Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera, tô tentando instalar o NVMe agora no pc, e ele n da boot (ta zerado). E tb n aparece mais o SATA pra dar boot no Windows. Já retirei o NVMe e ligou normal, abri a BIOS e coloquei como preferência o “Windows Manager (SATA)”. Tem a opção “SATA 5G_6”, mas ela diz q n tem nada pra dar boot. Deixei o Windows manager, desabilitei a segunda opção de boot (testei c ela ativada no SATA 5g6 e n foi), e mesmo assim não vai. Botei o NVMe de volta e agora abre na BIOS e n reconhece nada, nem o sata e nem o NVMe.

772A0E32-0801-4425-A199-6C07D111AEA4.jpeg

Postado

Fala maninho, boa noite.

No meu caso é um pouco diferente, não consigo fazer nada de boot se as portas SATA estiverem habilitadas (Basicamente, se eu for formatar a maquina, tenho que literalmente desligar as portas SATAS para conseguir fazer o boot de formatação no NVMe)

A minha é uma ASUS Prime B450M Gaming.

Porém você pode testar alguns passos para tentar solucionar esse problema:

1. Atualização da BIOS (Se for possível, a placa da ASUS tem o Flash naquela categoria TOOL, só meter arquivo no pendrive e sucesso).

2. Configurações da BIOS:

• Resetar a BIOS: Tente resetar a BIOS para as configurações padrão (default). Isso pode resolver conflitos que podem estar causando problemas de boot.
  • Configurar Boot: Após resetar a BIOS, configure novamente a prioridade de boot para o “Windows Boot Manager” no SATA.
  • Desabilitar CSM (Compatibility Support Module): Se o CSM estiver habilitado, tente desabilitá-lo. Algumas placas-mãe têm problemas ao tentar reconhecer NVMe quando o CSM está habilitado.

3. Verificar Configurações de SATA e NVMe:

• Modo AHCI: Verifique se o modo de operação SATA está configurado como AHCI na BIOS, e não como RAID. O modo RAID pode interferir na detecção do NVMe.
  • Configuração de PCIe: Verifique se o slot M.2 onde o NVMe está instalado está configurado para usar PCIe corretamente (x4 para melhores velocidades).

4. Instalação do NVMe:

• Instalar Novamente: Remova o NVMe e instale-o novamente, garantindo que está corretamente encaixado.
  • Reconhecimento do NVMe: Verifique se o NVMe é reconhecido na BIOS. Se não for, pode haver um problema de compatibilidade ou o NVMe pode estar defeituoso.

5. Diagnóstico de Hardware:

• Testar o NVMe em Outro PC: Se possível, da uma testada no NVMe em outro computador para verificar se o problema persiste. Isso ajuda a determinar se o problema está no NVMe ou na placa-mãe.

Resumo:

1. Atualize a BIOS para a versão mais recente.

2. Resete a BIOS para as configurações padrão.

3. Verifique as configurações de SATA e NVMe na BIOS.

4. Teste o NVMe em outro PC. 

- Kasha (E não estou utilizando uma I.A, o MOD já veio perguntar)

Postado

Boa noite. O seu SSD é realmente M.2 NVMe ou M.2 SATA? Qual é o modelo dele? É bom não confundir, porque são duas tencologias diferentes. Um SSD M.2 SATA, quando encaixado no slot M.2, desativa alguma das portas SATA da placa-mãe.

Postado
18 minutos atrás, gspcarvalho disse:

@GuilhermeGB @Kashalicov NVMe. Fiz a instalação e consegui. Fui copiar o windows pro SSD NVMe de 1TB e o espaço do SSD foi diminuído, eu criei uma cópia com o macrium, mas perdi tamanho. Vcs sabem como ajeitar? 

image.thumb.png.1bb5bcc17e72655b88c3d311617d273e.pngimage.thumb.png.8f68c8a2d49b934e3bea68f99a76fa29.png

edit: resolvi kkkk youtube salvou

SHOWWW

Precisando é só falar irmão!

Postado

@Kashalicov Eu consegui, mano. Mas perdi metade do volume do SSD, aí quando vou em estender volume, aparece isso:

A operação selecionada converterá o disco básico selecionado em disco dinâmico. Se você converter o disco em dinâmico não poderá iniciar sistemas operacionais instalados em qualquer volume nesse disco.

Posso confirmar e desinstalar o windows do HD ou n vou conseguir dar boot no windows depois?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...