Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, galera!

Estou querendo comprar um computador barato, porém futuramente estou pensando em melhorá-lo, e gostaria de manter a mesma placa-mãe. Por isso, queria saber qual placa-mãe comprar.

Inicialmente comprarei um R5 4600G com 2x8 de RAM e um SSD kingston 500GB M.2. Porém, gostaria de comprar um processador melhor e uma GPU dedicada. Então, qual placa-mãe eu compro?

Já me recomendaram a A520M Pro, e se não me engano a B550. Queria entender qual a diferença e algumas recomendações.

Eu vi que as placas A não possuem suporte para overclocking, mas isso faz muita diferença?

Postado

@Magner bom dia meu caro,eu também tinha essa dúvida entre A 520, b450, b550 ou x570, cara vai depende muito da sua necessidade!

Por exemplo eu possuo uma processador tp de linha e ele esquenta muito! ,porém tenho que investir em placa-mãe robusta para que ele não queime nenhum componente,seria indicado x570 ou b550! 

Como o seu já e para um Ryzen 5 4600g 

Indico uma b450 

Como auros elite,a ASUS tuf ou até mesmo Msi 

Mas ao comprar verifique na características da placa-mãe ela já vem com suporte ao seu processador !

• Curtir 1
Postado

@Magner Isso é referente ao Chipset, de forma simples,  A= entrada, B= Intermediaria, X= Topo de linha. Leve em consideração a construção, que pode deixar a desejar ate mesmo em uma X.

Na maioria das vezes, uma B já é mais que suficiente, se deseja uma recomendação, a MSI B550M PRO-VDH WIFI é muito boa.

• Curtir 1
Postado

O "X" da questão é, pode gastar quanto com a placa-mãe?

1. MSI A320M-A PRO - R$ 380,00
  2. MSI B450-M PRO-VDH Max - R$ 475,00
  3. ASUS Prime B550M-A PRO - R$ 660,00
  4. MSI-B550M PR0-VHD Max - R$ 800,00

Mesmo a mais barata, a A520M-A PRO tem VRM adequado para usar um Ryzen 5700X3D, que é o melhor upgrade que pode fazer a partir do Ryzen 4600G.

Alguns detalhes secundários, que para você pode ser importante.

A 1 não faz overclock* nem tem conector de LED "frufru". Vai depender de comprar controladora de LED externa para ter a "dança da Macarena"🤩

A 2 faz overclock e tem conector de LED no obsoleto padrão RGB 12v  - basicamente "pisca-pisca árvore de natal". 😝

A 3 e 4 fazem overclock, tem PCI 4.0 - o que melhora o desempenho de certas placas de vídeo a 2-5% em determinados jogos, e de NVMe. Tem conector de LED no padrão moderno, o A-RGB 5v, que tem mais cores e efeitos mais elaborados, ex. transição entre cores individual em cada LED.

* Se não é iniciado no tema, overclock é fazer o CPU trabalhar acima do padrão de fábrica, consumindo mais energia e esquentado mais, em consequência exigindo solução de refrigeração melhor, e mais cara -  Air Cooler melhor que o AMD box que acompanha o CPU ou Water Cooler, isso para ter a ilusão de que o desempenho aumentou 10%. 😜 

• Curtir 1
Postado

@Magner se não liga pra penduricalhos qualquer placa-mãe "A" de boa qualidade ja lhe serve 

eu pegaria uma placa B porque você pensa em longevidade..

overclock é so perda de tempo o tempo e dinheiro a mais que se gasta comprando o que é necessário 

(placa-mãe melhor) (watercooler) (gabinete melhor)

n vale o gasto pelo desempenho a mais que você tera

, fora que os processadores novos ja vem praticamente no talo no quesito frequência

antigamente meu processador era 2.84ghz..  você fazia overclock ele ia pra 4.2ghz fácil 4.4 ou 4.6 com dificuldade ...hoje malémá você consegue 500mhz a mais  então ja elimina placa X da sua decisão

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, 1lokos disse:

MSI B450-M PRO-VDH Max - R$ 475,00

@1lokos Mano eu vi que essa placa-mãe só suporta até 2666mhz, eu tava pensando em comprar RAM de 3200mhz, isso vai impedir de usar 100% da RAM né? Eu deveria comprar uma de 2666mhz ou não afeta tanto assim o desempenho da RAM? Caso afete você teria uma recomendação de placa que suporte o 3200mhz e não seja tão cara?

Eu cheguei a pesquisar e achei a ASUS tuf gaming B450M boa, porém cara. Mas olhando as placas, eu só vi um monte de entrada, geração e tipos diferentes. Aí fiquei meio confuso, o que eu devo olhar de principal na placa? Para o uso mais casual, como apenas estudar e jogar alguns jogos. A questão das entradas todas, não faz muita diferença né?

O HDMI 1.4 dessa placa, limita o hertz do monitor certo? Mas eles só descrevem a respeito da ultra HD e 4K, onde vejo sobre o limite no full HD? No meu caso pretendo comprar um monitor de 75hertz ou 100hertz.

Desculpa aí o monte de pergunta, é que comecei agora a pesquisar a respeito das placas-mae e não entendi nada.

Postado
36 minutos atrás, Magner disse:

@1lokos Mano eu vi que essa placa-mãe só suporta até 2666mhz, eu tava pensando em comprar RAM de 3200mhz, isso vai impedir de usar 100% da RAM né?

Esse 2667 refere-se ao padrão JEDEC.

• Suporta 1866/2133/2400 / 2667Mhz (por JEDEC)
  • Para AMD Ryzen Gen3 (R5 / R7 / R9)
  • Suporta 2667/2800/2933/3000/3066/3200/3466/3733/3866 MHz (pelo A-XMP OC MODE)

Basta ativar o XPM, vide aos 6:15 do teste do Guiga.

HDMI 1.4-1.4b (2009-2011) – largura de banda 8,16 Gbit / s, resolução FHD (1920x1200) a taxa de atualização de 144 Hz, QHD a 75 Hz, 4K a 30 Hz

https://www.hardware.com.br/artigos/qual-a-diferenca-entre-HDMI-e-displayport/

Postado

@1lokos Mas no caso esse XMP OC MODE, não seria overclocking? Que afeta a vida útil dos componentes?

Em 15/06/2024 às 16:35, Guerreirokkj disse:

overclock é so perda de tempo o tempo e dinheiro a mais que se gasta comprando o que é necessário 

(placa-mãe melhor) (watercooler) (gabinete melhor)

n vale o gasto pelo desempenho a mais que você tera

Também tem a questão do aquecimento por causa do overclocking.

Postado

Não, é um perfil que o fabricante da memória testou e programou.

Nas outras placas mãe se você não ativar o XPM a memória também ficará em 2667MHz.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!