Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou com uma dúvida em relação às temperaturas dos VRMs e como os coolers podem afetá-las.

Anteriormente, utilizava um Gamax 400 com meu Ryzen 5 5600 e uma a520m s2h gigabyte. Com o passar dos anos, percebi que o dissipador dele estava bastante sujo. Decidi lavar, porém, na hora de recolocá-lo fiquei com medo e optei por comprar outro cooler, o AG400.

O Gamax não estava tão sujo, mas havia pequenas poeiras que não saíram com o pincel, mas sem entupir o dissipador. Com o Gamax 400, ao observar pelo HWInfo/HW Monitor, os VRMs (MOS) chegavam a 85-86 graus em estresse. Após a troca para o AG400, as temperaturas não passam de 67 graus, observando pelos programas de monitoramento.

O que poderia ter causado essa queda tão significativa nas temperaturas dos VRMs? Seria apenas a ventoinha mais potente do cooler AG400 ou há algo mais envolvido?

Agradeço desde já pela ajuda.

Postado

Se por "Gamax 400" você quer dizer DeepCool Gammaxx 400 V2, basicamente trocou "6 por meia dúzia".

O AG400 é de fato mais eficiente, justamente por tem fan mais forte - e mais ruidoso; mas os graus que baixa a mais são irrelevantes para o 5600, não vai ganhar performance com isso.

Quando ao VRM, ocorre que o AG400 é mais baixo 5mm, o fan fica mais próximo da placa-mãe, isso aliado ao fan mais forte forçou mais ar pelos componentes do VRM, e no  "Gamax 400" além do fan mais alto o dissipador já estava parcialmente entupido de poeira.

Citação

Decidi lavar, porém, na hora de recolocá-lo fiquei com medo e optei por comprar outro cooler, o AG400.

Quer dizer que trocou de air cooler só porque o antigo estava sujo? 🤔

Para limpa-lo bem bastava ter retirado o fan, limpado a pasta na base com um papel absorvente e com um pincel largo lavar com agua e detergente neutro. Deixar secar bem - por vias das dúvidas dar uma soprada final com um secador de cabelos no quente, e remontar com nova pasta térmica.

Bom, "Inês é morta", dê essa lavada nele e coloque a venda. 😉 

Na falta de um álcool, pode lavar inclusive as pas das fans com agua e detergente neutro, desde que deixe secar bem antes de ligar, também dando uma secada final com o secador de cabelos.

Postado

@1lokos Nossa, mas só essa fan mais forte e por ser mais baixo baixou quase 20 graus?

Vou fazer isso mesmo, dar uma lavada e vender. 

Só uma duvida ele ta com umas manchinhas onde faz o contato com o processador, saberia me dizer o porque?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!