Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá 

então, to montando um PC e pelo o que eu vi, minha placa-mãe aguenta somente 2 ventoinhas (e o cooler do processador, mas esse eu já sei qual usar) 

Quero recomendações de ventoinhas 120mm BOAS mesmo, não precisa ser custo-benefício (mas também nada absurdo kkkk) 

ou se vocês tiveram alguma outra recomendação tipo um adaptador, já ajuda também. 

minha configuração:

placa-mãe gigabyte b550m aorus elite 

Ryzen 7 5700x

GeForce RTX 4060 Ti 

Fonte Galax Omega 650w

SSD ADATA LEGEND 1TB 

memória RAM t-force Delta RGB 16GB 

IMG_5433.jpeg

Postado

Não é porque a placa-mãe tem apenas 2 conectores PWM (SYS_FAN) que vai limitar o uso a duas ventoinhas, para expandir estes conectores existem os cabos splitter PWM e os HUB PWM, sendo OK ligar até 4 ventoinhas por conector, e também, controladoras de LED com HUB PWM com mais conectores.

Tem ventoinha de R$ 15,00 a  R$ 200+ no mercado.

Então antes de mais nada quer ventoinha para enfeitar o PC (com LED "frufru") ou para melhorar a refrigeração? Ou os dois combinados?

Para "enfeitar" pode usar ventoinha barata, já para ter bom airflow e "frufru" vai custar a partir de uns R$ 50,00 cada, exemplo. Já vi casos de gastarem R$ 600,00+  só com ventoinhas.

Em geral o ideal é usar de 3-5 ventoinhas, mas é preciso saber o a marca/modelo do gabinete para opinar, e também se usa air cooler ou water cooler, já que o fluxo de ar das ventoinhas devem combinar com eles.

Postado

@1lokosnão precisa ser fru-fru, a intenção mesmo é deixar o PC bem refrigerado 

E eu não vou usar water cooler

o gabinete suporta até 5 ventoinhas + cooler pro processador, a questão mesmo é placa-mãe que aparentemente não aguenta, mas confesso que não entendi muito o que você falou ali no começo pois so agora to pesquisando e entendendo sobre pc

o começo que você disse ali, tem alguma coisa a ver com isso? https://www.terabyteshop.com.br/produto/10961/controlador-de-fan-deepcool-fh-04-com-4-saidas-de-3-e-4-pinos-funcao-pwm-dp-f04pwm-hub?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwp4m0BhBAEiwAsdc4aJ40XyVKXXlSQsSfhl0qbCKrrY1NRetmiOCZxuzQplB35RyGzndYCBoC-0MQAvD_BwE pois já faz uns dias que to olhando ele mas não sei se há compatibilidade e se daria certo

@1lokos lendo de novo o começo e pesquisando, tenho quase certeza que entendi agora!!! valeu, vou estudar mais baseado no que você disse 

• GusGraf alterou o título para Recomendações de ventoinhas de 120mm com bom fluxo de ar
Postado

Sim esse HUB FH-04 é para expandir um conector SYS_FAN da placa-mãe para 4 ventoinhas, mas para seu caso tem opção melhor.

Exemplo, HUB PWM 10 portas com alimentação pela fonte - esse é alimentado por um Molex da fonte assim não sobrecarrega o conector da placa-mãe.

Fans - o que deve observar numa fan é o CFM e pressão, deve ter pelos menos 50 de CFM, ideal mais de 60 e pressão acima de 1.5, quanto maior estes números melhor, pois permite diminuir a rotação - para diminuir o ruído; porém mantendo eficiência.

PCYes Sangue Frio 3 Black Venon - R$ 34,90

Versão sem LED.

• Rotação do ventilador: 700 ~ 2200 ± 10% RPM
  • Fluxo de ar máximo: 60CFM
  • Pressão estática máxima: 2,47mmH2O
  • Ruído: 18 ~ 35,2dB (A)

Coolermaster Sickleflow 120 - R$ 49,99 - tem a versão de 140mm por 62,99 mas só com LED ARGB

Versão sem LED, este é mais silencioso.

• Velocidade da ventoinha650-1800 rpm ± 10%
  • Fan airflow 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar da ventoinha2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de ruído da ventoinha 8 - 27 dBA

SilverStone AirBlaze 120R - R$ 49,90

Versão com LED A-RGB mas é só não ligar o cabo de LED.

Tem CFM alto, mas o "R" indica que é reverse - o suporte do motor não fica à mostra, e por isso serve apenas como fan de entrada de ar.

• Rotação do ventilador: 600 ~ 2200 rpm ± 10%
  • Fluxo de ar: 25,62 ~ 93,97 CFM
  • Pressão estática: 0,26 ~ 3,53 mm H2O
  • Nível de ruído: 7,4 ~ 35,6 dBA

Arctic P12 MAX - R$ 110,39

Sem LED

• Velocidade do ventilador 200–3300 rpm
  • Fluxo de ar 81,04 cfm | 137,69 m³/h
  • Pressão estática 4,35 mmH2O
  • Nível de ruído: 0,6 Sone <<< deve ser o ruído mínimo, pois um Sone equivale a 40 db(A), a 3300 RPM vai soar como um secador de cabelos no Turbo.

É um fan caro, mais adequado para projetos de WC custom de alto desempenho, coloquei ai como exemplo de alto CFM.

Se quiser comprar no AliEX - mesmo com a "taxa das blusinhas" de 45% (44,57) ainda compensa:

Thermalright C12C - Tem baixo ruído. Preste atenção que tem também a versão "reverse" que é adequada só serve para entrada de ar.

S6a279879b1c845539bb0a6831de0b948I.jpg

Postado

Exemplo: Montech AX120 PWM - Especificações do fabricante:

• CFM: 59 
  • Pressão: 1.8 (1.80) mmAq
  • Ruído: 27 db(A)

Em testes de um gringo com equipamento de precisão especializado - LW-9266 Fan porque performance measurement apparatus de $63 mil.

• CFM: 53.4 M -9.47% abaixo do divulgado
  • Pressão: 1.27 mmAq -29.44% abaixo do divulgado
  • Ruído: 30 Db(A) ~11% a mais que o divulgado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...