Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, por favor, me dêem uma ajuda...

O que pode ser, peguei um PC de um amigo pra dar uma geral (limpar, trocar pasta térmica, atualizar Windows, etc) e percebi que ao energizar (conectar na tomada ou se já estiver na tomada, ao ligar botão de liga/desliga da fonte) ele liga sozinho por 2 ou 3 segundos e desliga. Depois, você liga no botão do gabinete / case e funciona perfeito. Quando manda o sistema operacional desligar, ele desliga normalmente. O proprietário refere que acho que sempre foi assim e não se incomodava porque o PC não travava e nem dava dor de cabeça.

Já vasculhei o setup da BIOS e não achei nada a respeito, desativei tudo relacionado a ligar ao restaurar energia ou por horário programado, aqueles wake on da vida, tudo desativado. Já tentei configurar como BIOS e como UEFI mas em ambos a mesma coisa.

Já testei por horas e nada de travar. Já fiz testes de stress usando o Aida64, stress de CPU, FPU, Cache, Memória, GPU, um por vez, mais de um por vez, tudo junto, deixei esquentar por horas e nada de travar ou erros ou tela azul, nada.

As tensões / tensões exibidas no Aida64 aparecem acima do normal (3.3v está 3.4v, 5.0v está 5.3v e a 12v está 13.1v), mas quando passo o multímetro nas saídas da fonte, estão todos perfeitos, com menos de 1% de variação para cima.
A fonte (PSU) é uma Seasonic 300W 80 Plus (SS-300ES), fraca, mas tá alimentando um i7-3770 com 16Gb RAM DDR3-1333 (4x4Gb) sem VGA offboard nem nada e não vejo problema quando esforçado em testes de stress, como citei.

Já desliguei todos periféricos e continua igual. Já desliguei HDD e leitor de cartões e nada mudou.

Já testei com pentes diferentes de memória e nada mudou.

Não creio que seja nada relacionado a temperatura pois ocorre tanto fio quanto quente, e por falar nisso, todas as temperaturas estão absolutamente normais. Por via das dúvidas, tirei o Cooler, limpei e troquei a pasta térmica usando uma de boa qualidade.

Não tenho peças extra pra testar como fontes, CPUs ou placas-mãe...

Alguma ideia mais precisa do que possa ser? Devemos nos preocupar com isso? Normal, eu não acho que seja, pois é a primeira vez que vejo isso acontecer...

Desde já, muito obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!