Ir ao conteúdo

Computador par renderização e compilação na Unreal Engine 5 até R$ 10.000

Ir à solução Resolvido por Middoken,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu estou montando uma máquina para render e compilação de codigo na unreal engine 5, com um orçamento meio limitado, e gostaria da ajuda de vocês.

O sonho seria o R9 7950x como processador, porém estou vendo que consigo no maximo o R9 7900x... Em uma busca que eu estava realizando, encontrei que estes necessitam de uma atenção especial no resfriamento, sendo assim, qual water cooler vocês me recomendam que possa suprir ambos?

Quanto ao jogo de memória, as kingston fury beast de 3200mhz casam bem com ele?

Quanto a placa de Vídeo, estou pensando na galax 4070, ou comprar a 4060 por enquanto e mais para frente fazer o upgrade...

Para a fonte de alimentação, eu dei uma olhada na XPG core reactor de 750w, ela da conta? vi algo sobre uma limitação de PCIE5, mas não entendi em qual caso isso me limitaria.

Para o armazenamento, eu pensei no kingston fury renegade M.2. 

A placa-mãe eu ainda não encontrei, poderiam me indicar algo para essa configuração?

Vocês sabem se é possível cortar alguns custos em algumas peças, para pegar um processador melhor (R9 7950x), por exemplo pegar a RTX4060 ao invés da RTX4070, pegar a placa-mãe xxxx ao invés da yyyy?

Agradeço a atenção.

Postado

@Matheusalxandre Bota tarde!

11 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

qual water cooler vocês me recomendam que possa suprir ambos?

Um MasterLiquid 360ML já seria o suficiente eu acredito, fora que tem uma segurança maior pelo seu sistema de bomba dupla.

12 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

jogo de memória, as kingston fury beast de 3200mhz casam bem com ele?

Essa memória é possivelmente DDR4, e esse processador que você citou é DDR5, respectivamente a modelo 7000 da AMD é DDR5.

Corsair vengeance 5600Mhz essa é uma boa memória.

14 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

Quanto a placa de Vídeo, estou pensando na galax 4070, ou comprar a 4060 por enquanto e mais para frente fazer o upgrade...

Se você conseguir comprar a RTX 4070, melhor, agora se quiser pegar a RTX 4060 para ir utilizando com o tempo, também não tem problema, eu só não sei se isso tem impacto no render em unreal5 que você quer fazer, eu até acho que sim, então a melhor placa de vídeo o possível vai fazer um melhor trabalho, sem contar que Nvidia trabalha muito melhor com programas.

15 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

Para a fonte de alimentação, eu dei uma olhada na XPG core reactor de 750w, ela da conta? vi algo sobre uma limitação de PCIE5, mas não entendi em qual caso isso me limitaria.

A fonte em si é de bastante qualidade, e é até bom que voltaram a ser vendidas. Porém, com uma boa fonte 650w você já vai conseguir suprir tranquilo o SETUP eu acredito, mesmo optando pela RTX 4070.

Sobre o PCI 5.0, isso significa que ela tem suporte para os novos conectores de placas de vídeo High-end ou para a nova série 5000 da Nvidia pelo que eu sei.

Como essa por exemplo. SuperFlower Leadex III 650w Gold Modular.

16 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

Para o armazenamento, eu pensei no kingston fury renegade M.2. 

SSD bom, de qualidade.

18 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

A placa-mãe eu ainda não encontrei, poderiam me indicar algo para essa configuração?

Eu acredito que uma b650m TUF GAMING aguente os processadores que você está optando, até por que é uma placa-mãe com um VRM muito forte mesmo, sem contar na sua ótima qualidade. Não acredito que necessita de uma do Modelo X670 pra falar a verdade..

• Amei 1
Postado

@Middoken Muito obrigado pelas dicas. 

Citação

Um MasterLiquid 360ML já seria o suficiente eu acredito, fora que tem uma segurança maior pelo seu sistema de bomba dupla.

Existe algum water cooler mais barato do que o MasterLiquid 360ML, que ofereça a mesma qualidade?

Citação

Essa memória é possivelmente DDR4, e esse processador que você citou é DDR5, respectivamente a modelo 7000 da AMD é DDR5.

O uso de memória DDR5 encarece o setup, e não vi um ganho tão expressivo que justifique a compra, seria o caso de repensar a compra do 7950x, e comprar o 5950x?

Citação

Eu acredito que uma b650m TUF GAMING aguente os processadores que você está optando, até por que é uma placa-mãe com um VRM muito forte mesmo, sem contar na sua ótima qualidade. Não acredito que necessita de uma do Modelo X670 pra falar a verdade..

Opa, eu dei uma olhada rapida aqui e realmente parece suprir, existem alguns testes, vou olhar com mais calma....

Optar pelo 5950x, para cortar custos, é burrice?

Postado

Na minha opinião os Ryzen 79xx não valem a pena, são caros e quentes demais e para jogos são dinheiro posto fora, o que valeria a pena seria pegar o 7800X3D, que é a CPU Am5 que mais vale a pena para jogos, mas na minha opinião não vale a pena pegar ele e sim direcionar uma parte maior para a placa de vídeo, combinando com as ótimas recomendações do @Middoken abaixo está minha recomendação:

https://meupc.net/build/mQpN49

Só uma coisa, as seguintes peças são as que a ferramenta (por algum motivo) não tem na base de modelos deles, mas coloquei os preços ali para ter uma ideia.

RTX 4070 Triple fan Galax (se comprar hoje, use o cupom "GUIGAGAMES1" para um desconto)

B650M E ASUS Tuf (ótimo preço para uma placa que segura qualquer CPU Am5 atual, e tem ótima qualidade de construção e teve sua review feita recentemente pelo Guiga Games)

Super flower Leadex III ARGB 650w (uma das melhores fontes do mercado, qualidade impecável)

Não acho que com todo este orçamento (10K não é pouca grana, mesmo no mundo do hardware) valha a pena pegar AM4, já que tem possibilidade de upgrade bem limitada por estar sendo "trocado" pelo AM5.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Solução
Postado

@Matheusalxandre

@Middoken Muito obrigado pelas dicas. 

Existe algum water cooler mais barato do que o MasterLiquid 360ML, que ofereça a mesma qualidade?

Acredito que você consiga usar o MasterLiquid 240ML, não optando pelo de 360mm no caso.

Visto que ele tem 200w de TDP e o 7950x 170w de TDP.

Claro, o 360mm vai tornar suas temperaturas mais baixas, mas é só você ter uma boa opção de gabinete.

O uso de memória DDR5 encarece o setup, e não vi um ganho tão expressivo que justifique a compra, seria o caso de repensar a compra do 7950x, e comprar o 5950x?

Se você for optar pelo 7950x, vai ter que usar DDR5, não tem muito o que fazer. Realmente, a diferença de DDR4 para DDR5 nem é tão considerável assim, e eu como argumento próprio, nunca vou falar que DDR4 é tecnologia morta kkkk, não faz sentido nenhum.

Não acho que seria burrice investir no 5950x, mas sim uma opção que vai te poupar uns R$1000 a R$1700 talvez.

Porém, pensamos por um lado, investindo na b650m, 7950x que é tem um diferencial de R$700 do 5950x e um desempenho MUITO superior, e também optando pelas memórias DDR5, você estaria na nova plataforma da AMD, podendo estender essa placa-mãe até para os novos Ryzen 9000 ou o que for vir pela frente, se for possível que essa placa-mãe aguente.

Optando por DDR4, você teria que trocar Processador, placa-mãe e memória no futuro, mas estamos falando de um futuro maior de 4 anos em diante, ou até mais, por se tratar de um Ryzen 5 5950x.

Eu, se fosse de você, por ter um orçamento mais alto e poder optar por DDR5, eu optaria sem olhar duas vezes, mas não por DDR4 estar se tornando uma tecnologia mais antiga ( o termo certo a se falar 🙂 ), mas sim, por que você já vai estar na nova plataforma sem ter que se preocupar em trocar muitas coisas no futuro.

O Ryzen 7 7800X3D que o @RonaldoXbox citou também é muito bom, mas é mais voltado para jogos em si, mas não deixa de ser um ótimo processador.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Matheusalxandre Gabinetes aquário normalmente tem um Air Flow pior que gabinetes com Frontal de Mesh e boas ventoinhas, porém, eu como sendo usuário de aquário, nunca tive problemas com temperatura e tudo fica normal 🙂.

Normalmente são todos '' parecidos '', mas esse é um bom modelo de aquário, só vai ter que comprar as ventoinhas.

Você até pode comprar as que ficam na parte de baixo, mas toma cuidado com o lado que ela estão, pois pode atrapalhar o fluxo de ar da placa de vídeo, eu mesmo nem coloquei em baixo.

• Curtir 1
Postado

@Middoken Show. E hoje, quais são as ventoinhas custo/benefício? 

Aproveitando.... Eu estive lendo a respeito do controle de ARGB dos componentes, a placa-mãe precisa possuir este conector ARGB certo?

Sendo o Master Liquid ARGB, eu conseguiria sincroniza-lo através da placa-mãe?

As ventoinhas precisam ser compradas em kits para que eu consiga sincroniza-las?

Não encontrei na pagina da B650M-Plus da ASUS, a respeito desse conector... Ela possui?

Postado
4 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

@Middoken quais são as ventoinhas custo/benefício? 

As ventoinhas da AIGO, encontradas no Aliexpress e sites do gênero.

5 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

Aproveitando.... Eu estive lendo a respeito do controle de ARGB dos componentes, a placa-mãe precisa possuir este conector ARGB certo?

Sendo o Master Liquid ARGB, eu conseguiria sincroniza-lo através da placa-mãe?

As ventoinhas precisam ser compradas em kits para que eu consiga sincroniza-las?

Não encontrei na pagina da B650M-Plus da ASUS, a respeito desse conector... Ela possui?

Se você conectar o ARGB do WC na placa-mãe, sim pode controlar pela placa-mãe. Porémmm, se você usar uma controladora, que no caso das fans da AIGO eu recomendo que você compre o KIT que vem com a controladora, você consegue controlar tudo junto pela placa-mãe, desde que o WC e as ventoinhas estejam na mesma controladora. Só que assim, pelo que eu sei... Se você deixar as ventoinhas separadas do WC e for mudar a cor na placa-mãe, ambos vão mudar também, pela controladora talvez seja mais fácil de sincronizar rotação e essas coisas.

Sim, sua placa-mãe possui entrada ARGB.

Mas peço para o colega @Pedroou me certificar disso, pois tem mais conhecimento que eu nessa parte.

• Curtir 1
Postado

Olha, se fosse você só compraria ventoinhas por estética, já que o gabinete recomendado (air 903 max) possui 4 de fans de alto desempenho, sendo 3 ARGB e é possível de controlar por meio do botão do gabinete ou pela placa-mãe.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Você pode comprar fans separadas e controladora separada:

Se a placa-mãe só tem 1 conector ARGB, tem que ligar o LED do water cooler e as fans na controladora para funcionar os LEDs. Caso tenha 2, pode conectar separado.

Ambos vão ajustar usando o software da placa-mãe. Para sincronizar efeitos, ambos precisam ser RGB, ou ARGB, se misturar RGB com ARGB vira bagunça.

19 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

E hoje, quais são as ventoinhas custo/benefício?

Depende do gabinete que vai utilizar.

E se faz questão de LED.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!