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PC congelando e tela azul


Ir à solução Resolvido por mortifiedraul,

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Postado

a alguns meses venho enfrentando um problema

quando jogo algo ou abro muitas coisas que consumam minimamente o pc ele acaba congelando e dando tela azul

a um tempo atrás eu tinha desmontado todo o pc e limpado, e o problema solucionou, isso durou cerca d 2 meses

agora o problema voltou a acontecer do absoluto nada, meu setup

 

RTX 3060 12gb

i5 11400f

2x8gb 3200mhz

500gb SSD NVMe

 

minha teoria é que seja talvez a memória RAM que quando começa a consumir muito em algum ponto acaba dando problema mas ja passei o diagnostico do windows e não encontrou nenhum problema, tambem achei que poderia ser SSD, mas não sei ao certo como a tecnologia funciona, pois eu havia formatado, e conforme foi enchendo o problema foi aparecendo?¿

 

ps: o SSD e memória ram sao de marcas paralelas chinesas

Postado
10 minutos atrás, mortifiedraul disse:

o SSD e memória RAM sao de marcas paralelas chinesas

Ai que é *****.

Eu diria RAM, SSD ou a instalação do windows.

Postado

Olá.

Faça o download do programa WinDbg, da Microsoft. Ele permite visualizar o log de erro das telas azuis.

 

Link de download: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/debugger/

 

Após instalar o programa, siga os passos neste tutorial para conseguir visualizar o log de erro da tela azul:

https://suporte.skymail.com.br/hc/pt-br/articles/19162322741908-Análise-básica-Como-ler-o-arquivo-de-Memory-Dump-Tela-Azul

 

Posteriormente, poste aqui o ID do erro.

2 horas atrás, Renn disse:

instalação do windows.

Acredito que não possa ser isso, visto que ele já formatou e reinstalou o sistema.

14 minutos atrás, xThiagoMatheus disse:

Olá.

Faça o download do programa WinDbg, da Microsoft. Ele permite visualizar o log de erro das telas azuis.

 

Link de download: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/debugger/

 

Após instalar o programa, siga os passos neste tutorial para conseguir visualizar o log de erro da tela azul:

https://suporte.skymail.com.br/hc/pt-br/articles/19162322741908-Análise-básica-Como-ler-o-arquivo-de-Memory-Dump-Tela-Azul

 

Posteriormente, poste aqui o ID do erro.

Acredito que não possa ser isso, visto que ele já formatou e reinstalou o sistema.

Esqueci de dizer, mas antes disso, verifique (se você já não tiver verificado) a temperatura do processador antes do sistema apresentar tela azul.

  • Amei 1
Postado

eu reinstalei o sistema novamente so por garantia, o problema persiste

 

5 horas atrás, xThiagoMatheus disse:

Olá.

Faça o download do programa WinDbg, da Microsoft. Ele permite visualizar o log de erro das telas azuis.

 

Link de download: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/debugger/

 

Após instalar o programa, siga os passos neste tutorial para conseguir visualizar o log de erro da tela azul:

https://suporte.skymail.com.br/hc/pt-br/articles/19162322741908-Análise-básica-Como-ler-o-arquivo-de-Memory-Dump-Tela-Azul

 

Posteriormente, poste aqui o ID do erro.

Acredito que não possa ser isso, visto que ele já formatou e reinstalou o sistema.

Esqueci de dizer, mas antes disso, verifique (se você já não tiver verificado) a temperatura do processador antes do sistema apresentar tela azul.

todas as temperaturas parecem ok pra mim nada fora do normal

 

estou tentando usar esse WinDbg mas não consigo achar o arquivo que contem o log de erro da tela azul na pasta windows, simplesmente não existe na pasta windows o tal arquivo MEMORY.DMP do tutorial

Postado

 

2 horas atrás, mortifiedraul disse:

estou tentando usar esse WinDbg mas não consigo achar o arquivo que contem o log de erro da tela azul na pasta windows, simplesmente não existe na pasta windows o tal arquivo MEMORY.DMP do tutorial

Existe uma outra localização onde o log pode estar, que é dentro da pasta Minidump.

C:\Windows\Minidump

Verifique nessa pasta. Se mesmo assim ele não estiver lá, certifique-se de que seu sistema atenda a essas características:

Citação

 

Para que os dumps sejam produzidos, os seguintes requisitos devem estar corretos:

- O arquivo de paginação deve estar no mesmo disco que seu sistema operacional. (Como você usa apenas um SSD, desconsidere essa opção).

- A alocação base do arquivo de paginação deve ser maior que a RAM física instalada.

- Certifique-se de que o Malwarebytes, CCleaner ou outros aplicativos de limpeza não estejam configurados para deletar arquivos DMP. Verifique as configurações do aplicativo para garantir isso.

 

Verificar a alocação base do arquivo de paginação:

 

Vá para "Painel de Controle" > "Sistema e Segurança" > "Sistema".

Clique em "Configurações Avançadas do Sistema" no painel à esquerda.

Na guia "Avançado", clique em "Configurações" em "Desempenho".

Vá para a guia "Avançado" e clique em "Alterar" em "Memória Virtual".

Verifique se a alocação base do arquivo de paginação é maior que sua RAM instalada (que no seu caso é 16GB).

 

Fonte: https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/cwindowsminidump-not-appearing-after-bsod/713fa3fa-c788-4846-bf84-b5a498e821ab

 

 

Esse log ajudará a identificar se o problema está relacionado a drivers, e se estiver, a melhor opção é usar o Gerenciador de verificação de driver do Windows.

Após conseguir o log, poste aqui. Se estiver com dificuldades pra conseguir o log, você pode pular pro segundo passo, que é executar a ferramenta de verificação de driver. Você deverá marcar a opção de verificar todos os drivers. O PC vai reiniciar e se der tela azul novamente, é porque o problema está relacionado a algum driver, e a própria tela azul informará qual o driver defeituoso.

 

Este tutorial detalha como executar e interpretar essa ferramenta: https://www.tecmundo.com.br/windows-xp/1178-gerenciador-de-verificacao-de-driver.htm

Postado
53 minutos atrás, xThiagoMatheus disse:

 

Existe uma outra localização onde o log pode estar, que é dentro da pasta Minidump.

C:\Windows\Minidump

Verifique nessa pasta. Se mesmo assim ele não estiver lá, certifique-se de que seu sistema atenda a essas características:

 

tambem não existia essa pasta porém realmente a alocação base estava abaixo da memória ram fisica instalada

 

porém eu achei uma solução temporaria, que foi retirar um dos pentes, ate o momento não teve mais tela azul, joguei forza 5 por umas 3 horas pra testar, mas amanha recoloco a ram retirada e refaço o teste, porque não sei se o problema é de fato a ram defeituosa ou o que mais poderia ser, talvez o encaixe da placa-mãe,

 

sera que esse diagnostico pode me dar uma pista se o problema é de fato na ram? de qualquer forma

 

em ultimo caso eu compro outros 2 pentes novos e se o problema persistir eu devolvo e reembolso

  • Curtir 1
  • Solução
Postado

vindo aqui atualizar, a solução foi aterramento do gabinete ¿ 

 

a fiação da minha casa é antiga por isto não segue as normas recomendadas para ser aterrada

 

eu montei o pc fora do gabinete em cima da bancada que eh de borracha e fiz coisas que forçavam a tela azul e funcionou perfeitamente, então remontei tudo de novo e aterrei o gabinete com um cabo de cobre fazendo ligação em alguma parte metalica do gabinete e indo ate um pedaço de cobre enterrado na terra do lado de fora d casa

 

e isso aparentemente solucionou meu problema

 

 

  • Amei 1

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