Ir ao conteúdo

Superaquecimento b550m + Ryzen 9 5900x (VRM MOS)

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal tudo bem?

Recentemente comprei as peças e fui montando meu próprio computador, porém sou leigo no assunto.

Adquiri os seguintes itens:

Fonte: Corsair CV 750W, 80 Plus Bronze

CPU: Ryzen 9 5900x

placa-mãe: Gigabyte B550M K (MATX)

GPU: Ventus RTX 4070 2x

Ram: 2x  32GB Corsair Vengeance 3200 MHz DDR4

Water cooler: Superframe Isengard, 240mm

Fan: 3 fans da deepcool, 120mm

Após a montagem do computador e instalação do Windows fui jogar e identifiquei por exemplo em jogo leve como o Valorant que esta tendo quedas bruscas de FPS, de 500FPS caia para 30 e depois retornava para 500, e isso se repetia de 5 em 5 segundos.

Baixei outros 2 jogos para testar, sendo HoldFast Nations e Fortnite e ambos apresentaram o mesmo comportamento.

Pesquisei um pouco e vi o pessoal recomendar checar as temperaturas para identicar algum possível problema. Baixei o HWInfo e fiz os testes.Identifiquei problema no VRM MOS.

O computador em estado normal sem nenhum jogo rodando mantém uma temperatura de 54ºC.
Quando executo qualquer jogo, independente do detalhamento de gráfico seja low ou ultra, o VRM MOS sobe para 110ºC e quando dava esse thermal throttling ele voltava para uns 100ºC mas logo voltava a subir.

Eu vi alguns vídeos recomendando comprar dissipadores para colocar sobre eles para melhorar a temperatura porém não obtive resultado. Creio que a fita térmica que veio no dissipador não seja bom, porém desconfio que não seja isso também.

Edit: esqueci de alguns detalhes, na BIOS tem aquela opção de x.m.p que logo quando montei o computador eu havia habilitado, porém mesmo desativando continuou com esse mesmo problema.

Outro detalhe é que eu nem estou usando o modo de energia em alto desempenho, estava em equilibrado quando identifiquei esse problema. Colocando em modo de economia ele continua subindo bastante ate uns 90ºC mas sem o throttling, porém o desempenho cai praticamente mais da metade, exemplo valorant vai de 500 fps pra 120fps.

Os demais componentes também mantém uma temperatura bem baixa, mesmo em jogo a placa de Vídeo raramente passa de 60ºC e a cpu também nessa faixa.

Minha dúvida seria, essa placa-mãe "aguenta" a CPU Ryzen 9 5900x ou eu adquiri uma placa-mãe errada para essa CPU?

Caso ela suporte, tem a possibilidade de ser problema de fábrica da placa-mãe?

Desde já, grato pela ajuda!

Postado
47 minutos atrás, Douglas L Rinaldo disse:

Gigabyte B550M K

Aqui está o problema.
Placa muito básica para o 5900x. 

Os processadores mais rápidos para jogos da plataforma AM4 são Ryzen 7 5800X3D e Ryzen 7 5700X3D. Há alguma razão específica que te fez optar por um 5900x?

Para um processador como esse, recomenda-se:
MSI MPG B550 GAMING PLUS, R$ 929  LINK
ASUS TUF Gaming B550M-Plus (R$ 883 com o cupom PLME5) LINK
MSI B550M PRO-VDH WIFI, R$ 797 com o cupom acima  LINK (sem over)

Há opções mais caras ainda, como MSI MAG B550 Tomahawk e modelos ASUS ROG, sejam elas B550 ou X570.

O dilema é que essa plataforma AM4 vai te custar o mesmo que uma AM5, talvez mais. 

Caso não faça ainda 7 dias que comprou, você tem o direito de devolver em até 7 dias compras feitas pela internet. 

• Curtir 1
Postado

Opa Crixus, obrigado pela resposta. Então na verdade não teve um motivo específico, o único detalhe só é que tenho um gabinete de modelo médio por isso peguei um MATX. Como não entendo muito, tenho alguns amigos que me auxiliaram nas compras e me informaram que utilizam também placa-mãe b550. 

Vou tentar então devolver, adquiri ela no dia 07 mas chegou só essa semana, consegui apenas testar ontem e hoje. Acredito que esteja no prazo.

Postado

Ryzen 9 é mais voltado para trabalhos profissionais que demandam alto poder de processamento, etc. pensei que você atuasse em alguma área específica e o tivesse escolhido por esta razão.

Em games, na maioria dos cenários o Ryzen 9 5900x apresenta o mesmo desempenho do 5600x.
5600x, 5700x, 5800x, 5900x e 5950x são praticamente a mesma coisa em jogos, como pode ver no teste do TechSpot LINK

Qual modelo exato do gabinete?

Sua fonte, a CV 750, é um produto Tier C de acordo com Cultists Network LINK
Não interfere no problema da placa-mãe x processador, mas se for possível devolver, eu mandaria de volta fonte, processador e placa-mãe.
Em qual loja comprou?

Postado

Então eu trabalho com parte de processamento de dados(etl, dataviz,etc), mas em si parte de hardware não entendo nada rsrsrs. As peças comprei a fonte e a placa de Vídeo pela pichau mês passado e estava usando em um outro PC, agora o restante foi tudo pela terabyte. A fonte infelizmente passou da data de refund. Agora processador e placa-mãe eu até consigo se não me engano amanha da os 7 dias da terabyte. O gabinete é um like tek mad rock.

Se eu trocar apenas a placa-mãe eu conseguiria ter um bom desempenho com o restante das peças?

• Solução
Postado
7 horas atrás, Douglas Rinaldo disse:

Se eu trocar apenas a placa-mãe eu conseguiria ter um bom desempenho com o restante das peças?

Sim, já que o problema é somente a placa-mãe. 
A única placa-mãe decente que a Terabyte tem no momento é ASUS TUF Gaming B550M-Plus, por 879 reais LINK

• Amei 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Só para fechar o post aqui e dar um update sobre o caso, aliás obrigado Crixus pela ajuda , realmente era a placa-mãe.

Fui em uma loja física da kabum e eu tinha ido para comprar uma outra placa-mãe. Na loja eles tem alguns técnicos que montam os pcs e já fui tirando dúvida com os caras lá.

De início foram bem sinceros falaram pra eu não comprar a placa-mãe porque poderia ser também problema no water cooler, segundo eles se o water cooler não estivesse funcionando 100% corretamente a placa-mãe tentaria de alguma forma compensar essa sobrecarga e talvez iria levar isso para as VRMs.

Voltei para casa testei tudo novamente, watercooler chequei e está funcionando direitinho, até fui no aplicativo da gigabyte onde da para controlar a velocidade das fans e tal e deixei tudo em 100% e mesmo assim depois de um tempo batia 110ºC nas VRMs. Por fim fui atrás de alguns reviews dessa placa b550m k em outras lojas e vi reviews de 1 estrela, e vi que outras pessoas tiveram o mesmo problema nessa mesma placa.

Comprei uma ASUS TUF GAMING B550M-PLUS assim como o Crixus recomedou e realmente é nítido a diferença. Nenhuma peça passa agora dos 75ºC no pc. 

Consegui solicitar também na terabyte a devolução por insatisfação, eles ainda estão analisando, mas acredito que eu consiga pegar a grana de volta.

Enfim fica o recado para quem estiver pesquisando ai no CTRL + F sobre a Gigabyte B550M K, ela pode ter esse problema com as VRMs.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Douglas L Rinaldo disse:

Na loja eles tem alguns técnicos que montam os pcs e já fui tirando dúvida com os caras lá.

De início foram bem sinceros falaram pra eu não comprar a placa-mãe porque poderia ser também problema no water cooler, segundo eles se o water cooler não estivesse funcionando 100% corretamente a placa-mãe tentaria de alguma forma compensar essa sobrecarga e talvez iria levar isso para as VRMs.

OT - Que papo estranho o dos técnicos, water cooler não resfria VRM,* pelo contrario o WC não gera o ar residual que os air coolers "downdraft" sopram no VRM, o porque de em alguns casos ser recomendável colocar um fan de 80mm soprando sobre o VRM se usar water cooler ou air cooler torre.

* Exceção, os WC da Arctic que ao invés de "frufru" no bloco da bomba tem um fan para ajudar a resfriar o VRM:

Citação

To compensate the lack of airflow from a tower cooler, the Liquid Freezer III works with a revised VRM fan. The 60 mm PWM-controlled fan enables almost silent cooling of the socket area when VRM cooling is insufficient, in cases with poor airflow or especially in overclocking scenarios. This enables a continuously higher load and a longer service life for the voltage converters.

Liquid_Freezer_III_240_Black_G04_2.jpg

• Curtir 2
  • 3 meses depois...
Postado

Estou tendo quase o mesmo problema desse tópico, com praticamente mesma config :

* Ryzen 9 5900X

* MSI B550M Pro-VDH WiFi,AMD AM4, mATX

*  RTX 4070 Dual Fan PNY NVIDIA, 12 GB GDDR6X

* Fonte XPG Kyber, 850W, 80 Plus Gold

* Water Cooler Rise Mode Aura Ice Black

ARGB, 120mm

* 2 X  - RAM XPG Spectrix D35G, RGB, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16,

* Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06x, Mid Tower, ARGB, ATX, , 6x Fans.

O Problema: 

ao jogar jogos simples como MINECRAFT  e o GROCERY STORE SIMULATOR, a temperatura chega a 92º, a tela trava e apresenta uma menagem de " CPU overheating alert! Please check CPU cooler is firmly attached for working properly."

A placa-mãe é do mesmo fabricante , mas não parece ser a mais simples . 

Alguém tem alguma sugestão ?

9841578c-410d-451e-a5eb-06146375add2.jpeg

IMG_6876.jpeg

IMG_6878.jpeg

@Crixus Champion Alguma sugestão ?

Postado
19 minutos atrás, Acic disse:

* MSI B550M Pro-VDH WiFi,AMD AM4, mATX

A placa-mãe é do mesmo fabricante

A placa-mãe do OP era Gigabyte, que foi trocada por uma ASUS, e a sua é da MSI - por sinal boa placa, com VRM suficiente para o Ryzen 5900X, desde que não faça overclock.

O seu problema é o WC 120mm de marca "genérica" que é inadequado para um Ryzen 5900X.

O gabinete Glass 06X também tem culpa no cartório, é um "fornello" totalmente inadequado para algo mais que um PC básico com vídeo onboard que não seja usado para jogos, pois não tem airflow. O vidro "colado" na frente dos fans aumenta a temperatura do CPU mais de 10 graus.

Não tem outra solução a não ser comprar WC 240mm ou 360mm - de preferência de marca tradicional; e gabinete com frente mesh (malha), bem ventilado, a sugestão é o Montech Air 903 Base.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
36 minutos atrás, 1lokos disse:

A placa-mãe do OP era Gigabyte, que foi trocada por uma ASUS, e a sua é da MSI - por sinal boa placa, com VRM suficiente para o Ryzen 5900X, desde que não faça overclock.

O seu problema é o WC 120mm de marca "genérica" que é inadequado para um Ryzen 5900X.

O gabinete Glass 06X também tem culpa no cartório, é um "fornello" totalmente inadequado para algo mais que um PC básico com vídeo onboard que não seja usado para jogos, pois não tem airflow. O vidro "colado" na frente dos fans aumenta a temperatura do CPU mais de 10 graus.

Não tem outra solução a não ser comprar WC 240mm ou 360mm - de preferência de marca tradicional; e gabinete com frente mesh (malha), bem ventilado, a sugestão é o Montech Air 903 Base.

Muito obrigado pela pronta resposta .

quanto à placa-mãe  , você tem razão. Eu quis dizer que era da marca de uma das indicadas .

Qual seria  uma marca boa de cooler ? Desse de 240, que você indicou ?

outro problema pode ser o local onde está instalado , que pode não ter ventilação adequada (mandei uma foto) . Está encostado em 2 paredes .

o  que acha ?

a frente do gabinete tem os fans . Mesmo  assim é melhor outro ?

2b7e4171-17ba-4464-986f-aa30081c5be8.jpeg

Postado

Posicionar o gabinete sobre o piso é ruim porque entope a fonte de poeira em pouco tempo, deveria usar um suporte elevando um pouco o gabinete, exemplo.

O problema da falta de ventilação deste gabinete é porque foi mal projetado, sem entrada de ar, o fato de ter lugar para colocar fans na frente mas sem entrada de ar não cria airflow, apenas circular o ar quente acumulado dentro do gabinete.

Faça um teste, remova esse vidro da frente dos fans e veja como melhora as temperaturas.

Dá para usar se remover de vez o vidro e colocar filtro de poeira sobre os fans, de forma a evitar que alguma coisa entre e danifique a pás, também pode colocar grelha de proteção sobre o filtro. 

Mas se optar por uma grelha "decorativa" não use modelos que obstruam muito a area dos fans, como esta. Também, se for gastar metade do preço de um gabinete com isso melhor comprar outro.

br-11134211-7r98o-lwc1we38qylxd0.webp

Quanto ao WC, venda esse de 120mm e compre um 240mm - esse gabinete não suporta de 360mm; de preferência de marcas que dão garantia maior, o que indica que tem mais confiabilidade, durabilidade. WC tem vida útil limitada, então quanto maior a garantia melhor.

Cooler Master tem 2 anos de garantia nos modelos MasterLiquid, 3 anos nos modelos MasterLiquid CORE.

DeepCool tem 3 anos nos modelos LE, Castle, 5 anos nos modelos LS, LT.

ASUS TUF tem 6 anos.

Arctic Liquid Freezer  II e III tem 6 anos.

Esses WC "genéricos" de marcas de distribuidoras de hardware - como esse de 120mm que comprou; marcas de lojas... são produtos onde a principal preocupação é ter o custo de fabricação o mais baixo possível, por isso tem apenas 1 ano de garantia. Tem performance até OK, mas a durabilidade é menor.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
Em 15/10/2024 às 09:51, 1lokos disse:

Posicionar o gabinete sobre o piso é ruim porque entope a fonte de poeira em pouco tempo, deveria usar um suporte elevando um pouco o gabinete, exemplo.

O problema da falta de ventilação deste gabinete é porque foi mal projetado, sem entrada de ar, o fato de ter lugar para colocar fans na frente mas sem entrada de ar não cria airflow, apenas circular o ar quente acumulado dentro do gabinete.

Faça um teste, remova esse vidro da frente dos fans e veja como melhora as temperaturas.

Dá para usar se remover de vez o vidro e colocar filtro de poeira sobre os fans, de forma a evitar que alguma coisa entre e danifique a pás, também pode colocar grelha de proteção sobre o filtro. 

Mas se optar por uma grelha "decorativa" não use modelos que obstruam muito a area dos fans, como esta. Também, se for gastar metade do preço de um gabinete com isso melhor comprar outro.

Quanto ao WC, venda esse de 120mm e compre um 240mm - esse gabinete não suporta de 360mm; de preferência de marcas que dão garantia maior, o que indica que tem mais confiabilidade, durabilidade. WC tem vida útil limitada, então quanto maior a garantia melhor.

Cooler Master tem 2 anos de garantia nos modelos MasterLiquid, 3 anos nos modelos MasterLiquid CORE.

ASUS TUF tem 6 anos.

Esses WC "genéricos" de marcas de distribuidoras de hardware - como esse de 120mm que comprou; marcas de lojas... são produtos onde a principal preocupação é ter o custo de fabricação o mais baixo possível, por isso tem apenas 1 ano de garantia. Tem performance até OK, mas a durabilidade é menor.

Ótimas explicações e dicas !!

Vou observar tudo que orientou.

você acha que uma boa pasta térmica também pode ajudar um pouco ?

qual a melhor pasta você indicaria ?

Em 15/10/2024 às 09:51, 1lokos disse:

ASUS TUF tem 6 anos.

pesquisei rapidamente esses abaixo :

qual deles seria uma boa compra para o meu caso? 
Ou deveria ser algum melhor ?

WATER COOLER COOLER MASTER MASTERLIQUID 240L CORE, ARGB, 240MM

500,00

Water Cooler ASUS TUF Gaming LC 240 || ARGB, 240mm, AMD e Intel, Preto - 90RCOOU1-MOUAYO

530,00

Water Cooler DeepCool LD240, RGB, 240mm

640,00

Water Cooler Deepcool Le500, 240mm,

330,00

Postado

Antes de comprar um novo WC, seria correto revisar a instalação do atual, verificar se está montado corretamente, checar como está a pasta térmica, e se existe a remota possibilidade do técnico ter esquecido o adesivo no WC na parte que faz contato com o processador.

O Gabinete possui a frente bloqueada, contando apenas com pequenas frestas entre o vidro e o corpo do Gabinete, porém 91 graus é algo inesperado. 

EDIT: agora que vi que o atual WC é 120mm e modelo básico. 

• Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, Acic disse:

Water Cooler ASUS TUF Gaming LC 240 || ARGB, 240mm, AMD e Intel, Preto - 90RCOOU1-MOUAYO

530,00

Pega esse ASUS TUF, só R$ 30,00 a mais que CM ML240L CORE e tem o dobro de tempo de garantia.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Esse PC inicialmente foi montado para ser um PC de jogos? Se sim, o Ryzen 9 5900x é uma opção ruim por não ser voltado para jogos, desempenhando o mesmo que um Ryzen 5 5600x, estando abaixo do Ryzen 7 5700x3D (1.200 a 1.400 reais).

Me desculpe se alguma palavra soa dura, mas se ainda não faz 7 dias que está com o PC, eu recomendaria a devolução do processador, que é um direito do consumidor que todas lojas respeitam. 

• Obrigado 1
Postado

@Crixus Champion Tranquilo quanto às palavras .

o PC foi montado pra jogos; mas jogos bem básicos .

depois de uns anos   será eventualmente trocado  e colocado para uso de escritório, quando então cumprirá a contento todas as atividades sem problema algum, dada a boa capacidade de multitarefa dos vários núcleos .

Então por enquanto está tranquilo.

Postado

@Acic
"Básicos" é uma palavra que não combina com o hardware topo de linha com RTX 4070 que montou, além do próprio 5900x.
Como comentou acima que pagou um terceiro para montar, imaginei que haveria a possibilidade de não fazer 7 dias ainda, além do 5700x3D ser facilmente resfriado com um cooler de 150 reais.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Crixus Champion disse:

@Acic
"Básicos" é uma palavra que não combina com o hardware topo de linha com RTX 4070 que montou, além do próprio 5900x.
Como comentou acima que pagou um terceiro para montar, imaginei que haveria a possibilidade de não fazer 7 dias ainda, além do 5700x3D ser facilmente resfriado com um cooler de 150 reais.

É que eu gosto de ficar prevenido para qualquer eventualidade futura. Tipo jogar algum jogo que demanda mais um pouco de algum componente .

O valor está tranquilo pra mim. E certamente terei um computador pau pra toda obra , independente dos jogos que serão rodados nele.

Quanto ao resfriamento, vou trocar o cooler que realmente está muito aquém do que o processador exige.

posto aqui o resultado quando eu trocar .

agradeço demais pelas orientações de vcs .

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...