Ir ao conteúdo

não consigo ativar o xmp/dual channel


Ir à solução Resolvido por Gregory Castro,

Posts recomendados

Postado

Opa, boa tarde pessoal…

 

Acabei trocando minha placa-mãe e processador, formatei o pc instalei tudo, atualizei os drivers… Porém quando entrei na BIOS para ativar o xmp, o mesmo parou de dar Vídeo, após dar alguns resets o sistema mesmo desativa o xmp para que ele possa voltar a ligar, porém eu fazia o uso do xmp na outra configuração… 

 

Usando o Cpu-z notei que elas ficam ao invés de dual channel, estão 2x 64 bits…

Testei em todos os slots todos slots da placa-mãe funcionam, 1/2 1/3 2/3 2/4

 

Configuração Antiga

intel 9700f placa-mãe z360 a-pro msi

as memórias sao corsair vengence 2x32 3200 

 

a configuração nova é uma b550m aorus elite rev. 1.3 e processador Ryzen 7 5700

 

@edit

 

já tentei fazer downgrade e upgrade da BIOS com os drivers do site que eles oferecem…

174358F7-FE13-4C22-A7BE-697E33848D1D.jpeg

A70CB351-C29A-4E7D-BEAD-27F9D46FE5C4.jpeg

86984475-0B9A-42B7-BB84-514E40CDF797.jpeg

344C25A2-D461-432A-BFAF-023FBDB20E50.jpeg

Postado
13 minutos atrás, Gregory Castro disse:

Usando o Cpu-z notei que elas ficam ao invés de dual channel, estão 2x 64 bits…

 

Então está em dual-channel, amigo. Single-channel seria 1x64-bit.

 

15 minutos atrás, Gregory Castro disse:

Testei em todos os slots todos slots da placa-mãe funcionam, 1/2 1/3 2/3 2/4

A maioria das placas são feitas para usar RAM nos slots 2 e 4.

 

O problema aí parece ser com a densidade da sua RAM. Fiquei sabendo recentemente que a controladora dos processadores AMD pode não lidar bem com um par de 2x32GB, então você é forçado a tentar overclock manual abaixo dos 3200MHz pra utilizar suas RAMs sem perder tanto desempenho. É mais ou menos o mesmo comportamento que acontece quando alguns usuários optam por utilizar 4 módulos de RAM, a própria AMD nem garante o suporte para 3200MHz com 4 módulos instalados.

 

A placa-mãe também pode atrapalhar um pouco na estabilidade também, apesar da maior parte da "culpa" cair no processador mesmo, e eu diria pra você que em questão de compatibilidade as placas da Gigabyte costumam deixar a desejar, até a linha Aorus, que deveria ser algo melhorzinho, fica abaixo das concorrentes (ASUS e MSI).

 

Postado

@GuilhermeGB muito obrigado… Pois é fiquei bem confuso aqui, por que quando tento ativar o xmp não da mais vídeo, ai removo a bateria pra BIOS resetar e ele liga normal… O que você me recomendaria Guilherme? Comprar outras memórias por exemplo 2 de 16? Ou tentar fazer esse overclock manual é muito difícil? 

Postado

@Gregory Castro mas você realmente precisa de 64GB? Se você tem tanta RAM assim, suponho que deve trabalhar com alguma coisa bem intensiva no PC. Pra jogar mesmo, 16GB no total é suficiente para 95% dos jogos, um ou outro vai exigir um pouco mais, mas ainda menos de 20GB.

 

No caso de você usar muita RAM no seu, comece os overclocks aí, pode começar tentando descer a frequência para 3000MHz ou 2933MHz (com o perfil XMP carregado, só alterando manualmente a frequência), se ainda der tela preta, ou você conseguir entrar no Windows e sentir que não está estável depois dos testes, pode ir descendo aos poucos ou tentar direto 2666MHz (pra perder menos tempo).

 

Isso considerando que quantidade de RAM é mais importante do que desempenho em si, já que os CPUs Ryzen perdem desempenho considerável em certos tipos de uso (jogos, principalmente) com RAMs mais lentas. O Ryzen 7 5700 em si já não é um CPU tão interessante pra games, por não ser uma Ryzen 5000 "principal", ele perde até para o Ryzen 5 5600 em alguns games (ele tem metade do cache L3 de um 5600 e um 5700X, por exemplo).

Postado

Eu edito e faço lives também, acredito que 64gb pra tudo isso ainda seja muito, na época peguei porque tinha um preço bom… Será que 32gb pra jogar e as lives editar etc está ok? @GuilhermeGB então… é meu primeiro Amd sempre usei intel, estou bem perdido com eles ainda 😕

 

quando comprei pesquisei por si só, ai neste site do Versus comparei com o atual que eu tinha pelo preço que estava aqui na minha cidade

6209678E-285D-4E54-B2DB-7ABFD4DE84D5.png

  • Solução
Postado

@GuilhermeGB vim na casa de um amigo meu, testei as memórias de 2x16gb da hyperx 3200 e deu certo, funcionou o xmp deu boot certinho so deu uma tela azul eu acredito porque botei outras memórias em uma BIOS e um windows que ja estava reconhecendo outras… Mas menos mal acredito que seja o que tu dissestes sobre a densidade mesmo então muito obrigado Guilherme

Postado
12 horas atrás, Gregory Castro disse:

Eu edito e faço lives também, acredito que 64gb pra tudo isso ainda seja muito, na época peguei porque tinha um preço bom… Será que 32gb pra jogar e as lives editar etc está ok?

Se for edição simples, nada muito complexo, acredito que 32GB será suficiente.

 

13 horas atrás, Gregory Castro disse:

então… é meu primeiro Amd sempre usei intel, estou bem perdido com eles ainda 😕

 

quando comprei pesquisei por si só, ai neste site do Versus comparei com o atual que eu tinha pelo preço que estava aqui na minha cidade

Evite esses sites, eles não utilizam nenhum tipo de metodologia correta para comparações, eles praticamente comparam maçã com banana. Se quiser saber se um hardware é bom ou não, procure reviews ou vídeos mais técnicos sobre o produto em sites ou canais conceituados.

 

11 horas atrás, Gregory Castro disse:

@GuilhermeGB vim na casa de um amigo meu, testei as memórias de 2x16gb da hyperx 3200 e deu certo, funcionou o xmp deu boot certinho so deu uma tela azul eu acredito porque botei outras memórias em uma BIOS e um windows que ja estava reconhecendo outras… Mas menos mal acredito que seja o que tu dissestes sobre a densidade mesmo então muito obrigado Guilherme

Que bom que deu certo. Mas não é normal dar tela azul assim, as memórias anteriores não deveriam influenciar no funcionamento das outras. O Windows não fica "otimizado" para uma memória, quem precisa ter essa otimização é a BIOS, e ao fazer o reset você limpa tudo e volta pro padrão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...