Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu queria uma indicação de placa-mãe e processador com 1 Orçamento de 2.600 e queria saber se a fonte que tenho tambem aguenta.
Config Atual
I5-10400F
Placa-mãe B460M-Plus
Fonte Cooler Master MWE White V2 650W, 80 Plus Standard
RTX 4060 TI ASUS TUF Gaming
Waater cooler 240MM
9 Cooler Fan
RAM 32GB 16x2 DRR4 3200Mhz
2 SSD NVMe M.2 1TB e 1 de 256GB, 2 HDS 1TB

Postado

Apesar de não ser a mais atual, eu iria de R7 5700X3D + B550 para manter a sua memória RAM ainda DDR4.

Migrar para plataforma AM5 faria com que você tivesse que trocar as memórias para DDR5.

Quanto a Intel, estou por fora. Mas hoje a maioria esmagadora das pessoas irão te recomendar AMD/Ryzen pelo custo/benefício.

Abs

• Curtir 2
Postado

@mtsesperanca eu não sei mt de AMD, concordo que em custo beneficio é superior a Intel mas eu não quero  trocar de de placa-mãe por 1 bom tempo no caso da intel ela tem versões atuais com DDR4 então  qualquer coisa posso colocar 1 processador mais atual. mas no caso desse R7 quanto tempo daria pra ficar com ele sem se preocupar com jogos futuros ? e meu water cooler daria conta ja q é 1 R7 ? Water cooler 240MM NOX HAMMER

Postado
agora, CDaniell disse:

@mtsesperanca eu não sei mt de AMD, concordo que em custo beneficio é superior a Intel mas eu não quero  trocar de de placa-mãe por 1 bom tempo no caso da intel ela tem versões atuais com DDR4 então  qualquer coisa posso colocar 1 processador mais atual. mas no caso desse R7 quanto tempo daria pra ficar com ele sem se preocupar com jogos futuros ? e meu water cooler daria conta ja q é 1 R7 ? Water cooler 240MM NOX HAMMER

Intel qualquer upgrade que você vá fazer futuramente você terá que trocar a placa-mãe, visto que eles lançam um socket de placa-mãe por geração.

Quanto ao AM4 da AMD, ele é DDR4 e você aproveitaria sua RAM. O 5700X3D é um dos topo de linha da plataforma AM4. Ele ficará bem por uns bons anos ainda.

Quanto ao Watercooler, não sei te dizer. Não entendo de WC no geral.

Abs

• Curtir 2
Postado

Pelo lado da AMD, assim como o amigo acima, eu indicaria o Ryzen 7 5700x3D, que estava custando até ontem R$ 1.350 nas principais lojas, Kabum, Pichau e Terabyte, mas hoje todas aumentaram seu preço para um valor irreal. Se for nele, monitore e espere novamente o valor de 1.350.

O Ryzen 7 5700x3D é o segundo processador mais rápido para jogos da plataforma AM4, ficando atrás apenas do Ryzen 7 5800x3D. O 5800X3D por sua vez tem um preço ridículo, que só piorou com a chegada do 5700x3D.
Ele não acompanha CPU Cooler. Edit: não sei dizer a qualidade do seu WC sem procurar reviews.

Uma boa opção de placa-mãe é a MSI B550M PRO-VDH WIFI, que custa R$ 797 com cupom PLME5 LINK
Você estaria servido também com o Ryzen 7 5700x, que custa R$ 1.149 LINK, e até menos em promoções.

(Nunca compre o Ryzen 7 5700 sem X)

A plataforma AM4 chegou ao fim, já que a AM5 já está nas lojas desde segundo semestre de 2022, mas AM4 ainda é excelente. 
AM5 não caberia no seu orçamento por causa das memórias DRR5.

=======

A plataforma atual da Intel é LGA1700, que suporta as gerações 12, 13 e 14. Esse ano a intel deve lançar um novo soquete para a 15ª geração, e não sei se a LGA1700 receberá algum lançamento.

Placas LGA1700 estão disponíveis em modelos com memória DDR4 e modelos com memória DD5, terá que escolher. Claro que você irá de DDR4, pois suas memórias são DDR4.

De intel tem o i5 12600KF por R$ 1.379 LINK e a placa-mãe  MSI MAG B660M Bazooka DDR4 por R$ 1.099,00 LINK
Caso queira uma Z790 com DDR4, a ASRock Z790M PG LIGHTNING D4 está R$ 1.229,99 LINK

Ou o custo-benefício i5-12400F por R$ 699,00 LINK junto com a ASRock B660M Phantom Gaming 4 por R$ 664,99 com o cupom PLME5 LINK

Postado

Acrescentando:

Sou da mesma opinião de muitos, de que intel só compensa do i5-13600k/i5-14600k em diante.

O i5-12600KF acima é uma boa opção no preço em que está.

O detalhe é que todos esses processadores Intel se beneficiam muito com memórias DDR5, não tendo o desempenho esperado com DDR4.

Intel morreu em 2017 com a chegada do Ryzen.

Postado
2 horas atrás, CDaniell disse:

@Crixus Champion @mtsesperanca  valeu acho que eu vou em 1 Ryzen 7 5700x3d + B550  quando tiver umas promo, na amazon ta vendendo 1 por 1289 mas é internacional

Eu considero bons os preços da intel que linkei acima. Quanto à questão das memórias, alguns poucos jogos a DDR5 leva vantagem, de cabeça lembro do Watch Dogs Legion e Tomb Raider. Mas na maioria são a mesma coisa.

Essa tabela é do hardware unboxed, testando diferentes processadores com diferentes memórias. Entre eles está o 12600K, que é a versão com vídeo do 12600KF que linkei acima, são a mesma coisa. Uma pena não ter o 5700x3D, porém tem o 5800x3D.
Essa é a média que pontuaram nos 12 games testados em full HD com uma RTX 4090.
image.thumb.png.7688f13c50afbccee34f202e213cd8b0.png

O 5700x3D da Amazon tem um preço melhor, e dizem que os impostos já estão inclusos. Bom, eu nunca fiz compra internacional na Amazon.
Me preocupa também esse dólar, que agora está mais perto dos 6.

Postado

@Crixus Champion mas esse I5 puxa mt energia ne 

1 hora atrás, Crixus Champion disse:

Eu considero bons os preços da intel que linkei acima. Quanto à questão das memórias, alguns poucos jogos a DDR5 leva vantagem, de cabeça lembro do Watch Dogs Legion e Tomb Raider. Mas na maioria são a mesma coisa.

Essa tabela é do hardware unboxed, testando diferentes processadores com diferentes memórias. Entre eles está o 12600K, que é a versão com vídeo do 12600KF que linkei acima, são a mesma coisa. Uma pena não ter o 5700x3D, porém tem o 5800x3D.
Essa é a média que pontuaram nos 12 games testados em full HD com uma RTX 4090.
image.thumb.png.7688f13c50afbccee34f202e213cd8b0.png

O 5700x3D da Amazon tem um preço melhor, e dizem que os impostos já estão inclusos. Bom, eu nunca fiz compra internacional na Amazon.
Me preocupa também esse dólar, que agora está mais perto dos 6.

acho que o melhor custo beneficio seria o Ryzen 7 5700x3D  e ainda puxa menos energia e dependendo o Ryzen 7 se sai melhor em alguns jogos nos testes que eu vi, outra coisa o Ryzen 7 tem Vídeo integrado so por duvida mesmo, soq comprar da amazon sendo compra internacional fico com medo da garantia alem de q vai demorar 

Postado
17 minutos atrás, CDaniell disse:

acho que o melhor custo beneficio seria o Ryzen 7 5700x3D  e ainda puxa menos energia e dependendo o Ryzen 7 se sai melhor em alguns jogos nos testes que eu vi, outra coisa o Ryzen 7 tem Vídeo integrado so por duvida mesmo 

Não tem vídeo integrado.
Na plataforma AM4, somente os processadores com a letra G no nome possuem vídeo integrado, como por exemplo Ryzen 5 5600G, Ryzen 5 5600GT ou Ryzen 7 5700G.

Na plataforma AM5 essa lógica é diferente. Isso que disse vale apenas para a AM4.

Postado
16 minutos atrás, CDaniell disse:

@Crixus Champion  acho que vou pegar essa B550LINK
e o preço do Ryzen 7 voltou LINK
fica por 2.192  e se tiver algum cupom melhor ainda 

Excelentes peças e preços. Não lembro de ver visto essa ASUS TUF Gaming B550M-Plus tão barata. Deve acabar logo, tem 7 disponíveis.
No momento desconheço cupons, o anterior, PLME5, não está funcionando mais.

Postado
12 horas atrás, CDaniell disse:

@Crixus Champion eita agora agora não da não kkkk porque tenho q vender minha Placa antiga ainda, mas na amazon ta 939  e la pelo menos aceita cartão parcelado sem juros.

Olha a MSI MPG B550 Gaming Plus pintando por R$ 787 LINK

Hoje tem o cupom 5HOJE para as placas mãe da Kabum

A placa antiga seria a sua atual B460?

Postado
2 horas atrás, CDaniell disse:

@Crixus Champion Man eu to pra comprar antes das promo acabar tlg, mas sera q na Black não baixa mais ? e sim a minha é B460

Impossível saber. Teve anos em que a Black foi boa, e anos em que os preços foram piores do que os praticados durante o ano.
Ano passado foi muito bom para placas de vídeo. Ano retrasado montei um PC para meu primo e não teve nada atrativo.

Outro fator é o dólar, que disparou e está rumo aos 6. 

Você terá que decidir se espera ou não.

Eu suponho que haverão promoções em AM4, já que a 2ª geração de processadores AM5 está a caminho, além de os novos Intel.
Mas é só uma suposição. Não dá para saber como estarão os estoques das lojas até lá, e nem qual será o dólar.

Postado

Estou acompanhando e se me permitem perguntar, vale a pena trocar meu Ryzen 5 5600 + b450 arorus m por algo mais recente como dito nesse tópico, B550 e Ryzen 7? Pretendo colocar uma RTX 4070 super ou 4070 ti super, minha fonte também é uma msi mpg a650gf

Postado
9 minutos atrás, EmoAgain disse:

Estou acompanhando e se me permitem perguntar, vale a pena trocar meu Ryzen 5 5600 + b450 arorus m por algo mais recente como dito nesse tópico, B550 e Ryzen 7? Pretendo colocar uma RTX 4070 super ou 4070 ti super, minha fonte também é uma msi mpg a650gf

Precisa colocar na ponta do lápis. Qual é sua Placa de Vídeo atual?

O 5700x3D vai ficar incrível com uma 4070 ou superior, que são placas que farão com que ele mostre para que veio.

Mas é preciso considerar também que a plataforma AM5 é a atual da AMD, e um Ryzen 5 7600 (1.400 reais) tem o mesmo desempenho do 5700x3D em games.
Aí entra a questão, comprar novamente a plataforma AM4 ou ir para a AM5?

Na plataforma AM5, uma placa-mãe B650 do nível da B550 TUF/MSI MPG B550  custará entre 1.300 a 1.500. E as memórias DD5 também são mais caras do que as DDR4, embora tenham melhorado bastante de preço. 

Postado
3 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Precisa colocar na ponta do lápis. Qual é sua Placa de Vídeo atual?

O 5700x3D vai ficar incrível com uma 4070 ou superior, que são placas que farão com que ele mostre para que veio.

Mas é preciso considerar também que a plataforma AM5 é a atual da AMD, e um Ryzen 5 7600 (1.400 reais) tem o mesmo desempenho do 5700x3D em games.
Aí entra a questão, comprar novamente a plataforma AM4 ou ir para a AM5?

Na plataforma AM5, uma placa-mãe B650 do nível da B550 TUF/MSI MPG B550  custará entre 1.300 a 1.500. E as memórias DD5 também são mais caras do que as DDR4, embora tenham melhorado bastante de preço. 

Eu estou usando um rx 570 4GB, estava usando um RX 6700XT mas deu problema e não sei o que deu na garantia que eles me devolveram o dinheiro. Se der para manter minha fonte (msi mpg a650gf) e a diferença de ter que trocar para um am4 top de linha para um am5 de igual desempenho por proximamente 800R$ de diferença, eu trocaria, até porque tenho 16gb e queria comprar mais 16gb drr4, ai já colocaria 32 DDR5, é se se pensar

Postado
1 hora atrás, EmoAgain disse:

Eu estou usando um rx 570 4GB, estava usando um RX 6700XT mas deu problema e não sei o que deu na garantia que eles me devolveram o dinheiro. Se der para manter minha fonte (msi mpg a650gf) e a diferença de ter que trocar para um am4 top de linha para um am5 de igual desempenho por proximamente 800R$ de diferença, eu trocaria, até porque tenho 16gb e queria comprar mais 16gb drr4, ai já colocaria 32 DDR5, é se se pensar

É uma decisão que terá que tomar. Você terá muito desempenho usando um Ryzen 7 5700x3D na plataforma AM4 com uma Placa de Vídeo como 4070 ou superior, assim como terá muito desempenho na AM5 com um Ryzen 5 7600.
Na AM4 tem também o Ryzen 7 5800x3D, que infelizmente disparou de preço com a chegada do 5700x3D. O 5800x3D vale a pena até 1.500 reais.

A vantagem da AM5 é que está ainda no começo, e deve receber ainda muitos processadores, além de tecnologias mais recentes como pcie 5.0 ou superior.
Processadores com 3D V-Cache, desses que têm como objetivo extrair mais fps de games, também estão presentes na AM5, são eles Ryzen 7 7800X3D, Ryzen 9 7900X3D e Ryzen 9 7950x3D, mas o mais barato deles custa 2.6xx à vista. 

Pelo lado da AM4 não dá pra saber o futuro sem anúncios oficiais, porém mesmo com a AM5 já nas lojas desde setembro de 2022, a AMD presentou os proprietários de AM4 com lançamentos de processadores em janeiro desse ano, e o Ryzen 7 5700x3D foi um deles. Há apenas rumores de que mais virão.
A vantagem da AM4 é o preço acessível para se obter muito desempenho. 
Placas excepcionais como MSI MPG B550 Gaming Plus está custando R$ 787 na Kabum com o cupom 5HOJE ou PLME5, além da MSI B550M PRO-VDH WIFI, que custa R$ 736 com os mesmos cupons.

Sua B450 Aorus M deve suportar o Ryzen 7 5700x3D se o uso for só para jogos. Porém não é indicado para tarefas pesadas do processador, como renderização, que deve elevar muito a temperatura do VRM. Mas para jogos não tem problema.

Postado
1 minuto atrás, CDaniell disse:

@Crixus Champion qual a diferença entre 7 5700x3D e 5800x3D vi os testes e praticamente é o mesmo desempenho. e uma B550 como as que você indicou suporta de boa programas de trabalho ?

O Ryzen 7 5800x3D tem clock base e clock boost maiores, e entrega poucos frames a mais. Mas a alta diferença de preço em relação ao Ryzen 7 5700x3D não justifica esses frames.
Por essa razão o 5800x3D não vale a pena no preço ridículo de 2.200 em que é vendido. 

Veja o comparativo do TechSpot entre Ryzen 7 5700x3D, Ryzen 7 5800x3D e Ryzen 5 5600X3D (Esse aqui saiu apenas nos EUA) 

Se fala das MSI MPG B550 Gaming Plus, MSI B550M PRO-VDH WIFI e ASUS TUF Gaming B550M-Plus, elas são boas para tudo, para trabalho pesado e jogos.

Postado
1 minuto atrás, Crixus Champion disse:

O Ryzen 7 5800x3D tem clock base e clock boost maiores, e entrega poucos frames a mais. Mas a alta diferença de preço em relação ao Ryzen 7 5700x3D não justifica esses frames.
Por essa razão o 5800x3D não vale a pena no preço ridículo de 2.200 em que é vendido. 

Veja o comparativo do TechSpot entre Ryzen 7 5700x3D, Ryzen 7 5800x3D e Ryzen 5 5600X3D (Esse aqui saiu apenas nos EUA) 

Se fala das MSI MPG B550 Gaming Plus, MSI B550M PRO-VDH WIFI e ASUS TUF Gaming B550M-Plus, elas são boas para tudo, para trabalho pesado e jogos.

entendi quano vai lançar os novos AM5 e sera que o 5800X3D baixa ? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!