Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, boa tarde.

Estou atualmente procurando um literal Kit Xeon, preferência por mais núcleos se possível. Não tenho um orçamento certo, mas pretendia gastar entre R$ 800 - R$ 1.200. Necessito apenas do processador, memória e placa-mãe. (Será possível colocar logo 64gb ECC?) / Seria para uso em servidores e máquinas virtuais. 

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Seu uso será IA, correto?

59 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Seria para uso em servidores e máquinas virtuais. 

Não é IA, é servidor e processamento de dados.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Seu uso será IA, correto?

Nop, uso literalmente para máquinas virtuais e servidores de jogos. Infelizmente AM4 está fora de questão, uma vez que gastarei quase R$ 2.000 para um kit simples. 

Postado

Estava escrito ali mesmo, estou bem desatento hoje agradeço pela correção!

Desconheço do 'melhor kit xeon' atualmente, mas posso te dar algumas dicas na escolha:

- Placas mãe da Machinist são preferíveis 

- Se não for muito caro, acredito que um kit de dois processadores aumente o desempenho

- Prefira por kits que não tenham processador e RAM soldados

- Tenha uma fonte de qualidade em mente, Xeon antigos têm alto consumo para os padrões atuais

Postado

@TheDemonLena Olá. Se realmente quer núcleos, então pode considerar analisar placas mae dual cpu

uma amostra delas AQUI 

se quiser algo mais simples: PROCESSADOR1 ou o mais top PROCESSADOR2 (infelizmente sao processadores a preço de Ryzen 5) 

o que realmente esta pedido nos 64gb KIT 1 (infelizmente esta meio salgado, apesar de ser processador de 14 núcleos tmb)

ou pode comprar ESSE KIT, com processador de 12 núcleos, e colocar memórias ECC e trocar o processador posteriormente

ou pode verificar na olx de sua cidade se tem alguém vendendo um kit mais acessivel

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, El Dorado disse:

@TheDemonLena Olá. Se realmente quer núcleos, então pode considerar analisar placas mae dual cpu

uma amostra delas AQUI 

se quiser algo mais simples: PROCESSADOR1 ou o mais top PROCESSADOR2 (infelizmente sao processadores a preço de Ryzen 5) 

o que realmente esta pedido nos 64gb KIT 1 (infelizmente esta meio salgado, apesar de ser processador de 14 núcleos tmb)

ou pode comprar ESSE KIT, com processador de 12 núcleos, e colocar memórias ECC e trocar o processador posteriormente

ou pode verificar na olx de sua cidade se tem alguém vendendo um kit mais acessivel

Então, nesses casos, vou pegar tudo separado. Seja pelo frete mais barato e pelo menor imposto possível :3, mas vou bizoiar essa placa-mãe dual. 

@RonaldoXbox Tenho uma MSI 650bn para os xeons, creio que suporte, a placa de vídeo vai ser algum modelo antigo apenas para dar vídeo. 

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, El Dorado disse:

placa-mãe dual é como um opala, possante, bebe pra caramba, e entrega muito (dentro do seu limite)

Tô me preparando pra por umas 10 dessas em torre no futuro, ou até em rack em modo bandeja 

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Tô me preparando pra por umas 10 dessas em torre no futuro, ou até em rack em modo bandeja 

Interessante, só por curiosidade mesmo, para quê é necessário tanto poder bruto de processamento?

Quero me aprofundar mais em hardware, uma das áreas que pouco entendo são servidores e sua utilidade, única coisa que realmente sei é que têm os servidores de jogos, dados, sites e os famosos servers de Minecraft kkkk.

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

só por curiosidade mesmo, para quê é necessário tanto poder bruto de processamento?

Então, você mesmo deduziu o uso, servidores de minecraft. Quero começar por eles, para depois oferecer serviços a outros jogos e até máquinas virtuais. Claro, tirando o servidor do site, do banco de dados, e as outras milhares de coisas. Quanto mais núcleos e threads, melhor, até pensei em ver de pegar um AMD EPCY ou um threadripper mais a frente para fazer servidores de grande desempenho. Normalmente, empresas de hospedagem no Brasil alugam máquinas virtuais, eu quero fazer isso e ter minhas próprias máquinas. 

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Normalmente, empresas de hospedagem no Brasil alugam máquinas virtuais, eu quero fazer isso e ter minhas próprias máquinas. 

Comparando vulgarmente, é tipo aquele programa de mineração, Salad?

E o que exatamente são essas "máquinas virtuais"? Vejo muitos mencionando este termo ao relatarem que vão tentar mexer com algum aplicativo ou no Windows, para evitar danos a eles, isto procede?

Acaba sendo lucrativo ao longo prazo?

Sei que é necessário que o computador fique rodando em 100% 24 horas por dia, 7 dias por semana para que servidor não dê problemas, isso não ocasiona uma alta na conta de luz, mesmo energia sendo "barata" aqui no Brasil?

Caso possa gerar uma rendinha extra, vou considerar usar minha atual máquina (i5 3470, gráfico integrado) como um servidor, sei que o poder de processamento dela é similar ao de uma porta mas ao seu ver vale a pena tentar entrar neste mundo com ela?

É possível eu, só por exemplo mesmo, entrar em contato com uma empresa (pequena é óbvio, duvido que uma Rockstar da vida iria me contatar) de um jogo antigo que têm seus servidores prestes a fechar e oferecesse de manter eles funcionando com minha(s) máquina(s), seria possível?

16 minutos atrás, TheDemonLena disse:

até pensei em ver de pegar um AMD EPCY ou um threadripper mais a frente para fazer servidores de grande desempenho.

Vi os anúncios da AMD na Computex, agora com essa moda da IA eles mostraram muitos lançamentos, mas se o valor de plataformas domésticas já é alto aqui no Brasil, imagina os EPYC, que somente o processador custa metade de um carro popular?

Postado

@RonaldoXbox maquina virtual, falando a "grosso modo", é instalar um sistema dentro de outro sistema

você pode "emular" um sistema operacional dentro da sua maquina (como um sistema a parte)

Vmware, Virtualbox, Hyper-V, sao os exemplos mais comums de maquinas de virtualização, que possibilitam você criar uma maquina virtual

eu mesmo uso com frequência, minha maquinazinha com freebsd

funciona assim:

você tem seu pc com windows/linux/mac, instala um software de maquina de virtualização (eu particularmente uso a VMWare, mas pode ser qualquer outro compatível com seu sistema)

aí depois você decide que quer ter um linux, quer testar uma distro ou outro sistema operacional, porém você não quer formatar o pc, então, é aí que a maquina virtual entra.

Depois que a VMware tiver instalado, você usa a ISO de algum outro sistema operacional (geralmente bootável quando se trata de sistemas operacionais), e cria a maquina virtual por ela

então você instala o seu querido Linux na sua maquina virtual, e poderá usufruir do seu sistema, podendo alternar entre sua maquina host (a maquina principal), e a maquina virtual, sempre que quiser

Mas saiba que: quando você cria a maquina virtual, ela utiliza seu hardware para isso (afinal ela precisa ser alimentada por algum hardware).

Exemplo, sua maquina tem 8 núcleos de cpu, e 16gb de ram, com 1tb de disco

você pode criar a maquina virtual para usar parte disto, podendo configurar ela

você pode criar ela para usar 4 núcleos somente, com 8gb de ram, e uns 100gb de disco

geralmente a maquina virtual ja mostra a recomendação la no momento da criação da maquina virtual

Faça o teste, não fará mal algum a sua maquina fisica (mas claro, não coloque ela para usar todo o seu hardware), como expliquei no exemplo acima

e podes criar quantas quiser, porém, quantas vai rodar simultaneamente, depende exclusivamente do seu hardware.

você com pc de 8 núcleos de cpu, não vai poder rodar mais que duas maquinas com 4 núcleos ao mesmo tempo

então...tem que remediar isto

faça bom uso 😄

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Acaba sendo lucrativo ao longo prazo?

Emparelhe diversos e você terá uma renda passiva literalmente, apenas precisa de manutenção às vezes e suporte.

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

rograma de mineração, Salad?

Nop, imagine uma oracle cloud, ou a MicrosoftAzure, são servidores que você pode alugar e utilizar, máquinas virtuais. 

16 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

vale a pena tentar entrar neste mundo com ela?

Você deve conseguir hospedar bot's ou servidores leves, mas é possível sim. Quando comecei, tinha também um I5 3470 e 8GB de ram, era fraquinho, mas dava pro gasto... consegui hospedar meu primeiro servidor naquilo. Mas para hospedar bot's, é mais tranquilo, fora que usam extremamente pouco.

18 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

oferecesse de manter eles funcionando com minha(s) máquina(s), seria possível?

Possível é, se vão querer ai é outra história. Apenas jogos antigos ou bot's podem ser hospedados tranquilamente em um I5 3470. 

19 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Vi os anúncios da AMD na Computex, agora com essa moda da IA eles mostraram muitos lançamentos, mas se o valor de plataformas domésticas já é alto aqui no Brasil, imagina os EPYC, que somente o processador custa metade de um carro popular?

Então, a ideia era pegar os antigos, os novos, só num futuro bem longe sabe rsrsrs. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...