnicos para não haver mais gastos

21 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

Uma B450M Pro VDH Max da MSI ou A520M A Pro também da MSI seriam opções bem melhores 

 

Entre essas duas que citou, qual seria um pouco superior? A linha intermediária da série 400 ou a linha mais básica da série 500... Se não me engano a AMD no Adrenaline tem o amd smart access memory, que melhora o desempenho se estiver com processador da linha 3000 ou superior + placa de vídeo AMD + placa-mãe da série 500 no minimo, mas eu nem sei as desvantagens da A520M para a B450M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon Resumidamente, as desvantagens de uma A520 para B450 será não ter Overclock de CPU, que se você não pretende fazer, não terá diferença na prática, já que a maioria dos recursos depende muito mais do modelo da placa que do Chipset em si(porém é claro, a "mais cara" B450 será superior a "mais cara" A520, por ser Chipset intermediário vs de entrada) mas com seu orçamento, as melhores opções de ambos os chipsets terão os recursos parecidos, só tendo realmente a diferença do overclock de CPU ausente nas A520

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

13 horas atrás, ChristianRJ2 disse:

Resumidamente, as desvantagens de uma A520 para B450 será não ter Overclock de CPU, que se você não pretende fazer, não terá diferença na prática, já que a maioria dos recursos depende muito mais do modelo da placa que do Chipset em si(porém é claro, a "mais cara" B450 será superior a "mais cara" A520, por ser Chipset intermediário vs de entrada) mas com seu orçamento, as melhores opções de ambos os chipsets terão os recursos parecidos, só tendo realmente a diferença do overclock de CPU ausente nas A520

@ChristianRJ2 Também vi que a A520 não tem 4 slots de memória RAM, apenas 2. Se for aumentar um pouco o preço, qual é a placa da série 500 (vi que esse amd smart acess memory faz uma baita diferença) com 4 slots mais barata possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 20/05/2024 às 13:34, ChristianRJ2 disse:

@ChristianRJ2 Me baseando nas que você mandou eu consegui encontrar esta: https://www.gigantec.com.br/placa-m-e-ASUS-prime-a520m-a-ii-am4-matx-DDR4-90mb17h0-m0eay0.html?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwjLGyBhCYARIsAPqTz1-jOTx904Vpwlqc-l1HNHIKMtylpF0QornEXZ_yJF3m4Nzc2QdB51MaAotUEALw_wcB

É da série 500, tem 4 slots e é de uma marca confiável creio eu, acho que é a melhor possível então, se não for essa será aquela B450M mesmo, a menos que essa tenha algum problema aparente que eu não vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 Uma ultima coisa rapidinho q n tem mt a ver com o tema, se eu apenas colocar o SSD M.2 dessa minha placa na placa nova o windows vai dar boot normal né? (no meu caso ele está no SSD M.2) mesmo que eu coloque outro M.2 se a placa aguentar, ficando 2, acredito fortemente que sim, mas é bom eu garantir antes da compra rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon Vai sim, no máximo, vai ser necessário colocar o SSD que está com o Windows como primeiro para inicialização do Boot na BIOS 

Porém se você notar coisas como baixo desempenho ou telas azuis, é bom você reinstalar o Windows , já que ele é meio bugado e pode não "encarar bem" a mudança de hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon Porque haveria gasto a mais? Isso são somente procedimentos feitos no próprio sistema da placa-mãe e do Windows (se forem necessários é claro, já que há a possibilidade de não precisar fazer nada disso)

Se a pergunta for sobre ter que comprar uma nova licença do Windows, se você formatar o PC mas colocar a mesma conta ele já estará ativado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 é que a única forma que eu conheço e que me disseram de reinstalar o Windows caso corrompa ou de problemas é com Pendrive, onde pra eu conseguir irei gastar, seja em um Técnico ou eu mesmo, fora isso desconheço outras formas de resolver tal problema. Isso ainda sem contar que eu precisaria fazer backups dos meus arquivos de alguma forma em algum lugar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!