Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu comprei uma controladora (Acp1) e 3 fans ( Aigo Ar12pro), e um WaterCooler (Rise mode 240mm argb), ai eu vou ligar na controladora os fans do gabinete normal, e, os cabos da bomba e fans do Water cooler eu vou ligar num splite/ligar em série para no final se tornar um cabo só, e vou ligar na controladora também. Ai os cabos da controladora eu vou ligar o argb 5v da controladora na Placa-mãe e o pwm também, como vou fazer a curva de fans ? . E a bomba já que tem que deixar ela sempre em 100% porém os coolers do water eu tenho que fazer a curva? Como funciona?

Obs: Placa-mãe é uma B450M Stell Legend

Postado

Não ligue os cabos de alimentação (PWM) das fans do radiador e o cabo de alimentação da bomba na controladora, ligue direto na placa-mãe:

Cabo PWM dos fans do radiador, ligados - com o cabo "Y" que acompanha,  no conector CPU_FAN. Esse conector CPU_FAN já vem com curva de fan para gerenciar a rotação dos fans em fundação a temperatura do CPU.

Cabo de alimentação da bomba ligue no CPU_PUMB, verifique no BIOS se este conector está com 100% de rotação ou "Full Speed", deve estar pois a bomba deve manter rotação constante.

Já os cabos dos LEDs dos fans do radiador, do bloco da bomba, dos LED dos fans AR12 PRO e os cabos de alimentação dos fans AR12 PRO ligue na controladora, e para o conector SYS_FAN que ligar o cabo PWM da controladora faça uma curva de fans no BIOS - ou use uma das pré-definidas existentes.

O objetivo de curva de fans é diminuir o ruído dos fans, diminuindo a sua rotação mas perdendo o mínimo de performance. Então tem que ir fazendo testes.

Apesar de prometerem 74 CFM essas fans Aigo AR12 PRO entregam pouco mais do que 40, então não reduza muito a rotação delas ou só vão movimentar poeira.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...