Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Recentemente adquiri 2x16 3200Mhz da Asgard e, baseado na minha placa-mãe atual, uma MSI MPG B550 Gaming Plus, vi que ela suporta até 4400+ MHz via A-XMP.

Entretanto, por falta de conhecimento, estou em dúvida se sou capaz de fazer overclock na memória, levando em consideração também que tenho um processador Ryzen 7 5700X3D.

Minha ideia era um overclock apenas para 3600Mhz (que era minha ideia inicial de frequência para comprar, porém não consegui).

Acham que é algo viável? Seria capaz de subir um pouco além de 3600Mhz ou, provavelmente, o processador não comportaria bem? Estou um pouco por fora e quanto um R7 5700X3D consegue comportar nesse sentido para continuar estável entregando o máximo de performance possível.

Postado

Ninguém poderá responder isso por você, amigo, só testes práticos dirão. Eu até arriscaria dizer que talvez a memória nem seja tão boa assim de overclock, já que são memórias mais focadas em baixo custo. Se fosse você nem perderia tanto tempo com isso, se a RAM for 3200MHz com uma latência OK, tipo 16-20-20 no máximo, está de bom tamanho para esse CPU.

Eu ouvi falar que os Ryzen X3D não são tão sensíveis assim a overclock de RAM quanto os CPUs normais. A forma com que a arquitetura dos Ryzen funciona faz com que eles sejam muito carentes por largura de banda, por isso que eles se beneficiam de cache maior, porque o CPU busca o cache antes de buscar a memória RAM (que é muito mais lenta). CPUs Ryzen normais (sem cache 3D) costumam se beneficiar mais quando você coloca RAMs rápidas (com altas frequências e baixas latências), em alguns casos mais extremos você ganha 10-15% de desempenho (comparando uma memória muito lenta com uma tunada), mas o impacto da memória RAM nos X3D é menos relevante.

• Curtir 1
Postado

Eu tenho 2x16 da Asgard 3200MHz numa MSI B450M PRO VDH MAX com um R7 5700X3D e subi pra 3600MHz sem problema algum. Tem que testar e ver até onde vai. Minha ideia é tentar subir até 3800 mas tô sem tempo para ir testando por agora.

Pra ter certeza que vai dar certo para você é só testando mesmo.

• Curtir 1
Postado

@mtsesperanca o importante é a combinação de latência x frequência, se você subiu para 3600MHz com latências altas demais, o desempenho pode até ser pior do que se usasse em 3200MHz. Por exemplo, eu tenho um par de RAMs 3600MHz 18-22-22, que seria mais ou menos equivalente a um par de RAMs 3200MHz 16-20-20, que é o que você costuma encontrar em memórias padrões de 3200MHz hoje. Só que 3600MHz 18-22-22 oferece um pouco mais de largura de banda que 3200MHz 16-20-20, por isso é levemente melhor em certos cenários.

Um tempo atrás eu tentei usar minha RAM em 3733MHz 18-22-22, até que funcionava por um tempo, mas de vez em quando o PC dava tela azul. Aí eu não tenho tanta certeza se o problema era realmente minha RAM (deconfio fortemente que seja), ou a controladora do processador que não estava segurando direito essa frequência. Minha placa-mãe também é a MSI B450M PRO-VDH Max.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Então, o problema central é que acabei comprando essas memórias RAM da Asgard mais como um tapa buraco pro momento pois, como estou reformulando todo meu pc do zero, estou com várias contas pra pagar e não conseguiria pegar um par de RAM do BR agora, já que são bem caras normalmente, entre 600-700. Minha ideia inicial é manter esses dois pentes que peguei apenas nesse meio tempo entre ir pagando a conta dos outros componentes e ficando com o orçamento mais folgado, depois pretendo fazer a troca.

O problema é que, além dessas memórias terem uma frequência menor (3200Mhz), elas têm uma latência ruim (18-22-22), então não sei até que ponto será viável para que eu use e consiga aproveitar, ou até que ponto irei perder em desempenho e fps a depender dos jogos/ocasião.

Talvez seja mais viável vender os dois pentes, já que estão fechados, pelo valor de um pente de memória RAM boa aqui do br. Não sei até que ponto isso é viável, na realidade...

Postado

@JohNLukzz entendi. Dá pra tentar subir um pouco a frequência pra equilibrar melhor com as latências, se não você pode tentar tunar as latências mesmo. Se você quiser ter mais ou menos uma ideia do potencial de overclock da sua memória, primeiramente você teria que descobrir o tipo de DRAM que ela usa e depois procurar os resultados da comunidade. Mesmo assim você verá que é muito variado, não tem receita de bolo. O mesmo tipo de chip DRAM em algumas amostras pode conseguir alcançar frequências maiores, em outras amostras não, mas pesquisando você pode saber se a probabilidade é mais alta ou mais baixa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...