Ir ao conteúdo

Conectar controladora com a placa-mãe sem a Conector RGB na placa-mãe

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte. Comprei um kit de fans da aigo, AR12PRO juntamente com sua controladora. No entanto, quando observei minha placa-mãe (X99), percebi que não possui a entrada de RGB, mas no kit veio um cabo de 5V RGB. Gostaria de saber se eu posso conectar este cabo diretamente na entrada SYS fan da placa-mãe. Caso não, existe algum procedimento para que eu possa ao menos controlar a rotação das ventoinhas conectadas na controladora ? Já que as mesmas estão sempre em alta rotação 

image.png.bfb8ad9145b5718118e5b2a66c7d8e3c.pngimage.png.f0db8d983005071553380332dbe4b30f.png

Postado

Conector ARGB não tem nenhuma relação com o conector PWM de 4-pinos. Esse conector aí aparentemente serviria apenas como sincronização, pra você sincronizar os efeitos RGB com uma placa-mãe que é compatível com padrão ARGB. Porém como a sua não é, você terá que ficar apenas no controle remoto.

Postado

Ok, mas existe algum meio para que eu possa controlar a velocidade das ventoinhas ? Já que no controle remoto não há essa possibilidade

Postado

@ujezzy_ tem a foto desse controle remoto? Os modelos que eu já vi até agora parece que tem controle de velocidade também. Pra controlar através da placa-mãe você teria que verificar se essa controladora aí tem alguma opção de sincronização do PWM com a placa-mãe.

Postado
2 horas atrás, ujezzy_ disse:

Ok, mas existe algum meio para que eu possa controlar a velocidade das ventoinhas ? Já que no controle remoto não há essa possibilidade

As fans AIGO AR12 PRO são PWM, mas esta controladora Aigo do kit não é HUB PWM, é só controladora de LED.

Com uma controladora como a CoolMoon que é HUB PWM e controladora de LED ARGB ligando o cabo de interface próprio (não é o cabo A-RGB) num conector SYS_FAN da placa-mãe o BIOS passa a controlar a rotação das fans dinamicamente.

Porém ... sempre tem um porém 😜  a maioria das placas X99 - como "Frankenstein" que são; só tem PWM no conector CPU_FAN, ou seja, nesse caso a controladora CoolMoon não resolveria nada. C'est la vie! 

Nas baratas controladoras com o conector abacaxi de 6 pinos é possível controlar a rotação das fans de forma manual, reduzindo/aumentando pelo controle remoto IR; o que é feito por variação da tensão (v) fornecida pela controladora para fan, mas isso não é um controle dinâmico como é quando a fan é PWM, com o BIOS variando a rotação da fan em função da temperatura do CPU.

E não tem muita utilidade porque as fans com conector de 6 pinos que acompanham estas controladoras são fracas (pouco CFM e pressão), então baixando a sua rotação reduz a já baixa capacidade que tem de resfriar.

• Curtir 1
Postado
Em 11/06/2024 às 18:19, GuilhermeGB disse:

@ujezzy_ tem a foto desse controle remoto? Os modelos que eu já vi até agora parece que tem controle de velocidade também. Pra controlar através da placa-mãe você teria que verificar se essa controladora aí tem alguma opção de sincronização do PWM com a placa-mãe.

photo_5156885585435143449_y.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...